Mercado de arte brasileiro cresce 21% em 2023 e movimenta R$ 2,9 bilhões

03/02/2025
Inscrições Abertas

Por: Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT)

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Pesquisa da ABACT e ApexBrasil revela resiliência do setor e aponta caminhos para internacionalização

São Paulo, janeiro de 2025 - O mercado de arte no Brasil demonstrou resiliência e crescimento em 2023, apesar dos desafios econômicos e da pandemia. Segundo pesquisa inédita, concluída em dezembro de 2024, o mercado movimentou R$2,9 bilhões em 2023, um aumento de 21% em relação ao ano anterior. O valor total, equivalente a US$580 milhões, representa 0,89% do mercado global de arte.

Apresentada pela Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) no âmbito do projeto setorial Latitude e coordenação da Act Arte, a 7ª Edição da Pesquisa Setorial sobre o Mercado de Artes Visuais no Brasil ouviu 76 galerias de arte e 45 profissionais do setor, incluindo artistas, colecionadores, consultores, representantes de feiras e casas de leilão e curadores.

Após seis anos, a pesquisa ganha relevância por analisar um mercado de arte significativamente transformado e por contemplar uma amostragem maior de galerias, filiadas ou não à ABACT. Desde o último estudo, em 2018, o setor passou por mudanças substanciais, impulsionadas pela crescente digitalização das operações das galerias e pelo aumento de sua participação em feiras internacionais, como aponta a pesquisa.

 

A presente edição oferece uma análise técnica e estratégica que deve orientar ações de internacionalização, fortalecendo a competitividade das galerias brasileiras em mercados globais. Além disso, as análises históricas e os dados levantados consolidam uma base sólida para o planejamento futuro, possibilitando a identificação de tendências e a formulação de políticas que fomentem o crescimento sustentável do setor, demonstrando seu profissionalismo e relevância econômica. As informações levantadas servem de base para pleitos junto ao governo, a exemplo da atuação do Coletivo 215, formado por representantes do setor cultural, que articulou junto ao Congresso Nacional a aprovação da Emenda 477 à Reforma Tributária, atestando a capacidade do setor de influenciar decisões políticas e buscar soluções para beneficiar o mercado de arte brasileiro.”

Victoria Zuffo, presidente da ABACT

Principais achados da pesquisa

A análise revela que o mercado brasileiro está em processo de recuperação após a pandemia, impulsionado pela digitalização e pela profissionalização das galerias. O levantamento também destaca o crescimento expressivo das vendas online, que saltaram de 8% em 2018 para 20% em 2023 e as vendas gerais foram majoritariamente para compradores locais (77%), com valores até R$ 50 mil (59% das receitas das galerias). Por outro lado, o aumento de 24% no valor das exportações em 2023 indica uma expansão relevante no mercado externo.

Apesar do crescimento, o mercado de arte brasileiro ainda enfrenta desafios, como a burocracia, os custos logísticos e a concentração geográfica no eixo Rio-São Paulo. Para superar estes obstáculos, o estudo recomenda ações como acordos de facilitação logística para reduzir custos operacionais, incluindo a consolidação de cargas e o compartilhamento de processos de despacho; a criação de centros logísticos compartilhados em "freeports" no exterior, como na Europa e nos EUA, para facilitar a circulação de obras e reduzir custos; negociação de acordos no setor de hospitalidade para reduzir custos de viagens; entre outros.

Em um cenário global cada vez mais competitivo e interconectado, a adaptação e a profissionalização do mercado de arte brasileiro são fundamentais e este relatório representa um passo definitivo nessa direção”

Fernando Ticoulat, diretor executivo da Act Arte

A pesquisa oferece dados relevantes sobre a participação de galerias de arte em feiras, o impacto dos programas e os desafios na internacionalização da arte brasileira. Com base em seus resultados, a ApexBrasil pode aprimorar programas de apoio, como o Latitude, e desenvolver novas estratégias de promoção”

Mariele Christ, Coordenadora de Indústria e Serviços da ApexBrasil

 

A pesquisa será apresentada no dia 7 de fevereiro de 2025, às 10h, em evento presencial aberto ao público, mediante inscrição prévia no Instituto Goethe em São Paulo (Rua Lisboa, 974) e com transmissão via Zoom. O documento completo será disponibilizado gratuitamente no site da Latitude e da ABACT.

 

Convite para o evento de apresentação

Sobre a ABACT

A ABACT - Associação Brasileira de Arte Contemporânea, é uma entidade sem fins lucrativos que representa cerca de 60 galerias de arte contemporânea no Brasil e promove ações de profissionalização e incentivo à desburocratização do setor, além de ações educativas e de conexão entre os agentes de mercado nacional e internacional. Nos últimos anos, o protagonismo da ABACT nas ações de internacionalização das galerias brasileiras se deu de forma mais intensa através do Projeto Latitude, desenvolvido em parceria com a ApexBrasil, com canais de comunicação e cronograma próprios de atuação.

 

Sobre o Latitude – Platform for brazilian art galleries abroad

O projeto setorial Latitude – Platform for brazilian art galleries abroad foi criado em 2007 com o apoio da ApexBrasil com intuito de promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Desde abril de 2011, sob a gestão da ABACT, o projeto experimentou uma evolução e crescimento notáveis. O número de empresas participantes aumentou de 5 para 53. Suas ações diversificaram-se, adaptando-se às necessidades de cada galeria. Foram conduzidas seis Pesquisas Setoriais sobre o mercado de arte e 250 convidados internacionais participaram de 23 Art Immersion Trips. O Latitude lançou o edital Intercâmbio de Curadores, com oportunidade de pesquisa no Getty Research Institute. O interesse internacional pela arte brasileira continua forte. O Latitude fortalece o setor através de ações comerciais, que promovem a imagem do país em feiras internacionais; atividades estruturantes, como planejamento estratégico e capacitação; e estratégias de comunicação, garantindo a visibilidade da arte brasileira.

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para

atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

Sobre a Act Arte

Fundada em 2017 por Fernando Ticoulat, a Act Arte atua em todas as frentes de criação, curadoria, gestão e produção de exposições, publicações, pesquisas e projetos culturais que inovam, atraem e se conectam com o público. Sua missão é promover a circulação da arte visando impactar pessoas e criar comunidades. Com foco na arte e na cultura latino-americanas, a Act Arte já realizou iniciativas em colaboração com agentes nacionais e internacionais, de países como Argentina, Canadá, Colômbia, México, EUA e Reino Unido.

Serviço

7ª edição da Pesquisa Setorial sobre o Mercado de Artes Visuais no Brasil

7 de fevereiro de 2025, sexta-feira, 10h às 12h

Instituto Goethe

Rua Lisboa, 974 - Pinheiros, São Paulo - SP

Inscrições pelo site Pesquisa Setorial do Mercado de Arte 2024 – Act Editora

Transmissão via Zoom

 

Informações para a imprensa

Tabula Comunicação Thais Gouveia

comunicacaotabula@gmail.com

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Economia Criativa — Arte Contemporânea
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

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