E-Xport Meeting 2025 acontece de 29 a 31 de julho, em São Paulo, e reforça a estratégia de ampliar a presença de empresas brasileiras no comércio eletrônico global
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realiza, de 29 a 31 de julho, a 6ª edição do E-Xport Meeting, principal evento da Agência voltado à internacionalização de empresas brasileiras por meio do comércio eletrônico. A iniciativa será realizada dentro do Fórum E-commerce Brasil 2025, o maior encontro de e-commerce da América Latina, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).
Com o tema “Exportações via e-commerce: competitividade global e utilização de IA nos negócios digitais”, o evento reunirá especialistas internacionais, plataformas digitais, empresas exportadoras e lideranças estratégicas para discutir o impacto da inteligência artificial nos negócios digitais voltados à exportação. A programação contará com palestras técnicas, oficinas práticas, estudos de caso e conexões com marketplaces internacionais. A expectativa é reunir mais de 400 participantes durante os três dias de atividades.
Parceria estratégica com a Shopee
Durante o E-Xport Meeting 2025, será assinado, nesta quarta-feira, 30 de julho, um Memorando de Entendimento (MOU) entre a ApexBrasil e a Shopee, marketplace que conecta vendedores e consumidores, com o objetivo de promover a capacitação e a inserção competitiva de empresas brasileiras em mercados internacionais.
A parceria prevê a realização de webinars, treinamentos técnicos e apoio operacional para que micro e pequenas empresas brasileiras possam expandir sua atuação no comércio eletrônico internacional por meio da plataforma Shopee.
Desde que iniciou sua operação local em 2020, a Shopee tem trabalhado para impulsionar o empreendedorismo digital e já reúne mais de 3 milhões de vendedores brasileiros registrados. O marketplace, que é acessado mensalmente por um terço da população nacional, tem mais de 90% das vendas realizadas por meio de vendedores locais.
Rodadas de negócios inéditas com compradores internacionais
Pela primeira vez, o evento contará com uma edição do Exporta Mais Brasil dedicada exclusivamente ao comércio eletrônico. Nos dias 30 e 31 de julho, a ação promoverá rodadas presenciais de negócios entre 66 empresas brasileiras dos setores de moda, cosméticos e soluções tecnológicas para e-commerce e sete compradores internacionais, oriundos dos Emirados Árabes, México, Portugal, Reino Unido, Rússia e Singapura.
A seleção das empresas brasileiras participantes priorizou critérios de inclusão regional e diversidade, com foco em negócios liderados por mulheres, pessoas negras ou pardas, e localizados nas regiões Norte, Nordeste e Distrito Federal.
Além das rodadas de negócios e da programação técnica, a ApexBrasil contará com um estande institucional no Fórum, com palestras e atendimento especializado para empresas que desejam explorar oportunidades de exportação utilizando canais digitais.
Mercado em expansão
O comércio eletrônico segue em ritmo de crescimento no Brasil e no mundo. Em 2024, o e-commerce global movimentou cerca de US$ 11 trilhões, com expectativa de crescimento médio de 10,7% ao ano até 2029, segundo dados da Euromonitor International. No Brasil, o faturamento do setor foi de R$ 204,3 bilhões em 2024, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), com projeção de chegar a R$ 234,9 bilhões em 2025 e R$ 289 bilhões até 2029.
SERVIÇO
E-Xport Meeting 2025 no Fórum E-commerce Brasil 2025
Data: De 29 a 31 de julho
Local: no Fórum E-commerce Brasil 2025, Distrito Anhembi, em São Paulo (SP)
Assinatura de Memorando de Entendimento (MOU) entre ApexBrasil e Shopee
Data: 30 de julho de 20254
Horário: 12h15
Local: Espaço E-Xport Meeting, no Fórum E-commerce Brasil 2025. Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).