Programa Mulheres e Negócios Internacionais da ApexBrasil recebe prêmio internacional em cerimônia na África do Sul

22/07/2025
Mulheres e Negócios Internacionais

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Programa Mulheres e Negócios Internacionais da ApexBrasil recebe prêmio internacional em cerimônia na África do Sul
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O prêmio World Trade Promotion Organizations (WTPO Awards) 2024 – Excellence in Export Development Initiatives é concedido pelo International Trade Centre (ITC) e elegeu o MNI como “Melhor iniciativa que garante a inclusão e sustentabilidade de um negócio”

Nesta terça-feira (22), a diretora de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Ana Repezza, idealizadora do programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da Agência, receberá pessoalmente o prêmio internacional World Trade Promotion Organizations (WTPO Awards) 2024 – Excellence in Export Development Initiatives, concedido pelo International Trade Centre (ITC). O programa venceu na categoria “Melhor iniciativa que garante a inclusão e sustentabilidade de um negócio”.  A cerimônia de entrega acontece durante a primeira Reunião Ministerial Global de Pequenas e Médias Empresas promovida pelo ITC, em parceria com o Departamento de Desenvolvimento de Pequenos Negócios (DSBD) da África do Sul, de 22 a 24 de julho, em Joanesburgo.

O reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, promovendo o empreendedorismo feminino, lideranças femininas, e a inclusão no mercado internacional.
Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil

Criado em 2023, o programa já mudou a vida de dezenas de lideranças femininas e conquistou outras premiações. Este é o terceiro prêmio global que a iniciativa recebe por seu alcance e resultados positivos no combate à desigualdade de gênero. O programa recebeu, em 2024, o Prêmio de Boas Práticas do Movimento Elas Lideram 2030, concedido pela Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas. Neste ano, o programa Elas Exportam do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que se insere no escopo do MNI, também recebeu o Prêmio Igualdade de Gênero no Comércio, do Grupo de Trabalho Informal sobre Comércio e Gênero da Organização Mundial do Comércio na categoria: Mulheres empreendedoras, em Genebra, na Suíça.

Para Ana Paula Repezza, combater a desigualdade de gênero é um desafio permanente e cada reconhecimento internacional do MNI motiva a fazer ainda mais e alcançar espaços e voos ainda mais altos. “A aspiração de trazer mais mulheres para os negócios internacionais está se concretizando em ações efetivas, impactando centenas de empresárias e ecoando no trabalho de diferentes entidades e parceiros governamentais” destaca.

Segundo a diretora, as ações de hoje têm resultados de curto, médio e longo prazos. “Incluir as mulheres nos fluxos de comércio exterior e de investimentos estrangeiros diretos tem impactos imediatos, como a geração de mais riqueza e renda. E produz, no futuro, o que chamamos de impactos intergeracionais”, afirma.  

Desde sua criação, o MNI se tornou uma ação transversal dentro da ApexBrasil, que passou a aplicar um lente de gênero em todos os projetos e ações da Agência, com o intuito de criar mais oportunidades para as empreendedoras brasileiras alcançarem o mercado internacional.

 

Potencial das micro e pequenas empresas

No cenário internacional, micro e pequenos negócios já representam cerca de 40% do total de empresas exportadoras do Brasil. Ao exportar, pequenos negócios crescem, aumentam faturamento, geram empregos, tornam-se mais competitivos e contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do país. Atenta a esse potencial, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem intensificado seus esforços para inserir as MPEs no comércio exterior, ampliando a presença desses empreendedores no mercado global.

Em 2024, a ApexBrasil atingiu o marco histórico de 20.596 empresas apoiadas, das quais 54,2% (11.172) eram de micro e pequeno porte, um crescimento expressivo de 50,1% em relação a 2023. Esse avanço tem sido possível graças a um trabalho integrado de capacitação, inteligência de mercado e apoio em feiras, rodadas de negócio e missões internacionais, transformando histórias de empreendedorismo local em casos de sucesso global. Entre os principais programas voltados ao segmento está o Programa de Qualificação para a Exportação - o PEIEX - que já capacitou mais de 30 mil empresas em todo o país, sendo 5.071 somente em 2024 – mais de 70% delas de micro e pequeno porte.

Exportar é uma estratégia poderosa para o fortalecimento dos pequenos negócios porque amplia mercados, dilui riscos e impulsiona a competitividade. O compromisso da ApexBrasil é continuar criando condições para que essas empresas aproveitem essa oportunidade. Pequenos negócios brasileiros têm ocupado seu espaço no mercado global: em 2024, 28.847 empresas brasileiras exportaram, sendo 5.952 microempresas e MEIs, e 5.480 pequenas empresas. Em uma década (2014-2024), o número de empresas de pequeno porte atuando no comércio internacional aumentou 112,45%, segundo dados da Secex/MDIC. Apesar do avanço, o volume exportado pelas MPEs ainda é proporcionalmente baixo: US$ 2,6 bilhões em 2024, menos de 1% dos US$ 337 bilhões exportados pelo país. Por isso, ampliar a capacitação e criar oportunidades concretas de inserção no mercado internacional tem sido prioridade estratégica da ApexBrasil.

 

Sobre o Prêmio World Trade Promotion Organizations (WTPO Awards)

O ITC (em português Centro Internacional de Negócios) em parceria com a Rede Mundial de Promoção Comercial, premia organizações inspiradoras que criam impactos para o bem do comércio internacional. O ITC é a agência conjunta da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial do Comércio (OMC) destinada a apoiar a competitividade e a internacionalização de micro, pequenas e médias empresas e promover o desenvolvimento econômico sustentável empoderando mulheres, jovens e refugiados. O Prêmio World Trade Promotion Organizations (WTPO Awards) é realizado a cada dois anos e reconhece organizações de promoção comercial do mundo todo (WTPOs, na sigla em inglês) que desenvolvem iniciativas inovadoras de apoio a pequenos negócios e de promoção da competitividade de empresas exportadoras, em especial aquelas com foco na inclusão de gênero e no desenvolvimento sustentável das economias.

 

Impactos do MNI

Ao longo dos últimos dois anos, o programa Mulheres e Negócios Internacionais tem apresentado resultados expressivos. No mesmo ano de sua criação, em 2023, foi registrado um aumento de cerca de 34% no número de empresas lideradas por mulheres apoiadas pela ApexBrasil. Em 2024, foram realizados 2347 atendimentos e um total de 1437 empresas com lideranças femininas foram impactadas diretamente. Entre as atendidas, 63% são de micro e pequeno porte e 37% de médio e grande porte. No ano passado foram realizadas 78 ações do programa, sendo 67 inclusivas e 11 específicas para mulheres. O MNI conta com a parceria de mais de 75 instituições e entidades setoriais que apoiam empreendedoras na expansão de negócios nos mercados globais.

“A expectativa é que o programa passe a atuar também no fortalecimento da interseccionalidade com raça/etnia, do ecossistema de negócios internacionais junto a redes de relacionamento e comunidades nacionais e globais, por meio do mapeamento de mulheres no mercado de trabalho de comércio exterior e de compradores e investidores inclusivos, conectando-os às empresas apoiadas pela ApexBrasil”, destaca a especialista líder do programa MNI na ApexBrasil, Maira Cauchioli.

Assessoria de Imprensa da ApexBrasil – imprensa@apexbrasil.com.br

Contato durante o evento: Anna Emília Arend - +55 61 995354885 

Tema: Qualificação Empresarial
Mercado: África do Sul
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: