Programa Mulheres e Negócios Internacionais da ApexBrasil recebe troféu da World Trade Promotion Organizations

23/07/2025
Mulheres e Negócios Internacionais

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Programa Mulheres e Negócios Internacionais da ApexBrasil recebe troféu da World Trade Promotion Organizations
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, recebeu a premiação em cerimônia durante a Reunião Ministerial Global de Pequenas e Médias Empresas, na África do Sul

O dia 22 de julho marcou uma data especial para o programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa foi premiado pelo World Trade Promotion Organizations (WTPO Awards) 2024 – Excellence in Export Development Initiatives, concedido pelo International Trade Centre (ITC) (em português: Centro de Comércio Internacional), na categoria “Melhor iniciativa que garante a inclusão e sustentabilidade de um negócio” (“Best initiative to ensure trade is inclusive and sustainable”). A cerimônia aconteceu em Joanesburgo, na África do Sul, durante a primeira Reunião Ministerial Global de Pequenas e Médias Empresas promovida pelo ITC, em parceria com o Department of Small Business Development  (DSBD (em português Departamento de Desenvolvimento de Pequenos Negócios) sul-africano.

Diante de representantes de organizações de promoção comercial de todo o mundo, Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil e idealizadora do programa da Agência dedicado à promover maior participação de mulheres no comércio internacional, recebeu em mãos o troféu.

Este é um reconhecimento muito importante. O prêmio do ITC para a ApexBrasil, como melhor agência de promoção comercial do mundo, na categoria de iniciativas voltadas para mais inclusão dentro do comércio internacional, é resultado de muito trabalho e motivo de muito orgulho para o Brasil.
Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil

Ela lembrou que, desde 2023, o programa premiado hoje já trouxe mais de quatro mil empresas lideradas por mulheres para dentro das ações da ApexBrasil. “Com o MNI, a ApexBrasil está fazendo com que estas mulheres empreendedoras levem seus produtos e serviços para o mundo todo, aumentando sua renda e gerando impacto social muito relevante a partir do comércio exterior”, destacou.

Premiação do WTPO Awards em Joanesburgo.

A diretora geral do ITC, Pamela Coke-Hamilton, abriu a cerimônia comemorando as iniciativas de Organizações de Promoção Comercial (TPOs – Trade Promotion Organizations) que têm mostrado ao mundo como transformar o comércio e mudar vidas. Pamela elogiou o trabalho da ApexBrasil, afirmando que a Agência brasileira é um exemplo claro do que significa transformar o discurso sobre empoderamento econômico das mulheres em ações práticas. 

Ao perceber que apenas 14% das empresas exportadoras no Brasil eram lideradas por mulheres, a ApexBrasil desenvolveu o programa Mulheres e Negócios Internacionais para mudar essa realidade, garantindo que seu alcance também se estendesse às regiões mais vulneráveis do país.
Pamela Coke-Hamilton, diretora geral do ITC

A premiação foi anunciada em 2024 mas, segundo Pamela, a entrega do troféu durante esta primeira Reunião Ministerial Global de Pequenas e Médias Empresas em 2025 foi uma decisão estratégica. “Este encontro aqui é uma rara oportunidade para representantes e ministros do mundo inteiro se reunirem e buscarem soluções para alguns dos maiores desafios que afetam as pequenas e médias empresas. Não poderíamos perder a chance de, diante de tantas pessoas e instituições do ecossistema de PMEs, destacar a dedicação, inovação e excelência das TPOs que estão revolucionando a realidade dos negócios de pequeno porte em suas comunidades”, informou.

Os números do MNI falam por si: entre 2023 e 2024, o volume de empresas lideradas por mulheres atendidas pela ApexBrasil cresceu 34% graças a esse programa. Lançado em junho de 2023, o MNI completou dois anos com 138 ações, sendo 17 específicas para empresas lideradas por mulheres e 121, ou seja, com critérios de seleção que garantem maior participação de mulheres. Foram atendidas mais de quatro mil empresas, sendo 2.132 delas com impacto direto. De acordo a especialista líder do programa na ApexBrasil, Maira Cauchioli, do total de empresas atendidas 60,2% são de micro e pequeno porte. Atualmente, o programa conta com mais de 80 instituições parceiras.  “Este prêmio nos impulsiona a seguir em frente. Temos muito o que avançar e uma das nossas premissas é buscar a interseccionalidade de gênero, raça, etnias e territórios”, afirmou.  

A delegação da ApexBrasil volta da missão na África do Sul com o trabalho reconhecido mundialmente e o desafio de seguir trabalhando para fortalecer e ampliar o alcance do programa MNI. 

 

Assessoria de Imprensa da ApexBrasil – imprensa@apexbrasil.com.br

Contato África do Sul – Anna Emília Arend – anna.santos@apexbrasil.com.br - + 55  61 99535 4885

Contato Brasil – Adriana Assis – adriana.assis@apexbrasil.com.br - +55 11 99912 8480

Tema: Qualificação Empresarial
Mercado: África do Sul
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: