Web Summit Rio 2024: ApexBrasil leva delegação com 100 startups brasileiras para segunda edição do evento no país

29/04/2024
Tecnologia
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Web Summit Rio 2024: ApexBrasil leva delegação com 100 startups brasileiras para segunda edição do evento no país
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Participante regular do evento em Lisboa desde 2018, a Agência promove estande brasileiro no Web Summit no Rio de Janeiro. Recorde de público e de startups lideradas por mulheres no evento foram os destaques desta edição

O Web Summit, um dos maiores encontros de tecnologia e inovação do mundo, encerrou sua segunda edição na cidade maravilhosa repleto de novidades. Uma delas é a estreia da participação da ApexBrasil na edição brasileira do evento. Integrante regular do Web Summit Lisboa desde 2018, a Agência pôde agora reunir o melhor da inovação nacional dentro do próprio país. Entre os dias 15 e 18 de abril, 100 startups brasileiras estiveram no evento com apoio da ApexBrasil, que viabilizou, ainda, estande com apresentações de pitches e painéis sobre tecnologia e inovação.

“Nesta edição, priorizamos trazer ao Web Summit novas empresas. Nossos escritórios internacionais também convidaram atores de ecossistemas estrangeiros para vir ao Brasil e participar do evento, ouvindo pitches de startups da nossa delegação e oferecendo feedback a elas sobre sua estratégia de atuação no exterior. Muitas empresas fecharam excelentes negócios durante o evento”, anunciou Clarissa Furtado, gerente de competitividade da ApexBrasil. 

É o caso da brasiliense MAD Tec, plataforma de monitoramento, análise e distribuição de informações em tempo real. Cristiano Matta, CEO, conta que a empresa foi recebida com entusiasmo por líderes do setor de tecnologia e investidores. "É gratificante ver as portas abertas para nós durante o Web Summit Rio. Líderes de grandes empresas reconhecidas no setor tecnológico se colocaram à disposição para trocar informações e evoluir tecnicamente juntos. Essas parcerias alcançadas reforçam nossa confiança no caminho que estamos trilhando e nos mostram que estamos em condições de expandir e encontrar os parceiros certos dentro e fora do Brasil”, relatou.

Para Cristiano, um dos aspectos mais relevantes do evento foi o contato direto da empresa com sua audiência. "Essa interação nos forneceu insights valiosos sobre as necessidades e expectativas de nossos clientes, o que nos permite tomar decisões mais assertivas e escolher o caminho certo para o crescimento da MAD Tec”, esclareceu, ansioso para seguir sua jornada e explorar todas as oportunidades que estão por vir.

A ApexBrasil, em parceria com Sebrae, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), selecionaram empresas, ofereceram suporte e prepararam uma programação própria para o Web Summit Rio 2024. No stand brasileiro, foram apresentados programas de apoio à inovação e à internacionalização de empresas brasileiras, abrindo espaço também para que representantes de ecossistemas estrangeiros falassem sobre as oportunidades de seus mercados para nossas startups.

Durante os quatros dias de evento, o Web Summit Rio reuniu mais de 34 mil pessoas (61% a mais do que em 2023) de 102 países. 

Mulheres que inovam e fazem história

Além de registrar público recorde, a segunda edição do Web Summit no Rio de Janeiro foi marcada pela maior proporção de startups com lideranças femininas da história do evento: cerca de 45% das empresas participantes do evento foram fundadas por mulheres.

Milena Carvalho, CEO da empresa Iasautec Amazon

É o caso da paraense Iasautec Amazon, uma deep tech que conecta o conhecimento ancestral da Amazônia ao Agrotec. A CEO Milena Carvalho conta como foi a participação no evento com apoio da ApexBrasil e de parceiros, que auxiliaram desde as etapas de elaboração de pitch, treinamento e todo o acompanhamento necessário. "O evento foi incrível. Tive a oportunidade de me conectar com pessoas com visões completamente diferentes, me ajudando muito no sentido da minha tecnologia”, explica.

Hoje, Milena trabalha com uma tecnologia ainda em desenvolvimento e fora do mercado. Ela conta que o Web Summit foi fundamental no sentido de promover possibilidades de novas parcerias para captação de recursos. "Inclusive, fui convidada pelo primeiro-secretário de inovação do Itamaraty a participar de uma capacitação, um treinamento realizado com embaixadores e cônsules, visando desenvolver a inovação do Brasil para fora, com foco nas demandas específicas da Amazônia”, destacou, entusiasmada com os contatos firmados e confiante a respeito dos frutos que virão a partir do desenvolvimento de novas habilidades empreendedoras e científicas.

Após essa primeira experiência com a ApexBrasil, Milena quer agora abrir o leque e aproveitar outras oportunidades de capacitação oferecidas pela Agência, como o programa Mulheres e Negócios Internacionais.  “O fato de eu ter participado do Web Summit já abriu portas para que eu vislumbre programas focados em internacionalização, em qualificação de talentos científicos que estão desenvolvendo tecnologia", complementou.

CEO Sylvia Meireles durante apresentação no estande da ApexBrasil

Sylvia Meireles foi mais uma CEO representando as mulheres brilhantes do universo da inovação e da tecnologia na Web Summit Rio 2024. Líder da empresa playNwhere, plataforma voltada para o desenvolvimento customizado de games, ela destaca o quanto a participação no evento foi positiva para a marca. "Estabelecemos numerosos novos contatos, abrindo portas para potenciais clientes, investidores e parceiros estratégicos. Os muitos encontros e conversas no Web Summit nos ofereceram insights valiosos e oportunidades de colaboração, destacando a importância de estarmos presentes nesses eventos globais para manter a competitividade e a inovação no mais alto nível, além da abertura de novos mercados overseas", contou.

Para Sylvia, a presença recorde de empresas lideradas por mulheres no Web Summit deste ano é reflexo de uma tendência crescente no mercado global de inovação e tecnologia. "As mulheres estão alcançando um papel cada vez mais central, impulsionadas pelo aumento da educação universitária e pela capacidade intrínseca de inovar. Isso é uma evolução natural que celebra a diversidade e a inclusão, aspectos essenciais para o avanço de todos os setores".

Outra empresa liderada por mulheres selecionada pela ApexBrasil para o Web Summit Rio 2024 foi a Meister Safe, especializada em soluções com Ultravioleta para tratamento do ar-ambiente. Após participar do evento em Lisboa e no Rio de Janeiro em 2023 de forma independente, pôde agora contar com todo a ApexBrasil para evoluir ainda mais nos negócios. “Foi o primeiro contato com a ApexBrasil e fiquei positivamente surpresa com a organização e o suporte dados durante todo o evento. O networking também foi incrível”, relatou Paula Machado, a CEO da empresa.

Paula acredita que o aumento da presença feminina dentro do mercado de inovação e tecnologia não apenas representa uma tendência, como também mostra que as mulheres estão entendendo que é necessário se mostrar e assumir cargos de liderança. Ela comenta os resultados da parceira com a ApexBrasil. "Nos foram apresentadas diversas oportunidades, como novo modelo de negócios, parcerias de desenvolvimento e participação em hubs específicos da nossa área. A ApexBrasil já está fazendo parte da nossa história”.

 

Sobre o Web Summit

O Web Summit foi fundado em Dublin, Irlanda, em 2009, e é uma das maiores conferências de inovação tecnologia do mundo. O evento reúne líderes de empresas, investidores e inovadores de setores ligados a tecnologia, startups e mídia. A programação é composta por palestras, painéis de discussão, área de exposição e oportunidades de networking. Desde 2016, o evento acontece anualmente em Lisboa, Portugal.

Os organizadores do Web Summit também realizam outros eventos de inovação, como o Collision, no Canadá, e o Rise, de Hong Kong. No Brasil, optaram pela utilização da marca “Web Summit” ao lançar o seu primeiro evento na América Latina, em 2023, e mantiveram a estratégia no Qatar, onde a primeira conferência de inovação da marca aconteceu em fevereiro de 2024.

A ApexBrasil vem participando do Web Summit Lisboa regularmente, desde 2018, em parceria com a Embaixada do Brasil em Lisboa, e com um crescente número de empresas participantes e parceiros institucionais.

O Web Summit, um dos maiores encontros de tecnologia e inovação do mundo, encerrou sua segunda edição na cidade maravilhosa repleto de novidades. Uma delas é a estreia da participação da ApexBrasil na edição brasileira do evento. Integrante regular do Web Summit Lisboa desde 2018, a Agência pôde agora reunir o melhor da inovação nacional dentro do próprio país. Entre os dias 15 e 18 de abril, 100 startups brasileiras estiveram no evento com apoio da ApexBrasil, que viabilizou, ainda, estande com apresentações de pitches e painéis sobre tecnologia e inovação.

“Nesta edição, priorizamos trazer ao Web Summit novas empresas. Nossos escritórios internacionais também convidaram atores de ecossistemas estrangeiros para vir ao Brasil e participar do evento, ouvindo pitches de startups da nossa delegação e oferecendo feedback a elas sobre sua estratégia de atuação no exterior. Muitas empresas fecharam excelentes negócios durante o evento”, anunciou Clarissa Furtado, gerente de competitividade da ApexBrasil. 

É o caso da brasiliense MAD Tec, plataforma de monitoramento, análise e distribuição de informações em tempo real. Cristiano Matta, CEO, conta que a empresa foi recebida com entusiasmo por líderes do setor de tecnologia e investidores. "É gratificante ver as portas abertas para nós durante o Web Summit Rio. Líderes de grandes empresas reconhecidas no setor tecnológico se colocaram à disposição para trocar informações e evoluir tecnicamente juntos. Essas parcerias alcançadas reforçam nossa confiança no caminho que estamos trilhando e nos mostram que estamos em condições de expandir e encontrar os parceiros certos dentro e fora do Brasil”, relatou.

Para Cristiano, um dos aspectos mais relevantes do evento foi o contato direto da empresa com sua audiência. "Essa interação nos forneceu insights valiosos sobre as necessidades e expectativas de nossos clientes, o que nos permite tomar decisões mais assertivas e escolher o caminho certo para o crescimento da MAD Tec”, esclareceu, ansioso para seguir sua jornada e explorar todas as oportunidades que estão por vir.

A ApexBrasil, em parceria com Sebrae, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), selecionaram empresas, ofereceram suporte e prepararam uma programação própria para o Web Summit Rio 2024. No stand brasileiro, foram apresentados programas de apoio à inovação e à internacionalização de empresas brasileiras, abrindo espaço também para que representantes de ecossistemas estrangeiros falassem sobre as oportunidades de seus mercados para nossas startups.

Durante os quatros dias de evento, o Web Summit Rio reuniu mais de 34 mil pessoas (61% a mais do que em 2023) de 102 países. 

Mulheres que inovam e fazem história

Além de registrar público recorde, a segunda edição do Web Summit no Rio de Janeiro foi marcada pela maior proporção de startups com lideranças femininas da história do evento: cerca de 45% das empresas participantes do evento foram fundadas por mulheres.

Tema: Expansão Internacional
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Inovação
Setor de Investimento: Serviços de Tecnologia
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: