De 19 a 22 de novembro, 15 importadores de 12 países estarão no Brasil para participar de rodadas de negócios com 33 empresas da Amazônia. Esta será a segunda edição do programa criado pela Agência para promover as exportações da região
Criado em 2023 pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Exporta Mais Amazônia tem como objetivo fomentar as exportações de setores compatíveis com a floresta e de alto valor agregado da Amazônia brasileira. A primeira edição, realizada em Rio Branco, no Acre, movimentou mais de R$ 50 milhões em negócios. Desta vez, o evento ocorrerá em Belém, no Pará, de 19 a 22 de novembro, e terá como foco os segmentos de castanhas, temperos, geleias, molhos e açaí da região. Ao todo, 33 empresas da região Norte se reunirão com 15 compradores internacionais de 12 países (Índia, China, Suíça, Rússia, Reino Unido, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Peru, Israel, França, Malásia e Polônia) para negociar.
Além das rodadas de negócios, o programa inclui visitas técnicas e o evento Diálogos Exporta Mais Amazônia, que marcará o encerramento no dia 22 (sexta-feira). O encontro será realizado na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) e contará com a participação do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; do diretor-superintendente do Sebrae, Rubens Magno; do governador do Pará, Helder Barbalho (a confirmar); além de outras autoridades e especialistas da ApexBrasil, que apresentarão oportunidades e ferramentas que a Agência oferece para empresas brasileiras interessadas em exportar. Na ocasião, será lançado o novo Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) em Belém, e também serão assinados Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) entre a ApexBrasil, o Serviço Florestal Brasileiro e o Centro de Empreendedorismo da Amazônia.
“É crucial que o Brasil expanda suas exportações na Amazônia, criando espaço para produtos em harmonia com a floresta, condição essencial para um desenvolvimento sustentável”, afirma Jorge Viana, destacando a importância da segunda rodada do Exporta Mais Amazônia. “Esse programa aproxima o empresariado amazônico dos mercados internacionais, organizando o setor produtivo e trazendo compradores de todo o mundo para conhecer o potencial da região. Esta edição, no coração da Amazônia, é uma oportunidade para mostrar ao mundo o potencial tanto da floresta quanto dos empresários do Norte para uma economia global sustentável. Afinal, a Amazônia não é importante só para o Brasil, mas para o mundo inteiro”, conclui Viana.
Durante a semana, os compradores internacionais realizarão visitas técnicas a polos produtivos de cada setor, conforme explica o gerente de agronegócio da ApexBrasil, André Laudemir Muller: “Ao ver de perto o processo produtivo – a floresta, o extrativismo e o beneficiamento – os compradores se sentem mais confiantes para fechar negócio. Eles percebem o potencial da região e se engajam mais com a questão socioambiental da Amazônia”, diz Muller.
As visitas técnicas ocorrerão no dia 19 (terça-feira) e serão divididas em grupos. Um grupo visitará a fábrica de açaí da empresa 100% Amazônia; outro grupo irá ao polo agrícola da Horta da Terra, especializada em temperos; e o terceiro visitará a Mutran Exportadora, que trabalha com o beneficiamento e comercialização de castanha-do-Brasil. A divisão será conforme os interesses dos importadores, que também serão recebidos pela Manioca, empresa de alimentos que utiliza ingredientes e sabores da biodiversidade amazônica. No dia seguinte (20), os compradores visitarão a Ilha do Combu.
“Será uma imersão no setor produtivo da região, com a oportunidade de experimentar sabores, navegar pelo rio, ver de perto a floresta e expandir as possibilidades de negócios”, explica Essio Lanfredi, responsável pelo EA Norte da ApexBrasil.
As rodadas de negócios ocorrerão no dia 21, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), onde compradores e empreendedores da região Norte do país se encontrarão com suporte técnico da ApexBrasil.