OMC premia programa do MDIC e da ApexBrasil para mulheres no comércio exterior

02/07/2025
Institucional
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Com histórias de sucesso e exportações para três continentes, “Elas Exportam” vence prêmio internacional na Suíça

A troca de experiências entre empresárias que já atuam no comércio exterior com empreendedoras que buscam alcançar o mercado internacional é a base do Programa Elas Exportam, que acaba de ser premiado pela Organização Mundial do Comércio (OMC), nesta quarta-feira (2/7), em cerimônia realizada em Genebra.

O “Elas Exportam” conquistou o Prêmio Igualdade de Gênero no Comércio, na categoria Mulheres Empreendedoras, no qual concorreram iniciativas de outros 14 países. O programa brasileiro foi desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex-MDIC), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

“É um reconhecimento dos esforços do país na promoção do empoderamento econômico feminino por meio do comércio exterior”, comemora a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres. Estudo do MDIC aponta que apenas 14% das empresas exportadoras contam com maioria feminina em seus quadros societários. “O objetivo do programa”, afirma Tatiana, “é contribuir para aumentar essa participação".

Para a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, essa premiação é o reconhecimento internacional de que estamos na direção certa para reduzir a desigualdade de gênero. “A participação das mulheres no comércio exterior pode trazer benefícios significativos para a economia, pois sabemos que empresas que exportam empregam mais e pagam melhores salários”, reforça Repezza.

Caminho certo

Na avaliação da coordenadora do programa pelo MDIC, Patrícia Favaretto, que representou a pasta na cerimônia, a premiação sinaliza que o “Elas Exportam” está no caminho certo. “Para muitas mulheres que estão dando os primeiros passos no comércio internacional, contar com a orientação de profissionais experientes é mais do que adquirir conhecimento técnico, é ganhar confiança e incentivo.”, afirma. Ela destaca que o programa se fortalece a cada ciclo e um dos elementos centrais dessa expansão é o trabalho de mentoria.

A gerente de Competitividade da Apex, Clarissa Furtado, representante da Agência na premiação, ressalta que ampliar a presença de mulheres no comércio internacional é uma das prioridades estratégicas da ApexBrasil . “O Elas Exporta congrega duas ferramentas muito eficientes para o desenvolvimento de empresas lideradas por mulheres no comércio internacional: mentorias e formação de redes”, disse.

O Elas Exportam integra uma estratégia mais ampla do governo brasileiro para promover a igualdade de gênero no comércio internacional. Durante a presidência brasileira do G20, o eixo de Comércio e Investimento incluiu, pela primeira vez, o tema Mulheres no Comércio Internacional como prioridade independente.

Além disso, o Brasil aderiu ao Acordo Global sobre Comércio e Gênero (GTAGA), passou a integrar a plataforma SheTrades Hub e o SheTrades Outlook, do Centro de Comércio Internacional (ITC), e avançou na implementação do capítulo sobre comércio e gênero do Acordo de Livre Comércio com o Chile.

O país também vem atuando para incorporar cláusulas de gênero nos acordos comerciais em negociação. Temas relacionados a comércio e empoderamento feminino passaram a integrar os textos dos acordos mais recentes firmados pelo país, como é o caso do acordo com a União Europeia, finalizado em 2024.

Conquista de mercado

A premiação fortalece o programa que nasceu em 2023 e já impulsionou negócios como a Engenho Café de Açaí, de Macapá, comandado por Valda Gonçalves, que hoje exporta para Estados Unidos, Alemanha e Austrália.

Outro exemplo é a Carne de Jaca, empresa da Maria Edivângela, do Tocantins, que já chegou ao mercado europeu.

Oferecido de forma gratuita, o programa tem edições semestrais e combina mentorias, oficinas e seminários. Atualmente em sua quarta edição, o Elas Exportam acumula a participação de 315 mulheres, sendo 169 mentoradas e 146 mentoras, assim distribuídas:

  • 1ª edição: 20 duplas de mentoras e mentoradas
  • 2ª edição: 30 duplas de mentoras e mentoradas
  • 3ª edição: 47 mentoras e 69 mentoradas
  • 4ª edição: 49 mentoras e 50 mentoradas

As inscrições para a 5ª edição serão divulgadas na primeira quinzena de julho.

Mais casos de sucesso

  • Matrona: Empresa cearense de roupas e peças de crochê, liderada por Fabiana Lopes Rocha, participou da 1ª edição do programa. Após essa participação, a Matrona adaptou seu produto para o mercado externo e realizou sua primeira exportação para os Estados Unidos. Desde então, a empresa ampliou sua atuação tanto no mercado nacional quanto no internacional, alcançando um novo patamar de crescimento e visibilidade;
  • JMJ Lauto: Sob liderança por Erica Rosa da Silva, a empresa participou da 2ª edição do Elas Exportam e vivenciou uma imersão internacional significativa ao participar da missão Origem Bahia, em Portugal, em 2024, onde apresentou um desfile de moda praia e fitness. Essa experiência gerou visibilidade e abriu portas para negociações com mercados como Portugal, Chile e Estados Unidos;
  • Top Amazon: Fundada por Eusa Marques, a marca de cosméticos sustentáveis da Amazônia participou do programa e, posteriormente, integrou o Exporta Mais Brasil, da ApexBrasil, em Manaus. No evento, oito dos doze importadores participantes demonstraram interesse imediato nos produtos da empresa, que em 2024 realizou sua primeira venda internacional para os Estados Unidos.

Prêmio

O “International Prize for Gender Equality in Trade”, concedido pela Organização Mundial do Comércio (OMC), é uma iniciativa lançada em 2024 e faz parte dos esforços para ampliar a participação de mulheres na economia global, reconhecendo práticas, políticas ou iniciativas que contribuam para a inclusão de mulheres nessa área.

Para concorrer ao prêmio, o país deve ser membro ou observador da OMC e apresentar uma política comercial, programa de exportação ou projeto que promova a inclusão e o empoderamento econômico das mulheres.

As propostas concorrem em cinco categorias: Mulheres Empreendedoras; Desenvolvimento Sustentável e Gênero; Facilitação do Comércio; Serviços no Comércio, além da categoria especial de Empoderamento da Juventude sob a Perspectiva de Gênero.

A avaliação leva em conta oito critérios: inclusão, empoderamento, parcerias, possibilidade de replicação, inovação, estratégia de comunicação, alinhamento com os pilares do Grupo de Trabalho Informal sobre Comércio e Gênero da OMC, e aprendizados obtidos com a iniciativa.

Tema: Expansão Internacional
Mercado: América do Sul — Brasil
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português
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