Programa da ApexBrasil seleciona 10 empresas estrangeiras inovadoras com soluções de descarbonização industrial para softlanding no Brasil

21/07/2025
Investimentos

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Programa da ApexBrasil seleciona 10 empresas estrangeiras inovadoras com soluções de descarbonização industrial para softlanding no Brasil
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Em linha com a Nova Indústria Brasil (NIB), o Invest in Brasil Net-Zero Solutions entrou em sua segunda fase, voltada a acelerar a entrada no mercado brasileiro de empresas internacionais com soluções para reduzir a pegada de carbono

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com o apoio do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), por meio do iUP, seu hub de inovação, e do fundo de investimentos especializado em descarbonização, Climate Investment (CI), selecionou 10 empresas inovadoras internacionais para a realização de ações de softlanding no Brasil até o final do ano. Estas iniciativas facilitam e tornam mais segura a entrada de uma empresa em um novo mercado ao reduzir custos e incertezas.

As empresas selecionadas desenvolvem soluções inovadoras com foco em descarbonização industrial, voltadas tanto à mitigação quanto à adaptação da Indústria às mudanças climáticas. Tais soluções abrangem tecnologias em captura e armazenamento de carbono, eficiência energética baseada em IA, monitoramento de emissões de metano conforme o OGMP 2.0 e biocombustíveis de segunda geração. Confira a lista de empresas selecionadas.

O programa Invest in Brasil Net-Zero Solutions encontra-se em sua primeira edição. Lançado durante a CERAWeek 2025, evento referência em discussões sobre transição energética e sustentabilidade realizado em março deste ano nos Estados Unidos, o programa recebeu a inscrição de 17 empresas internacionais com soluções aderentes à principal meta da a missão nº 5 da Nova Indústria Brasil (NIB): reduzir as emissões da indústria brasileira por valor adicionado em 30% até 2033.

Entre maio e junho de 2025, as empresas inscritas participaram de sessões de capacitação virtual lideradas pelo iUP, nas quais se apresentaram oportunidades e desafios relacionados à inovação no setor energético brasileiro. A ApexBrasil também convidou representantes do Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES) a apresentar um seminário “Doing Business with Petrobras” às empresas inscritas.

Para a segunda fase, a ApexBrasil, com o apoio do IBP e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), irá entregar serviços customizados em estratégia de negócios e desenvolvimento de parcerias e novos clientes para as empresas selecionadas. Elas serão convidadas a participar de uma imersão local no país em outubro durante a OTC Brasil 2025 no Rio de Janeiro, conferência que tem como propósito principal discutir o futuro das fontes de energia para promover o desenvolvimento sustentável.

Helena Brandão, gerente de Investimentos da ApexBrasil, explica os próximos passos do programa.

O programa Net-Zero Solutions da ApexBrasil, que oferece soluções para descarbonizar a indústria brasileira, avançou na etapa de seleção e 10 empresas foram priorizadas pela ApexBrasil junto aos seus parceiros no programa (IBP e Climate Investment). Agora, as soluções internacionais que envolvem a captura e armazenamento de carbono (CCUS), a redução das emissões de gás metano e a identificação de novas fontes energéticas limpas, contarão com apoio da ApexBrasil para montar sua estratégia de acesso a mercado, desenvolvimento de negócios e, por fim, uma imersão no mercado brasileiro, que ocorrerá durante a OTC Brasil.
Helena Brandão, gerente de Investimentos da ApexBrasil

Myfanwy Wolf, Diretora de Comercialização do Climate Investment (CI), explica a importância do programa para mitigar os impactos do aquecimento global:

Os compromissos climáticos ambiciosos do Brasil — como sua nova Contribuição Nacionalmente Determinada e o futuro sistema de comércio de emissões — representam um sinal claro à comunidade internacional: o país está comprometido com a implementação efetiva de sua agenda climática. Programas como o Invest in Brasil Net-Zero Solutions são fundamentais para transformar ambição em ação. Ao promover a conexão entre inovadores globais e os setores energético e industrial brasileiros, estamos criando oportunidades escaláveis e atrativas para investimentos, exatamente o tipo buscado pelo capital orientado à sustentabilidade climática.
Myfanwy Wolf, diretora de Comercialização do Climate Investment (CI)

Para Roberto Ardenghy, presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o programa é estratégico para ressaltar a liderança do Brasil em tecnologia de petróleo e gás e descarbonização da indústria.

O Invest in Brasil Net-Zero Solutions representa uma oportunidade concreta de atrair tecnologias globais que impulsionem a transição energética brasileira de forma segura, eficiente e justa. A parceria entre ApexBrasil, IBP, Petrobras e Climate Investment (CI) demonstra que inovação e cooperação internacional são pilares estratégicos para o desenvolvimento industrial sustentável. Ao conectar essas empresas ao nosso ecossistema de óleo, gás e energia, fortalecemos o papel do Brasil como líder em soluções de baixo carbono com alto impacto na competitividade e no futuro da indústria.
Roberto Ardenghy, presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP)

Para mais informações sobre as empresas selecionadas, consulte o portfólio.

 

Sobre o Invest in Brasil Net-Zero Solutions

O programa busca facilitar o acesso de empresas inovadoras que desenvolvem tecnologias para a descarbonização ao mercado brasileiro. A iniciativa se alinha à missão nº 5 da Nova Indústria Brasil (NIB), que busca reduzir as emissões da Indústria Brasileira em 30% até 2033. Seu propósito é apoiar a vinda de novas tecnologias internacionais, que possam ser aplicadas na indústria brasileira para reduzir a pegada de carbono e que possam ajudar na redução da emissão de gases de efeito estufa. Essas novas tecnologias abrangem captura e armazenamento de carbono, eficiência energética baseada em IA, monitoramento de emissões de metano conforme o OGMP 2.0 e biocombustíveis de segunda geração.

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Contato: imprensa@apexbrasil.com.br

 

Sobre a Climate Investment

A Climate Investment (CI) é uma gestora independente especializada em investimentos voltados para a descarbonização industrial. A empresa fornece capital de equity desde early-stage até growth equity para companhias inovadoras e faz parcerias com grandes corporações, governos e organizações sem fins lucrativos para ampliar a adoção de mercado e o impacto dessas soluções. Em operação desde 2017, a CI já investiu em mais de 40 empresas de tecnologia climática nos setores de energia, transporte, edificações e indústria, que juntas contribuíram com uma redução acumulada de 95 milhões de toneladas de CO₂ equivalente no período de 2019 a 2023.

A Climate Investment foi fundada por empresas-membro da Oil and Gas Climate Initiative (“OGCI”). Essas empresas investiram nos fundos da Climate Investment e adotaram muitas das inovações do seu portfólio, apoiando seu desenvolvimento comercial inicial.

Visite: www.climateinvestment.com

 

Sobre o iUP

O iUP é o hub de inovação do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), criado para conectar empresas, startups, centros de pesquisa e investidores em prol do desenvolvimento tecnológico e da transformação do setor de óleo, gás e energia. Com uma abordagem colaborativa, o iUP promove programas de empreendedorismo, missões tecnológicas, desafios de inovação aberta, capacitações e eventos estratégicos — como o iUP Innovation Connections — com foco em soluções para transição energética, eficiência operacional, digitalização e descarbonização.

Atualmente, reúne mais de 15 empresas mantenedoras e coordena o Programa NAVE, primeira iniciativa de investimento em startups regulada pela ANP, fomentando o ecossistema com recursos da cláusula de PD&I. O iUP atua como um catalisador para acelerar a inovação no setor energético brasileiro.

 

Sobre o IBP

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que há mais de 65 anos representa e impulsiona o desenvolvimento técnico e sustentável da indústria de óleo, gás e energia no Brasil. Com forte atuação em formulação de políticas públicas, regulamentação, formação de capital humano e promoção da inovação, o IBP congrega empresas, especialistas e instituições acadêmicas em torno de uma agenda comum para o avanço do setor.

O Instituto coordena eventos de referência, como a OTC Brasil e a Rio Pipeline, e é reconhecido como um agente mobilizador de conhecimento, boas práticas e conexões estratégicas para o fortalecimento da cadeia produtiva e a transição energética no país.

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: Canadá — Estados Unidos — Europa
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Energias renováveis — Infraestrutura
Setor de serviços:
Erro: