Edição Náutica do Exporta Mais Brasil tem mais de US$ 4 milhões em negócios estimados na sua primeira edição

07/07/2025
Exporta Mais Brasil

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Edição Náutica do Exporta Mais Brasil tem mais de US$ 4 milhões em negócios estimados na sua primeira edição
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Ação realizada no Marina Itajaí Boat Show, um dos maiores eventos náuticos do Brasil, reuniu seis compradores internacionais e 17 empresas brasileiras

O programa Exporta Mais Brasil, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o Marina Itajaí Boat Show e a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), e com o apoio da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), atracou em Itajaí, Santa Catarina, para o Itajaí Boat Show, principal evento náutico do sul do país, realizado entre os dias 3 e 6 de julho. O estado é o maior produtor nacional de embarcações, com cerca de dois terços das unidades fabricadas. O Exporta Mais traz compradores internacionais ao Brasil para negociarem com empresas brasileiras, mobilizando setores estratégicos e facilitando o contato dos empresários locais com o mercado global.

A edição Náutica do Exporta Mais Brasil foi uma oportunidade única para as empresas brasileiras realizarem negócios com potenciais compradores estrangeiros do segmento de embarcações e equipamentos para esta indústria. O evento reuniu seis convidados internacionais de China (2), Chile, Rússia, Moçambique e Emirados Árabes Unidos. Além disso, 17 empresas brasileiras apoiadas pela ApexBrasil apresentaram seus produtos e soluções, que englobam toda a cadeia náutica, desde acessórios, peças e equipamentos tecnológicos até embarcações.

Rodadas de negócio durante o Exporta Mais Náutico em Itajaí, Santa Catarina

Na primeira edição com foco em embarcações, componentes, acessórios e serviços náuticos, o programa rendeu um resultado milionário. Foram US$ 1,5 milhão (cerca de R$ 8,2 milhões) em transações realizadas no evento, com US$ 2,65 milhões (R$ 14,5 milhões) de negócios estimados para os próximos 12 meses, totalizando US$ 4,15 milhões (R$ 22,7 milhões). O representante da ApexBrasil na região Sul, Gabriel Isaacsson, avalia o desempenho da ação inédita e as perspectivas para as próximas oportunidades.

Pensando em mercado internacional, embasado nos resultados dessa edição do Exporta Mais Brasil em Itajaí/SC, o setor náutico tem grande potencial e diversas frentes para explorarmos na promoção internacional. Vale lembrar que o setor engloba tanto as embarcações quanto toda a cadeia de equipamentos e acessórios, e com a devida estratégia, podemos nos posicionar como fornecedores e parceiros importantes para vários mercados. Há espaço para o avanço das empresas brasileiras, que tem se qualificado e demonstrado amadurecimento. Percebemos, pela diversidade do grupo de compradores, que há um belo trabalho pela frente de forma a suprir essa demanda.
Gabriel Isaacsson, representante da ApexBrasil na região Sul

Agenda da edição Náutica do programa Exporta Mais Brasil

Em três dias intensos com muitas oportunidades para parcerias em 64 reuniões realizadas, os compradores internacionais participaram de rodadas de negócios, assistiram a uma apresentação da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar) com um detalhamento da indústria náutica brasileira, visitaram a Fibrafort, maior fábrica da América do Sul em unidades produzidas e fizeram um test drive em uma embarcação de alta tecnologia.

Visita técnica à fábrica da maior fabricante de embarcações do país

Para a diretora de Negócios da Fibrafort, Bárbara Martendal, o apoio da ApexBrasil é fundamental para alavancar os negócios internacionais das empresas brasileiras. “Já trabalhamos com a ApexBrasil há alguns anos por meio do PEIEX, que acrescentou muito no nosso processo de exportação e apresentou algumas ferramentas e metodologias importantes para continuarmos crescendo nesse segmento. Ficamos muito contentes com o Exporta Mais Brasil, que trouxe os compradores para conhecer o nosso estaleiro. Agradeço por esse programa e por fazer parte do desenvolvimento da exportação do nosso negócio.”, afirma.

Os compradores internacionais que participaram desta edição do programa consideraram as rodadas de negócios promovidas pela ApexBrasil um bom instrumento de construção de parcerias. “Viemos para o Brasil a convite da ApexBrasil a procura de fornecedores de equipamentos, e foi muito satisfatório. Estamos surpreendidos com a impressão positiva por termos encontrado tudo que estávamos à espera”, explica Fernando Titosse, de Moçambique, representante da empresa Technical Marine Suppliers.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: África — Ásia (Exclusive Oriente Médio) — Oriente Médio — Eurásia
Setor de Exportação: Máquinas e Equipamentos
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: