Evento da ApexBrasil realiza rodadas de negócios com foco nos mercados internacionais da América do Sul e valoriza empresas do Norte, Nordeste e lideradas por mulheres
Começou nesta segunda-feira, 14 de julho, em Boa Vista (RR), mais uma edição do Exporta Mais Brasil – Rodada de Negócios de Comércio Transfronteiriço, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Sebrae. O evento segue até o dia 17 de julho, com uma programação intensa que inclui uma imersão na realidade produtiva e cultural do estado e, principalmente, reuniões de negócios entre empresas brasileiras e compradores internacionais.
Voltado aos setores de alimentos e bebidas e casa e construção, o evento tem como objetivo impulsionar a inserção de pequenas e médias empresas brasileiras no comércio internacional, com foco especial nos países vizinhos. Ao todo, foram selecionadas 26 empresas, sendo 22 das regiões Norte e Nordeste e 16 lideradas por mulheres. Dessas, 15 contaram com apoio financeiro do Sebrae para passagens e hospedagem, conforme os critérios estabelecidos no regulamento. A rodada reúne sete compradores internacionais, oriundos da Guiana, Venezuela, Trinidad e Tobago e República Dominicana.
Além da geração de negócios, o Exporta Mais Brasil tem um papel estratégico na inclusão e no desenvolvimento regional. Empresas das regiões Norte e Nordeste, bem como negócios liderados por mulheres, receberam pontuação adicional na seleção, reforçando o compromisso do programa com a diversidade e a redução de desigualdades regionais.
Esse é um programa criado para aproximar empresas de todas as regiões do comércio exterior, diversificando as origens das exportações brasileiras. O jeito de fazer isso é simples e eficaz: um diálogo franco e direto entre quem compra e quem vende. Às vezes, a empresa já está pronta para vender, mas ainda precisa de um apoio, e nosso objetivo é chegar até essas pessoas, conhecer suas demandas e levar a expertise da ApexBrasil sobre comércio exterior.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil
Programação inclui visitas técnicas e imersão cultural
Na abertura, os compradores estrangeiros realizaram visitas técnicas a empresas locais dos dois setores participantes. Uma das empresas visitadas foi a Serra Verde, do setor de alimentos e bebidas. Para o sócio-diretor Felipe Castro, a ação é uma oportunidade estratégica para ampliar a visibilidade e os negócios da empresa. “É sempre um prazer receber a visita dos compradores internacionais, poder apresentar um pouco da nossa história e o trabalho que está sendo feito aqui no estado de Roraima pela Serra Verde. Agradeço à Apex pela oportunidade. Estamos sempre à disposição para receber essas pessoas e fazer novos e bons negócios”, afirmou.
Com foco na expansão para mercados ainda pouco explorados, Felipe destaca o potencial da região Norte no cenário internacional. “A expectativa é sempre positiva, né? Porque a gente está em contato com novos compradores, com novos interessados e abrindo novos mercados. Esse é o grande desafio de quem está aqui no Arco Norte: sair para o Caribe e sair para esses novos mercados, que nem sempre são atendidos pelos grandes mercados oferecedores do resto de produtos do Brasil”, destacou.
O evento segue até a quinta-feira, quando estão previstas ao menos 80 reuniões de negócios, além de seminários com empresas locais. Os participantes do projeto participaram de mais de 1 mês de capacitação antes das rodadas de negócios, incluindo temas como inteligência de mercado, precificação, logística e negociação intercultural – em parceria com o Sebrae. As empresas também puderam cadastrar suas vitrines virtuais na plataforma Buy Brazil.
Serviço
Exporta Mais Brasil – Rodada de Negócios de Comércio Transfronteiriço
Data: 14 a 17 de julho
Local das Rodadas de Negócios: SEBRAE/RR - R. Gov. Aquilino Mota Duarte, 1771. Boa Vista
Imprensa: imprensa@apexbrasil.com.br