O episódio deste mês apresenta o programa da Agência que impulsiona startups brasileiras no mercado global – o StartOut Brasil -- e já fez mais de 220 atendimentos, gerando US$ 16 milhões em negócios em 12 países
O 6o episódio do Podcast “Histórias de sucesso”, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), apresenta o programa StartOut Brasil, ação da ApexBrasil voltada à internacionalização de startups que já gerou mais de 16 milhões de dólares em negociações e fez mais de 220 atendimentos a startups interessadas em conquistar o mercado internacional.
O episódio traz os relatos de duas das 15 startups que participaram do mais recente ciclo do Programa, realizado em Santiago do Chile em junho deste ano. Uma delas é a MeuResíduo, da área de CleanTech, que oferece uma plataforma para gestão de informações ambientais, com foco na logística, tratamento e monitoramento da cadeia de resíduos. Antes mesmo de acabar a missão de imersão, a MeuResíduo já estava de contrato assinado com um novo cliente chileno.
A outra, também da área de CleanTech, é a PWTech, que oferece um equipamento com sistema de purificação de água doce com baixo custo e fontes alternativas de energia, voltado para locais remotos, e foi eleita a melhor startup dentre as que se apresentaram para mais de 60 convidados chilenos. A empresa saiu do Chile com muitos interessados em fazer negócio, o que deve ocorrer em curto prazo.
No Chile, além de visitarem aceleradoras e incubadoras locais, as 15 startups receberam treinamento de pitch, fizeram rodadas de negócios com investidores chilenos e apresentaram seus projetos para players do ecossistema de inovação do Chile. Elas foram selecionadas entre 130 inscritas no evento chileno.
Desde 2017, o Programa StartOut Brasil auxilia a inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. Já realizou 12 ciclos em nove diferentes países, como China, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Argentina, Portugal, Colômbia, França e Chile. Segundo a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, o que o programa faz é conectar as startups brasileiras com os agentes desses ecossistemas globais de inovação. “Isso porque a gente vê que as startups são empresas que já nascem globais, elas criam soluções e serviços inovadores, escaláveis e podem atender a empresas e parceiros em todo o mundo”, afirma Clarissa.
O objetivo principal das empresas que participam do StartOut Brasil é fechar negócio. Mas mesmo quem não termina a missão com contrato assinado, segue com a agenda repleta de futuras reuniões de negócio.
O diplomata Leandro Rocha Araújo, chefe do setor de tecnologia da Embaixada do Brasil em Santiago, que acompanhou as empresas durante toda a missão em Santiago, afirma que as startups brasileiras foram muito bem recebidas no Chile e que em breve veremos novas parcerias entre empresas brasileiras e chilenas surgirem em razão do Programa.
O próximo ciclo do programa será em Chicago, nos Estados Unidos. As inscrições estão abertas no site www.startoutbrasil.com.br. O programa é realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
O Podcast da ApexBrasil está disponível em:
Portal Apex-Brasil: https://portal.apexbrasil.com.br/apexcast/
Spotify: https://click.apexbrasil.us/HistoriasdeSucesso6
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ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira. Também já atendeu mais de 1.300 investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores e entidades de classe.