Missão Empresarial Magreb 2025 busca fortalecer comércio e cooperação entre Brasil e norte da África

19/05/2025
Institucional

Por: Comunicação ApexBrasil

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Promovida pela ApexBrasil e Ministério das Relações Exteriores, a iniciativa busca aproximar o mercado nacional da Argélia, Tunísia e Marrocos

O fortalecimento das relações econômicas entre o Brasil e o continente africano é uma das prioridades do atual governo brasileiro. Como parte das ações de promoção comercial e cooperação para 2025, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) realizarão, de 26 de maio a 3 de junho, a Missão Empresarial Magreb 2025. O objetivo é estreitar os laços comerciais do Brasil com a Argélia, Tunísia e Marrocos.

A iniciativa é voltada para empresas brasileiras exportadoras, especialmente dos setores de couro, proteína animal, chocolates, cacau, amendoim, balas e derivados, arroz, café (commodity), etanol, açúcar e bioeletricidade, fertilizantes, plásticos transformados, móveis, energias renováveis, componentes para veículos automotores/autopeças, defesa e segurança, máquinas e equipamentos, e fármacos. Para mais informações sobre a participação brasileira e demais detalhes, acesse o regulamento completo aqui.

A missão ao norte da África contará com visitas técnicas, seminários sobre os mercados de cada país e encontros de negócios. Essa iniciativa faz parte da estratégia de reaproximação comercial do Brasil com o continente africano, definida no Encontro dos Setores de Promoção Comercial (SECOMS) das embaixadas brasileiras no continente.

O primeiro passo dessa estratégia foi dado com o Fórum Econômico Angola-Brasil, realizado durante a visita de Estado do presidente Lula a Angola, em 2023. Já em 2024, a ApexBrasil, em parceria com as agências de promoção comercial de Angola (AIPEX), África do Sul (DTIC), Moçambique (APIEX) e Tanzânia (TanTrade), organizou em Joanesburgo a Missão Brasil-África Solutions, que movimentou R$ 104,8 milhões em negócios para empresas brasileiras, considerando vendas imediatas e projeções para os 12 meses seguintes. Ainda em 2024, a ApexBrasil em parceria com o MRE e com a Câmara de Comércio Afro-Brasileira (AfroChamber) realizou Missão Empresarial à Namíbia, Botsuana, Moçambique e Tanzânia. Em 2025, a ApexBrasil iniciou o ano promovendo Missão à África Ocidental, que incluiu visitas a Nigéria, Gana, Costa do Marfim e Senegal.

 

Parceria com a África

Com 54 países e uma população de 1,4 bilhão de habitantes, a África é o segundo continente mais populoso do mundo e apresenta a maior taxa de crescimento demográfico, além de um mercado consumidor em franca expansão. Em 2024, o continente foi o terceiro maior destino de produtos brasileiros, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos, mas à frente da Argentina. Em comparação com 2023, as exportações brasileiras para a região cresceram 20,5%. Apesar da queda nos preços de alguns produtos exportados, esse crescimento se deve ao aumento do volume exportado, resultado dos esforços do MRE, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da ApexBrasil, que têm trabalhado na abertura de novos mercados e na priorização estratégica da região.

Segundo um estudo da Inteligência de Mercado da ApexBrasil, a África apresenta mais de 6 mil oportunidades para produtos brasileiros, com destaque para alimentos, máquinas e equipamentos de transporte.

 

Perfil de Comércio e Investimentos

A equipe de Inteligência da ApexBrasil disponibiliza semanalmente atualizações dos Perfis de Comércio e Investimentos de países com os quais o Brasil possui relações comerciais. No continente africano, além de Nigéria, Gana, Costa do Marfim e Senegal, desta vez são lançados os Perfis dos Estados visitados na missão: Argélia, Tunísia e Marrocos.

Os estudos reúnem informações atualizadas sobre comércio bilateral, investimento direto, acesso a mercado, acordos comerciais e mais de 600 oportunidades comerciais mapeadas. Confiram alguns pontos importantes por país:

 

ARGÉLIA

Em 2024, as exportações brasileiras para a Argélia totalizaram US$ 2,6 bilhões, com um crescimento médio anual de 20% no período de 2019 a 2024. O Brasil ocupa a 5ª posição entre os principais países de origem das importações argelinas, com uma pauta favorecida pela forte dependência da Argélia em relação às commodities. O Brasil lidera as exportações de açúcares e melaços para o país, com 96,6% de participação nas importações desse segmento. Além disso, as exportações de soja cresceram mais de 300% nos últimos cinco anos, sendo o principal fator para o superávit comercial brasileiro com a Argélia. O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou 197 oportunidades comerciais para o Brasil no mercado argelino, abrangendo setores como alimentos, matérias-primas e máquinas.

 

TUNÍSIA

No ano passado, o Brasil exportou US$ 400,3 milhões para a Tunísia, colocando o país na 12ª posição entre as principais origens das importações tunisianas. Com um crescimento médio anual de 12,8% entre 2019 e 2024, a série histórica dos últimos 20 anos registra superávits consecutivos para o Brasil, impulsionados principalmente pelas commodities, que representaram mais de 70% do valor exportado, por exemplo, o Brasil é o principal fornecedor de soja para a Tunísia, respondendo por 66,7% das importações do produto. Destaca-se ainda o crescimento expressivo nas exportações de veículos automóveis para o país, que aumentaram quase 300% nos últimos seis anos. Foram identificadas 177 oportunidades comerciais para o Brasil no mercado tunisiano, com destaque para os setores de alimentos, produtos químicos, manufaturados e veículos.

 

MARROCOS

Exportações brasileiras para o Marrocos totalizaram US$ 1,4 bilhão, em 2024, com um crescimento médio anual de 24,3% entre 2019 e 2024. O Brasil ocupa a 10ª posição entre os principais países de origem das importações marroquinas que é o 3º maior destino das exportações brasileiras no continente africano, cerca de 97% das importações marroquinas de açúcar são de origem brasileira. Nos últimos seis anos, destacaram-se também os crescimentos médios das exportações de café não torrado (54,4%), carne bovina fresca (49,8%) e aparelhos elétricos (138,7%). Foram mapeadas 228 oportunidades comerciais para o Brasil no mercado marroquino, com destaque para partes de máquinas, especiarias e alimentos processados.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: África
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Máquinas e Equipamentos
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

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