ApexBrasil e Shopee renovam parceria para incentivar inserção de empresas brasileiras no e-commerce

30/07/2025
Institucional

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil e Shopee renovam parceria para incentivar inserção de empresas brasileiras no e-commerce
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Nesta quarta-feira, dia 30 de julho, durante o E-Xport Meeting 2025, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Shopee, assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para estimular a inserção de empresas brasileiras no comércio eletrônico internacional.  

A parceria prevê o desenvolvimento de ações conjuntas de sensibilização, capacitação e apoio técnico, com foco na preparação de micro, pequenas e médias empresas brasileiras para expandir sua atuação no comércio eletrônico internacional por meio da Shopee nos países onde opera. 

Entre as iniciativas previstas estão a realização de webinars de treinamento, divulgação de oportunidades comerciais e conteúdos estratégicos voltados à internacionalização por meio do e-commerce.  

“A ApexBrasil tem como objetivo estratégico ampliar e diversificar a base exportadora brasileira, com foco na sustentabilidade, inovação e inclusão regional. A parceria com a Shopee reforça esse compromisso e representa uma nova oportunidade para que empresas brasileiras se posicionem nos principais marketplaces do mundo”, afirma Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil.  

Lançada em 2015 em Singapura, a Shopee iniciou a operação no Brasil em 2020 com o foco em impulsionar o empreendedorismo digital. A empresa possui 13 centros de distribuição e mais de 150 hubs logísticos por todo o país, para atender as vendas dos seus mais de 3 milhões de vendedores brasileiros, que hoje são responsáveis por mais de 90% das transações da plataforma.  

Em 5 anos de operação local, a Shopee tem contribuído para o desenvolvimento do ecossistema de e-commerce, introduzindo muitos brasileiros ao mundo das vendas online. Em uma pesquisa recente, 30% dos vendedores afirmaram que a Shopee foi a primeira oportunidade de vender online, e mais de 50% disseram que a plataforma é hoje sua principal fonte de renda. 

E-Xport Meeting 2025 

O acordo foi celebrado no âmbito do E-Xport Meeting 2025, evento realizado pela ApexBrasil de 29 a 31 de julho, dentro do Fórum E-commerce Brasil, o maior encontro de e-commerce da América Latina, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).   

A ação integra o Programa E-xport, voltado à promoção da internacionalização digital das empresas brasileiras por meio do e-commerce. 

Leia mais sobre o E-Xport Meeting 2025 aqui. 

 

Sobre a ApexBrasil  

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.  

Sobre a Shopee 

A Shopee é um marketplace que conecta vendedores e consumidores em uma experiência de compra fácil, segura e divertida. Lançada em 2015 em Singapura, a Shopee iniciou a operação local em 2020. Atualmente, a empresa conta com uma equipe de mais de 25 mil colaboradores em três escritórios na cidade de São Paulo, 13 centros de distribuição e nos mais de 150 hubs logísticos por todo o país para atender as vendas dos seus mais de 3 milhões de vendedores brasileiros, que hoje são responsáveis por mais de 90% das transações da plataforma.  

A Shopee tem como compromisso ajudar marcas e empreendedores locais a se digitalizarem e terem sucesso no comércio eletrônico, contribuindo para a economia do país. A plataforma faz parte da Sea Limited (NYSE: SE), líder global de internet para consumidores, cuja missão é melhorar a vida dos usuários e pequenas empresas com tecnologia por meio de seus três negócios principais: Shopee, Garena e Monee. 

 

E-Xport Meeting 2025 

Data: 29 a 31 de julho 

Local: Fórum E-commerce Brasil 2025, Distrito Anhembi, em São Paulo (SP) 

Imprensa:  

Tema: Outros
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Erro: