De 24 a 26 de junho, Nova Friburgo (RJ), cidade reconhecida como a Capital Nacional da Moda Íntima, sediou a 34ª edição da Fevest, um dos principais eventos do setor no Brasil e na América Latina. O Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), uma iniciativa da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), participou da feira promovendo rodadas de negócios internacionais com o objetivo de ampliar as exportações brasileiras de moda íntima, moda praia e fitness.
Fortalecimento da presença internacional
Em 2025, o Texbrasil ampliou sua atuação ao receber seis compradores internacionais vindos da Argentina, Colômbia, Equador, Estados Unidos e Peru. O número de marcas participantes também foi expressivo, totalizando 22 empresas brasileiras do setor.
Durante o evento, foram realizados US$ 103 mil em negócios imediatos e identificadas oportunidades futuras que somam uma expectativa de US$ 269 mil ao longo dos próximos 12 meses. Entre os destaques, estão a prospecção de novos fornecedores e a abertura de parcerias comerciais com forte potencial de expansão na América Latina e nos Estados Unidos.
Um diferencial desta edição foi o espaço exclusivo criado para a realização das rodadas de negócios, que proporcionou mais fluidez às interações comerciais e favoreceu o ambiente de troca entre expositores e compradores.
Avaliação dos compradores internacionais
A experiência dos convidados internacionais foi altamente positiva:
85 contatos comerciais realizados;
A maioria considerou os produtos brasileiros de alta qualidade, com padrão muito bom a excelente;
83% avaliaram o ambiente de negócios como “muito bom”;
100% receberam listas de preços em dólares e 84% afirmaram que a participação superou suas expectativas.
Lilian Kaddissi, superintendente de Marketing e Negócios da Abit, avaliou a participação como um passo importante na consolidação do Brasil como um fornecedor relevante e competitivo no mercado global de moda íntima:
“O evento proporcionou um ambiente estratégico para a construção de relações comerciais, reforçando o compromisso do Programa com a internacionalização das marcas brasileiras.”
Depoimentos
A Fevest 2025 superou todas as nossas expectativas como expositores. Notamos, mais do que nas edições anteriores, compradores extremamente focados em realizar negócios. Tivemos muito sucesso e vendas realmente concretizadas. O projeto Sindexporta foi executado com primor, e os compradores internacionais visitaram nossa fábrica de forma técnica e profissional. De mais de uma dezena de feiras em que participamos, essa foi, sem dúvida, a melhor.
— José Américo, Evidenza
O Texbrasil desempenha um papel fundamental na promoção da indústria têxtil brasileira, especialmente ao trazer seis compradores internacionais para a Fevest. Essa iniciativa não apenas amplia as oportunidades de negócios para os expositores locais, como também fortalece a visibilidade da moda e do design brasileiros. A presença desses compradores facilita o intercâmbio comercial, permite que as marcas friburguenses apresentem suas inovações e qualidade, e pode resultar em parcerias estratégicas. A atuação do Texbrasil é crucial para conectar a indústria nacional às tendências e demandas internacionais, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a valorização do produto brasileiro.”
— Gustavo Marques Moraes, Presidente do Sindvest
Visitas técnicas e parcerias em destaque
Um dos pontos altos da programação foi a visita técnica à fábrica da Evidenza, marca local que se destacou entre os expositores. A ação foi avaliada como uma experiência enriquecedora para os compradores, que puderam conhecer de perto os processos produtivos e o alto nível de acabamento das peças.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1.900 marcas a entrarem no caminho da exportação, gerando mais de US$ 9 bilhões em negócios. O programa é uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário ou entrar em contato com a área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades entre os setores econômicos do país. Representa a força produtiva de aproximadamente 25,3 mil empresas instaladas em todo o território nacional, de todos os portes, que empregam mais de 1,34 milhão de trabalhadores e geraram, juntas, um faturamento de R$ 204 bilhões em 2024.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia nacional. Para alcançar esses objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião, entre outras plataformas de negócios voltadas a fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED), com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.