O Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), na Expo 2025 Osaka, é constituído de dois edifícios. O tema é “Abraçando a Sustentabilidade e Celebrando a Vida”.
No segundo edifício, na parte final da visita, onde está posicionado o carimbo do Pavilhão Brasil, há telas de LED transmitindo muitas mensagens sobre o Brasil. O objetivo da curadora Bia Lessa é o visitante apreciar a arte no primeiro prédio, passando pela Sala dos Parangoromos no segundo prédio e terminar com informações do Brasil.
Na tela, são exibidas diversas mensagens em japonês, inglês, português. São projetadas as seguintes mensagens, entre outras, relacionadas à vasta natureza brasileira: “O Brasil possui a segunda maior área florestal do mundo”, “O Cerrado brasileiro é uma região de savana, uma das áreas com maior biodiversidade do planeta, onde vivem muitas espécies endêmicas”. Há também mensagens como “60% de frango consumido no Japão são produzidos no Brasil”, “A Embraer S.A. é a terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo e a maior produtora de jatos com até 150 assentos”, que destacam a indústria brasileira e a relação com o Japão.
Tendo como palavras-chave a “diversidade” e “conexão”, o Pavilhão Brasil apresenta o país sob diversas perspectivas, como a natureza dinâmica, a rica cultura e a possibilidade de cooperação econômica.
Dados do Brasil
Perfil
- População brasileira: 203.080.756 habitantes. (IBGE).
- Vivem no Brasil cerca de 1,7 milhão de indígenas, correspondente a 0,83% da população total do país. (IBGE).
- Principais migrações presentes no Brasil: alemã, espanhola, italiana, japonesa, portuguesa, síria, turca.
- O Brasil aparece em 31º lugar no ranking, com 1.494 árvores por habitante. (Our World in data).
- O Brasil possui 5.570 municípios, divididos em 26 Estados e 1 Distrito Federal (IBGE).
Economia
- Em 2024, o fluxo comercial de bens e serviços do Brasil com o mundo alcançou cerca de US$ 760 bilhões, o maior observado desde o início da série histórica em 1995. (Banco Central do Brasil).
- As exportações brasileiras de serviços alcançaram seu maior valor histórico em 2024: registrou-se US$ 48,5 bilhões, valor 6,8% maior do que o registrado em 2023.
Indígenas
- Alguns nomes de povos indígenas do Brasil: Aikanã, Aikewara, Akuntsu, Akuriyó, Amanayé, Amondawa, Anacé, Anambé, Anapuru Muypurá, Aparai, Apiaká, Apinayé, Apurinã, Aranã, Arapaso, Arapium, Arara, Arara da Volta Grande do Xingu, Arara do Rio Amônia, Arara do Rio Branco, Arara Shawãdawa, Arara Vermelha, Araweté, Arikapú.
Natureza
- A área de floresta do Brasil equivale a 58,5% do seu território, cobrindo uma área de 497.962.509 ha. Desse total, 98% correspondem a florestas naturais enquanto apenas 2% são florestas plantadas.
(https://snif.florestal.gov.br/pt-br/os-biomas-e-suas-florestas)
- O bioma Amazônia é a maior rede hidrográfica do mundo e concentra 15% das águas doces superficiais não congeladas do planeta.
(https://snif.florestal.gov.br/pt-br/os-biomas-e-suas-florestas)
- A Amazônia é o maior bioma do Brasil: num território de 4,196.943 milhões de km2, crescem 2.500 espécies de árvores (ou um-terço de toda a madeira tropical do mundo) e 30 mil espécies de plantas (das 100 mil da América do Sul).
Ministério do Meio Ambiente