Décimo primeiro episódio da websérie em 2025 será realizado no dia 24 de julho com foco em dois países. As inscrições já estão abertas
No dia 24 de julho, a websérie Direto do Mercado apresentará o décimo primeiro episódio de 2025 com o foco em dois países: Guiana e Suriname. O evento, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), será realizado de maneira virtual, das 10h00 às 12h00, com o objetivo de apresentar oportunidades concretas para empresas brasileiras não exportadoras e exportadoras iniciantes que desejam acessar ou ampliar sua atuação nesses mercados. Você pode se inscrever clicando aqui.
Como já é recorrente de outras edições, o evento irá abordar os principais aspectos do comércio, as oportunidades de negócios e como o empresário brasileiro pode acessar esses mercados. Confira a programação completa aqui.
Por que a Guiana?
Presente na América do Sul, a fronteira com o Brasil não é a única relação entre os países. A Guiana apresenta muitas áreas com potencial para empreendimentos por parte de empresas brasileiras, entre elas estão serviços ambientais, turismo sustentável, gestão de áreas naturais, hotelaria e infraestrutura sustentável.
O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou 174 possibilidades de exportação em setores como bens de capital, artigos manufaturados e alimentos. A Guiana também tem despertado interesse como destino para investimentos, sobretudo nos setores de petróleo e energia.
Por que o Suriname?
Com PIB de US$ 4,7 bilhões e cerca de 600 mil habitantes, o Suriname mantém um comércio bilateral modesto com o Brasil. As exportações brasileiras atingiram US$ 54,6 milhões, tendo como principais produtos carnes de aves, tubos e perfis metálicos, farelo de soja, despojos comestíveis e açúcares.
A ApexBrasil identificou 74 oportunidades de exportação no mercado surinamês, especialmente nos setores de transporte, alimentos, materiais de construção e bens manufaturados, como pneus de borracha.
Para saber mais, clique aqui.
Sobre o Direto de Mercado
A Webserie Direto do Mercado foi criada em 2021, pela Gerência de Competitividade, exibindo uma série de webinars com o objetivo de apresentar mercados potenciais para as exportações brasileiras e auxiliar as empresas brasileiras em suas priorizações e análises de mercado.
A proposta do programa consiste em disponibilizar episódios quinzenais, entre os meses de fevereiro e novembro de 2025, trazendo informações relevantes e atualizadas de mercados selecionados pela Gerência de Inteligência de Mercado.
A série é voltada para empresas não exportadoras e exportadoras iniciantes, buscando apresentar mercados potenciais que auxiliem as empresas em suas priorizações de mercado e análises visando a abertura ou ampliação de ações no comércio exterior.
Em 2024, a ApexBrasil fez mais de 1.800 empresas com 8 edições. Já neste ano, nossa meta é fazer entre 4 e 6 mil empresas nas 20 edições!
Serviço
Webinar Direto do Mercado: Guiana e Suriname
Inscrição: clique aqui
Programação: clique aqui
Data: 24 de julho
Horário: das 10h às 12h (horário de Brasília)
Local: Plataforma online