Nova edição da publicação trimestral da ApexBrasil destaca recorde de US$ 301,65 bilhões na corrente de comércio e fortalecimento da relação bilateral entre Brasil e China
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou nesta segunda-feira, dia 14 de julho, a 7ª edição do Impulso das Exportações com dados do comércio exterior do primeiro semestre de 2025 e um compilado especial sobre as relações Brasil e China, incluindo o detalhamento dos recentes anúncios de investimento.
Um dos destaques desta nova edição é o recorde de US$ 301,65 bilhões na corrente de comércio do primeiro semestre de 2025. O número é o melhor resultado desde 2022. O crescimento das exportações foi impulsionado pelo fortalecimento de mercados estratégicos. As vendas para a Argentina, por exemplo, avançaram 55,4%, refletindo a retomada da demanda no país vizinho. Também houve aumento no valor exportado para os Estados Unidos (4,4%) e para os países da União Europeia (2,6%). Quanto aos setores, no primeiro semestre houve crescimento de 4,7% nas vendas de produtos brasileiros da indústria de transformação, totalizando US$ 88,5 bilhões.
O Impulso das Exportações é uma publicação trimestral da Agência que traz informações, dados atualizados do comércio exterior brasileiro com análises rápidas e precisas, destaques econômicos, oportunidades de investimentos e uma breve radiografia do atual cenário do mercado global.
China vai investir mais de R$ 27 bilhões no Brasil em áreas como energia, tecnologia e inovação
Outro destaque são os novos investimentos da China no Brasil. Durante o Fórum Empresarial Brasil-China, realizado em Pequim, no dia 12 de maio, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e promovido pela ApexBrasil, foram anunciados mais de R$ 27 bilhões em novos investimentos chineses no Brasil. Os recursos, voltados para setores estratégicos como energia renovável, tecnologia, mobilidade, mineração, alimentos e semicondutores, sinalizam um futuro mais conectado, limpo e inovador para ambos os países. A cooperação também deve se intensificar em áreas como saúde, biotecnologia, inteligência artificial, agricultura e comunicação.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, está otimista com os avanços nas relações entre China e Brasil. “Nos próximos anos, vamos ter um crescimento exponencial na relação e no fluxo de comércio com a China”, destaca.
A China – segunda maior economia do mundo – é o principal investidor asiático no Brasil e o principal destino das exportações brasileiras, respondendo por 28% do valor total exportado e por 41,4% do superávit comercial do Brasil. Commodities como soja (33,4%), petróleo bruto (21,2%) e minério de ferro (21,1%) representaram 75,6% do total exportado pelo Brasil ao país. Em 2024, o Brasil se consolidou como o maior fornecedor de carne bovina, carne de aves, soja, celulose e açúcar para os chineses. “Fazer negócios com a China significa acesso a um dos maiores mercados consumidores do mundo, com demanda crescente por alimentos de qualidade e produtos diferenciados”, afirma Jorge Viana.
A diversificação da pauta exportadora é também uma das prioridades do governo brasileiro, que enxerga potencial para ampliar as vendas de proteína animal, café e produtos de maior valor agregado, como alimentos industrializados, medicamentos, máquinas e bioenergia. Essa perspectiva foi reforçada por um estudo recente da ApexBrasil, o Perfil de Comércio e Investimentos – China, que identificou cerca de 400 produtos com potencial de exportação para o mercado chinês.
Atuação da ApexBrasil
A ApexBrasil tem atuado para promover a imagem do Brasil como destino seguro e atrativo, por meio de ações direcionadas e da participação em fóruns estratégicos. No Impulso das Exportações, você confere esses dados e as principais movimentações do primeiro semestre deste ano, além de ficar por dentro das políticas públicas e iniciativas voltadas à atração de investimentos de longo prazo.
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7ª edição do Impulso das Exportações