Missão ocorre de 30 de junho a 4 de julho em Lisboa e reunirá 20 artesãos e empresas do setor para participar de ações estratégicas de promoção comercial no mercado europeu
Entre os dias 30 de junho e 4 de julho, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em conjunto com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizará a 7ª edição do programa Jornada Exportadora que, desta vez, terá como foco o setor de artesanato brasileiro. A missão internacional levará 20 artesãos e empresas brasileiras do setor para Lisboa, em Portugal, onde vivenciarão uma intensa agenda de prospecção de mercado, capacitação e aproximação com compradores internacionais europeus.
O programa Jornada Exportadora oferece uma oportunidade estratégica para que micro e pequenas empresas brasileiras compreendam as exigências do mercado internacional, possam adaptar seus produtos com orientação técnica qualificada e iniciar o desenvolvimento de negócios. No caso do artesanato, é também uma chance de valorização da cultura brasileira em sua expressão mais autêntica.
Clarissa Furtado, gerente de Competitividade da ApexBrasil
A ação, que conta também com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), política pública do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), integra o projeto Brasil Feito à Mão da ApexBrasil que tem como objetivo ampliar a presença do artesanato brasileiro no exterior, promovendo negócios sustentáveis, inclusão produtiva e geração de renda para comunidades artesãs. O programa foi lançado em novembro do ano passado durante o evento Expoartesanías, na Colômbia. Na ocasião, o Brasil foi o país foi o convidado de honra para a exposição, uma das maiores da América Latina dedicadas ao setor.
“Lisboa representa um mercado estratégico relevante para a exportação de produtos de artesanato brasileiro. As relações culturais sólidas entre os dois países, aliadas à presença de uma forte comunidade brasileira residente, cria uma base de aceitação natural para produtos que carregam a brasilidade”, afirma Clarissa.
Levando o artesanato brasileiro para o mundo

A artesã Célia Paredes, de 60 anos, nascida em São Paulo, mas moradora de Salvador (BA) há 37 anos, é uma das participantes do programa Jornada Exportadora em Lisboa. Formada em Belas Artes, seu ateliê leva o seu próprio nome: Célia Paredes. A artista pinta mandalas usando uma técnica chamada pontilhismo - um movimento artístico que se baseia em pintura por pontos de cores. Sua arte tem como base religiões de matrizes africanas. Célia conta que antes da pandemia costumava fazer artesanato para seus amigos, mas por volta de 2022 começou a comercializar e deu certo.

No início desse ano, Célia viu uma publicação sobre as inscrições do programa da ApexBrasil em Lisboa em um grupo de artesãos do whatsapp que participa. Se inscreveu e, para sua surpresa e alegria, foi selecionada. Com a oportunidade, Célia agora quer ir mais longe. "Olha, parece um sonho, eu estou muito animada, pensa só uma artesã baiana ganhando o mundo", diz Célia, visivelmente emocionada. "Espero de verdade que lá fora eles gostem do meu produto, que não existe no exterior, e eu consiga vender para a Europa", deseja a artesã.
Por sua vez, Josiane Masson, CEO e diretora-geral da Artesol – ONG de São Paulo dedicada ao artesanato solidário - participará do Jornada Exportadora em Lisboa com o projeto Artiz, criado para apoiar a internacionalização de marcas e artesãs. O projeto conta com 300 empresas de artesanato cadastradas e cinco delas foram selecionadas para participar do programa da ApexBrasil: Seringó (PA), Ateliê Jefserson Paiva (PA), Turiarte (PA), Tramatusa (SC) e Inbordal - Insituto do Bordado Filé (AL). "Estamos levando trançado de palha de tucumã, cerâmica com barro inspirado nos povos Tapajós, e muitas outras coisas", conta Josiana. "A gente já faz esse trabalho de promover a arte brasileira há 26 anos", afirma. Com o apoio da ONG, algumas dessas empresas já exportaram, mas de forma incipiente, sem volume. Josiane afirma que, por meio do projeto Artiz, a ideia é criar uma "vitrine pra que elas possam exportar". "Agradeço à ApexBrasil por ter sido selecionada. Vai ser muito significativo para a promoção do artesanato do nosso país", conclui.
Além destas, participam do programa artesãs, artesãos e empresas do Distrito Federal, do Acre, Ceará, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Paraná, Piauí, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Tocantins. Dos 20 participantes, 13 são mulheres. Entre os produtos que serão oferecidos estão acessórios de moda e objetos para casa e decoração. As empresas selecionadas contam com apoio do SEBRAE no custeio de passagens aéreas e hospedagem.
O programa recebeu mais de 600 inscrições de empresas do setor interessadas em participar. Entre os critérios de seleção estavam ser artesão/empresa não exportadora ou iniciante no mercado internacional, ter experiência em feiras nacionais ou internacionais, possuir certificações de comércio justo e sustentabilidade, liderança feminina e estar localizado(a) nas regiões Norte, Nordeste ou Distrito Federal.
Programação da jornada em Lisboa
A programação do grupo em Lisboa inclui seminário técnico, visitas guiadas a pontos de venda e espaços de design na cidade, visita à Feira Internacional do Artesanato (FIA Lisboa) - uma das maiores do setor na Europa - e rodadas de negócios com compradores de Portugal, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Irlanda. Os encontros visam fortalecer as conexões comerciais entre Brasil e Europa, aproveitando as afinidades culturais e linguísticas com o mercado português.
Além de apoio logístico e consultoria individual, os participantes contarão com a inclusão de seus perfis na plataforma Buy Brazil, que conecta empresas brasileiras a compradores estrangeiros. A expectativa é que a missão fomente negócios de curto e médio prazos e contribua para o fortalecimento da imagem do artesanato brasileiro como um setor inovador, sustentável e economicamente relevante.
Reforçando laços históricos e econômicos
A Jornada Exportadora do Artesanato – Lisboa 2025 ocorre no contexto da celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, reforçando os laços históricos e econômicos entre os países. Devido à proximidade cultural e linguística com o Brasil, o mercado português é tido como estratégico para muitas empresas, pois serve como porta de entrada para o mercado europeu. Em 2024, Portugal foi o 23º principal destino das exportações brasileiras. Neste período, as vendas externas do Brasil para o país alcançaram US$3,4 bilhões, enquanto as importações foram de US$ 1,2 bilhões.
Sobre o programa Jornada Exportadora
O programa Jornada Exportadora é uma iniciativa promovida pela ApexBrasil, em parceria com o Sebrae, que tem como objetivo auxiliar pequenos negócios nacionais que desejam iniciar suas atividades no comércio exterior. Cada edição do programa conta com uma programação intensiva, permitindo que as empresas participantes aprofundem seu conhecimento sobre o mercado-alvo e avaliem o posicionamento de seus produtos em cada país visitado. Além disso, a ação proporciona interação com compradores locais qualificados.