Com aumento na presença de mulheres em empresas exportadoras, programa da ApexBrasil oferece capacitação e suporte para impulsionar negócios liderados por empreendedoras no mercado internacional
As mulheres estão conquistando mais espaço no comércio exterior brasileiro, mas ainda enfrentam desafios para alcançar maior equidade. Para apoiar a participação feminina em seus planos de internacionalização, nesta quinta-feira (3), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), deu início a 4ª edição do programa Elas Exportam, uma inciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Agência, no âmbito da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) e do Programa Mulheres e Negócios Internacionais. Em março deste ano, o MDIC realizou a segunda edição do estudo sobre a participação de mulheres no comércio exterior, demonstrando que o percentual de mulheres nas empresas exportadoras subiu de 29,2%, em 2023, para 31,8%, e nas importadoras, de 32,5% para 34,7%. A pesquisa também revelou que as empresas que atuam no comércio exterior pagam salários mais elevados às mulheres em comparação com as firmas que atuam apenas no mercado interno, mas a desigualdade salarial ainda é significativa.
O programa Elas Exportam tem como objetivo apoiar a inserção de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior, oferecendo apoio e suporte à atividade exportadora por meio de mentorias individuais e coletivas. Nesta edição, dentre 700 inscritas, as 50 selecionadas participaram da Sessão Inaugural, que dá início a uma jornada de formações e valiosas trocas entre as empresárias.
Ana Paula Repezza, Diretora de Negócios da ApexBrasil, reforçou que o projeto existe para agregar e complementar o trabalho de empresárias brasileiras. “Já atendemos mais de 4 mil empresas através de nosso Programa Mulheres e Negócios Internacionais", complementa, “sempre aprendemos muito com o processo, impactamos a economia e contribuímos pra um mundo melhor e mais igualitário”.
Ao longo de 3 meses, as participantes terão suporte ao desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e socioemocionais necessárias ao impulso da atividade exportadora, além da troca de experiências entre empresárias que já atuam no comércio exterior com empresas lideradas por mulheres que desejam explorar e adentrar o mercado global. Dentre as atividades oferecidas pelo programa estão:
- Sessões individuais de mentoria conduzidas por Mentoras;
- Sessões coletivas de capacitação;
- Oportunidades para ampliar a rede de contatos.
A ApexBrasil reafirma seu compromisso com a promoção da equidade de gênero e o fortalecimento da presença feminina no comércio exterior. Para aquelas que desejam trilhar esse caminho e ampliar as fronteiras de seus negócios, sigam acompanhando os canais oficiais da Agência e fiquem atentas às próximas oportunidades do programa Elas Exportam. Com informação, preparação e apoio estratégico, mais empreendedoras brasileiras poderão conquistar o mercado internacional.
Sobre o Elas Exportam
O Programa tem como propósito aprimorar as competências e habilidades técnicas e socioemocionais essenciais para mulheres que desejam empreender com êxito no comércio exterior, oferecendo capacitação e suporte para sua inserção e atuação no mercado internacional.