Pavilhão Brasil tem café brasileiro

06/05/2025
Expo Osaka 2025
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Food truck administrado por Hamaya Coffee comercializa o produto de Minas Gerais

Osaka, 29 de abril - O público que visita o Pavilhão Brasil, na Expo 2025, vem consumindo o tradicional café brasileiro na saída da exposição organizada pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). A bebida é comercializada no food truck instalado na frente do espaço brasileiro.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café arábica do mundo. De acordo com informação da Gerência de Inteligência de Mercado e da Gerência de Agronegócios da ApexBrasil, na última safra 2023/24, o Brasil produziu 39,5 milhões de sacas de café arábica e 15,2 milhões de sacas de café canéfora, um total de 54,7 milhões de sacas e exportou 42,8 milhões de sacas de café verde, 1,9 milhões de sacas de café solúvel e 100 mil sacas de café industrializado. O principal produto exportado é o café arábica verde, comercial e especial. O café de maior valor agregado que o Brasil exporta é o verde especial, que pode atingir valores substanciais no mercado mundial.

Em termos de valores, o Japão é o quinto destino da exportação de café do Brasil, com crescimento de 28,9% entre 2023 e 2024. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, seguidos de Alemanha, Bélgica e Itália. 

O Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, ressalta que “é uma enorme satisfação ver que tantos japoneses apreciam o café brasileiro. Essa é uma bebida que tem forte ligação com a imigração japonesa no Brasil, pois os japoneses chegaram a trabalhar em cafezais, contribuindo para a disseminação do café”.

Food truck

Depois de apreciar a exposição no Pavilhão Brasil, que consiste em dois edifícios de mil metros quadrados no total, o público pode consumir o original café preto brasileiro. O café é da Fazenda Monte Alegre, em Minas Gerais, Estado que lidera a produção nacional. A administração do food truck é da Hamaya Coffee, que completou 100 anos de fundação em 2024. Com sede em Osaka, a empresa atua principalmente em lojas de departamento. 

De acordo com o deputy general manager Yosuke Kitano, da Hamaya Coffee, o café servido no Pavilhão Brasil é certificado pela BSCA e de alta qualidade. “Recomendamos experimentar também o café com leite de amêndoas, fácil de beber e com efeito sinérgico de nozes”, disse. O food truck também comercializa café preto, café com leite e esse café com leite de amêndoas quente ou gelado. 

A mesma empresa Hamaya ofereceu serviço semelhante na Expo de 1970. “O Hamaya Coffee oferece o sabor do tradicional café brasileiro”, enfatizou Kitano. 

Produção

Quando a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) foi criada em 1991, por 12 produtores rurais, o Brasil produzia em torno de 120 mil sacas de cafés especiais. Atualmente, o Brasil produz cerca de 8 milhões de sacas de cafés especiais. Esse crescimento demonstra como país conseguiu agregar valor ao seu produto, com melhores práticas de cultivo, de pós-colheita, de seleção de grãos e de armazenagem. 

Horário de funcionamento

O food truck funciona das 9h às 21h. O menu inclui café e vitaminas de açaí.

Tema: Expansão Internacional
Mercado: América do Sul — Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

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