No Sul de Minas Gerais, 58 empresas capacitadas pela ApexBrasil dão início a processos de exportação

11/04/2022
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
No Sul de Minas Gerais, 58 empresas capacitadas pela ApexBrasil dão início a processos de exportação

Descrição da imagem: Foto. Xícara de café com punhado de grãos de café.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O Programa de Qualificação para Exportação da ApexBrasil foi executado entre 2019 e 2022 pelo Grupo Educacional Unis. Com núcleo na região de Varginha e Lavras, 100 empresas de diversos segmentos foram capacitadas

Nesta semana, aconteceu no município mineiro de Varginha o encerramento oficial do núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), voltado para o Sul de Minas Gerais. O PEIEX foi executado durante dois anos pelo Grupo Educacional Unis e chegou ao fim com resultados positivos: capacitou um total 100 empresas de diversos segmentos para exportação, sendo que 32 já realizaram pelo menos uma exportação e outras 26 já estão em fase de negociação para realizar a primeira venda internacional. 

O núcleo teve sede em Varginha e um polo na cidade de Lavras, para ampliar o acesso à qualificação com atendimento gratuito e individualizado. Esta foi a primeira vez que os municípios do Sul mineiro contaram com um núcleo do PEIEX. 

“Desenvolver a região faz parte do DNA do Grupo Unis e isso o PEIEX fez, através das exportações e dos frutos que o PEIEX deixou aqui na nossa região. Eu espero que em um futuro próximo possamos ter mais movimentos neste sentido, para que mais empresas tenham acesso à exportação, para que o nosso sul de Minas ganhe cada vez mais”, destaca o Coordenador do PEIEX Varginha, Rodrigo Braga Faria.  

A Fruto Roxo Açaí, uma das empresas atendidas, tem sede em Varginha e é uma das que já estão exportando. O CEO Luiz Otávio Candido conta que através da capacitação passaram a exportar para Portugal e já prospectam novos mercados. 

“Fizemos nossa primeira exportação graças ao PEIEX. O programa foi fundamental não só pela qualificação, mas todo suporte que a equipe da ApexBrasil e do Unis nos ofereceram no processo de fechar o negócio e executar a venda. Foi incrível”, conta. 

Outra que integrou o programa foi a Paraguaçu Têxtil, do município de Paraguaçu, a cerca de 300 quilômetros de Belo Horizonte. A empresa foi fundada em 1941 e agora passa a exportar pela primeira vez. “Foi muito produtivo. Iniciamos nossas exportações e estamos felizes com todo atendimento da equipe do PEIEX Varginha”, diz o diretor comercial e de marketing, Dimas Marques.

“A Apex Brasil está muito satisfeita com o trabalho do PEIEX que foi realizado aqui na região sul de Minas Gerais. Isso com certeza é resultado da competência dos produtores rurais, das empresas, mas também da sistemática e do trabalho que nós fizemos. Contamos com uma equipe muito competente e o resultado está aí”, enfatiza o analista da Apex Brasil e gestor do PEIEX em Varginha, Laudemir André Müller. 

PEIEX Agro e o potencial cafeeiro de Minas Gerais

Um importante destaque deste núcleo foram as ações focadas para capacitar os produtores rurais do setor de café especial, que é característica marcante da matriz produtiva mineira e tem grande valor agregado para balança comercial brasileira. O foco foi estabelecido, em razão do grande potencial da região no segmento de café, que em 2021 representou 93% das exportações totais de Varginha. O PEIEX AGRO para café especiais contou com a parceria da BSCA, Associação Brasileira de Café Especiais, que tem sede em Varginha.

Das 100 vagas oferecidas pelo PEIEX, 65 foram destinadas exclusivamente à produtores de café, e incluindo fazendas e produtores rurais que possuem CPF de produtor. Um dos produtores que participaram foi o jovem Uender Oliveira Peixoto, da família produtora rural do Sítio Santo Antônio, do munícipio de Santo Antônio do Amparo.  A família produz café há 30 anos, mas sempre comercializou apenas em feiras de cooperativas locais. O objetivo com a exportação, é potencializar a força de sua marca e de seu mercado. 

“A gente trabalha somente com agricultura familiar e sempre produzindo café de qualidade, mas a gente comercializava só em cooperativas. Com a capacitação do PEIEX pude entender como funciona a exportação, como contato com compradores, maneira mais segura para nossa primeira exportação e até mesmo detalhes, como execução de marketing da nossa marca. O curso foi maravilhoso”, conta Uender.  

A marca Ouro de Kaffa é um dos exemplos que já caminham para exportação. O C&O Edson Zenum conta que começaram negociações e algumas vendas para China, Chile, Argentina e Portugal. “O PEIEX colaborou demais para. Estamos muito satisfeitos”, destaca.

Sobre Grupo Educacional Unis

O Grupo Educacional Unis tem mais de 50 anos de atuação como uma das principais Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais e tem como missão colaborar para auxiliar o desenvolvimento do Sul de Minas Gerais. O Grupo Unis é uma organização sem fins lucrativos composto atualmente por aproximadamente mil funcionários, dez mil alunos e mais de 150 opções de cursos presenciais e a distância entre Graduação, Pós-Graduação, Mestrado, Educação Básica e Cursos de Extensão. 

Sobre a ApexBrasil  

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: