ApexBrasil e Sebrae levam delegação recorde para a VivaTech 2025, maior feira de inovação e tecnologia da Europa

12/06/2025
Notícias da Indústria e Serviços
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil e Sebrae levam delegação recorde para a VivaTech 2025, maior feira de inovação e tecnologia da Europa
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Participação de destaque é marcada por diversidade, liderança feminina e grandes expectativas de negócios para as startups brasileiras

Começou nesta quarta-feira (11) a VivaTech 2025, o maior evento de tecnologia de inovação da Europa e um dos principais do mundo, realizado anualmente em Paris, capital francesa. Pela 7ª vez consecutiva, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Sebrae, organiza a participação brasileira, que nesse ano atingiu uma delegação recorde de 38 empresas de base tecnológica. Deste total, 54% possuem liderança feminina. Como comparação, seis startups participaram da edição do ano passado.

A diversidade regional também está representada na delegação. São 8 startups de Norte e Nordeste que apresentam soluções sustentáveis, solidárias e que prometem ajudar a resolver problemas do cotidiano. Entre as empresas que compõem o time Brasil, estão também aquelas que possuem maior aderência e convergência ao mercado europeu. Tudo pensado para ampliar as oportunidades de negócios e levar um pouco da inovação brasileira para o exigente ecossistema de tecnologia da União Europeia.

Para as startups brasileiras, o VivaTech representa, sem dúvida, a principal vitrine de acesso ao mercado francês de inovação, além de uma oportunidade única de internacionalização, parcerias estratégicas e visibilidade global.  Os setores de maior representatividade são: tecnologia da informação, com 9 startups; saúde e bem-estar (healthtech e biotech), com 7 startups.; e agronegócio (agtech e foodtech), com 4 startups. Mas há ainda empresas do setor de educação, finanças, logística, sustentabilidade, óleo e gás, entre outros.  

A gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil, Maria Paula Velloso, destaca o potencial de inovação brasileiro e as oportunidades que estão por vir, principalmente com a delegação recorde que participa nessa edição. 

Temos a participação cada vez mais ampliada do Brasil na França. Ano passado trouxemos 6 startups, e hoje temos 38 de diferentes estados, sendo a maioria delas lideradas por mulheres. Isso é uma conquista e um trabalho consistente feito em parceria com o nosso escritório em Bruxelas, a embaixada em Paris, MRE, SECTECs e MDIC. Estamos aqui com um programa para trazer delegações de outros países para conhecerem o trabalho, portanto é fundamental o preparo dessas startups.
Maria Paula Velloso, gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil

Para Philippe Figueiredo, analista de inovação do Sebrae, a participação brasileira sem precedentes nessa edição da VivaTech abre oportunidades únicas para atrair investimentos estrangeiros. “Estamos aqui com a maior delegação de startups da história do Brasil, são quase 40 startups de diversos segmentos que têm um grande potencial se apresentando nesse megaevento para investidores, clientes e parceiros. O Sebrae apoia iniciativas como esse com seus programas de soft landing, em parceria com a ApexBrasil, SERPRO, e a embaixada do Brasil na França”.

Abertura oficial do pavilhão do Brasil na VivaTech 2025

Segundo o embaixador do Brasil na França, Ricardo Tavares, a delegação brasileira na Vivatech deste ano é significativa e reafirma o compromisso do governo com a promoção da inovação e tecnologia. “A presença do Brasil neste espaço representa um avanço concreto na estratégia de internacionalização de nossas startups, centros de pesquisa e instituições públicas e privadas ligadas à tecnologia e inovação. A participação brasileira é mais expressiva já registrada, houve uma ampliação notável de área ocupada, número de expositores e visibilidade alcançada.”

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Tecnologia da Informação e Comunicação
Setor de Investimento: Serviços de Tecnologia
Setor de serviços:
Erro: