Diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, recebeu a premiação em cerimônia durante a Reunião Ministerial Global de Pequenas e Médias Empresas, na África do Sul
O dia 22 de julho marcou uma data especial para o programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa foi premiado pelo World Trade Promotion Organizations (WTPO Awards) 2024 – Excellence in Export Development Initiatives, concedido pelo International Trade Centre (ITC) (em português: Centro de Comércio Internacional), na categoria “Melhor iniciativa que garante a inclusão e sustentabilidade de um negócio” (“Best initiative to ensure trade is inclusive and sustainable”). A cerimônia aconteceu em Joanesburgo, na África do Sul, durante a primeira Reunião Ministerial Global de Pequenas e Médias Empresas promovida pelo ITC, em parceria com o Department of Small Business Development (DSBD (em português Departamento de Desenvolvimento de Pequenos Negócios) sul-africano.
Diante de representantes de organizações de promoção comercial de todo o mundo, Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil e idealizadora do programa da Agência dedicado à promover maior participação de mulheres no comércio internacional, recebeu em mãos o troféu.
Este é um reconhecimento muito importante. O prêmio do ITC para a ApexBrasil, como melhor agência de promoção comercial do mundo, na categoria de iniciativas voltadas para mais inclusão dentro do comércio internacional, é resultado de muito trabalho e motivo de muito orgulho para o Brasil.
Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil
Ela lembrou que, desde 2023, o programa premiado hoje já trouxe mais de quatro mil empresas lideradas por mulheres para dentro das ações da ApexBrasil. “Com o MNI, a ApexBrasil está fazendo com que estas mulheres empreendedoras levem seus produtos e serviços para o mundo todo, aumentando sua renda e gerando impacto social muito relevante a partir do comércio exterior”, destacou.

A diretora geral do ITC, Pamela Coke-Hamilton, abriu a cerimônia comemorando as iniciativas de Organizações de Promoção Comercial (TPOs – Trade Promotion Organizations) que têm mostrado ao mundo como transformar o comércio e mudar vidas. Pamela elogiou o trabalho da ApexBrasil, afirmando que a Agência brasileira é um exemplo claro do que significa transformar o discurso sobre empoderamento econômico das mulheres em ações práticas.
Ao perceber que apenas 14% das empresas exportadoras no Brasil eram lideradas por mulheres, a ApexBrasil desenvolveu o programa Mulheres e Negócios Internacionais para mudar essa realidade, garantindo que seu alcance também se estendesse às regiões mais vulneráveis do país.
Pamela Coke-Hamilton, diretora geral do ITC
A premiação foi anunciada em 2024 mas, segundo Pamela, a entrega do troféu durante esta primeira Reunião Ministerial Global de Pequenas e Médias Empresas em 2025 foi uma decisão estratégica. “Este encontro aqui é uma rara oportunidade para representantes e ministros do mundo inteiro se reunirem e buscarem soluções para alguns dos maiores desafios que afetam as pequenas e médias empresas. Não poderíamos perder a chance de, diante de tantas pessoas e instituições do ecossistema de PMEs, destacar a dedicação, inovação e excelência das TPOs que estão revolucionando a realidade dos negócios de pequeno porte em suas comunidades”, informou.
Os números do MNI falam por si: entre 2023 e 2024, o volume de empresas lideradas por mulheres atendidas pela ApexBrasil cresceu 34% graças a esse programa. Lançado em junho de 2023, o MNI completou dois anos com 138 ações, sendo 17 específicas para empresas lideradas por mulheres e 121, ou seja, com critérios de seleção que garantem maior participação de mulheres. Foram atendidas mais de quatro mil empresas, sendo 2.132 delas com impacto direto. De acordo a especialista líder do programa na ApexBrasil, Maira Cauchioli, do total de empresas atendidas 60,2% são de micro e pequeno porte. Atualmente, o programa conta com mais de 80 instituições parceiras. “Este prêmio nos impulsiona a seguir em frente. Temos muito o que avançar e uma das nossas premissas é buscar a interseccionalidade de gênero, raça, etnias e territórios”, afirmou.
A delegação da ApexBrasil volta da missão na África do Sul com o trabalho reconhecido mundialmente e o desafio de seguir trabalhando para fortalecer e ampliar o alcance do programa MNI.
Assessoria de Imprensa da ApexBrasil – imprensa@apexbrasil.com.br
Contato África do Sul – Anna Emília Arend – anna.santos@apexbrasil.com.br - + 55 61 99535 4885
Contato Brasil – Adriana Assis – adriana.assis@apexbrasil.com.br - +55 11 99912 8480