Organizada pela ApexBrasil com o apoio da Abimóvel, a exposição ocorre durante a Semana de Design de Milão, de 7 a 13 de abril, na Itália
A presença feminina no design brasileiro vai ganhar visibilidade na Semana de Design de Milão com a participação de mais de 30 marcas lideradas por mulheres no FuoriSalone. Ao todo, 57 marcas representarão o Brasil no evento. A exposição brasileira é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL),[CF1] e ocorre de 7 a 13 de abril, na Università degli Studi di Milano, Itália.
"A representatividade feminina em mais de 50% das marcas selecionadas reflete o avanço das mulheres no comércio internacional. A ApexBrasil tem trabalhado ativamente para incentivar essa inclusão e comemora o crescimento constante da participação feminina em suas ações", destaca Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil.
Sob o conceito "Chuva do Caju" – fenômeno natural que ocorre em diferentes regiões do Brasil, marcado por chuvas esparsas durante a estação seca que antecedem a floração dos cajueiros e anunciam uma boa colheita –, a exposição tem curadoria do arquiteto e designer Bruno Simões e apresenta uma ampla gama de produtos. Entre eles, móveis de alto padrão, objetos decorativos, iluminação, pedras ornamentais, revestimentos cerâmicos e artesanato. O tema simboliza transformação e resiliência, ressaltando o design como uma poderosa ferramenta para enfrentar desafios e impulsionar a inovação.
Considerada uma das maiores mostras de design internacionais, a Semana de Design de Milão é composta por dois grandes eventos: o iSaloni - Salão do Móvel de Milão (Salone del Mobile.Milano), o maior evento do setor moveleiro do mundo, e o Fuorisalone, que tem múltiplos projetos de arte e cultura e acolhe exposições paralelamente ao Salão do Móvel. O FuoriSalone é reconhecido por sua abordagem inovadora e multicultural, reunindo projetos de arte, cultura e design em diferentes espaços da cidade. Está será a oitava vez consecutiva que a ApexBrasil participa do evento e leva o melhor do design brasileiro sustentável para o mundo.
Design autoral e sustentabilidade
A designer capixaba Natalia Scarpati marcará presença no FuoriSalone com sua criação autoral e sustentável. Com trajetória consolidada na pesquisa e uso de rochas naturais em design, Natalia vê a participação no evento como uma validação de seu trabalho e uma oportunidade de expandir sua marca globalmente. "Ser aprovada para essa exposição, sob curadoria de Bruno Simões, juntamente com tantos outros designers talentosos, é uma chance de mostrar a riqueza da nossa produção para o mundo. Estou me sentindo honrada de levar, através do meu produto, um combo de Brasil: pedra natural e materiais locais, produzidos de forma artesanal e sustentável, com um design autoral desenvolvido por mim, uma mulher brasileira", afirma.
Na mostra, Natalia apresenta a luminária Pingo, uma peça inspirada na expressão “água mole, pedra dura, tanto bate até que fura", que dialoga diretamente com o conceito da exposição brasileira. A luminária combina quartzito brasileiro reaproveitado e uma cúpula de tecido natural, destacando a persistência da natureza e a importância do design sustentável. "Pequenos gestos – como o uso consciente de materiais – geram impactos poderosos. Pingo não ilumina apenas espaços, mas também consciências, mostrando que a sustentabilidade é uma jornada contínua – lenta como a água, mas irresistível como seu poder de esculpir a pedra", ressalta.
A designer enfatiza o impacto da presença brasileira no evento, ressaltando que o design autoral do país se diferencia pelos materiais únicos e pelo saber artesanal ancestral. "Quando alguém adquire um produto nosso, não está apenas comprando algo funcional, mas também uma parte de uma história, uma cultura, um processo, um material exclusivo", destaca.
Natalia acumula prêmios e reconhecimentos, como o Brasil Design Award 2019 concedido pela Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), por uma de suas obras chamada ‘Xodós’, a cadeira-balanço da linha Arrebol.
Ainda em processo de internacionalização de sua marca, está inscrita no programa Mulheres e Negócios Internacionais da ApexBrasil e aguarda para começar sua mentoria no Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX) da Agência. “Meu foco está em exportar meus produtos e fazer novos contatos internacionais, ampliando a presença da minha marca e levando minhas criações a outros cenários”, ressalta.
Essência da Amazônia em Milão
A designer e arquiteta Rosangela Gusmão Guimarães também compõe a delegação brasileira do FuoriSalone. Natural de Governador Valadares (MG), mudou-se para o Pará aos cinco anos, onde cresceu cercada pela floresta, em contato com a natureza e os animais. Rosangela acumula 34 anos de experiência no setor e é sócia-proprietária da Perfini, i[CF2] ndústria de móveis em madeira proveniente de manejo florestal sustentável, com sede em Belém (PA). Para ela, expor em Milão representa uma grande conquista e o reconhecimento de um trabalho construído com amor e paixão. “É também a valorização da cultura amazônica, de seus povos, da madeira proveniente de manejo sustentável e do design autoral brasileiro”, ressalta.
A Perfini é associada ao projeto Brazilian Furniture, realizado pela ApexBrasil em parceria com a ABIMÓVEL. A iniciativa apoia a internacionalização da indústria moveleira brasileira por meio de ações como feiras, missões e projetos comerciais, e já conta com mais de 130 empresas participantes.
Para a exposição, Rosangela levará a Poltrona Ícaro, peça inspirada na busca por desafiar limites e alçar voos mais altos. "Expor em Milão é sair do imaginário das nossas florestas e conquistar espaço na maior vitrine do design", afirma. Seu compromisso com a sustentabilidade é uma marca registrada, presente desde a seleção da matéria-prima até a concepção de peças duráveis e atemporais. “Pensamos em um máximo aproveitamento e mínimo desperdício”, explica, acrescentando que “o design é fruto da necessidade humana, passando por sonhos e ideais. A madeira é um bem renovável, durável e não descartável. Por isso, cuidar da floresta e respeitar seu ciclo é fundamental", reforça.
Embora já tenha exportado no passado, a Perfini busca novos mercados e conta com um representante nos Estados Unidos. "Aproveito esta oportunidade para mostrar meu trabalho ao mundo, transformando a visão sobre a Amazônia. Destaco a qualidade e a capacidade de desenvolvimento sustentável da região, despertando no consumidor internacional a importância de valorizar um produto genuinamente amazônico e de contribuir para um desenvolvimento justo e social”, afirma a arquiteta e designer.
No ano anterior, com apoio da ApexBrasil e da Abimóvel, expôs no iSaloni a Poltrona Boto, assinada pelo designer João Demele. Rosangela reforça a importância de iniciativas como a da ApexBrasil de promoção de produtos brasileiros com alto design. "A[CF3] s ações da Apex são essenciais para atravessarmos os portões de um mercado altamente concorrido, apostando na nossa biodiversidade e profissionalismo como diferenciais", conclui.
Universo mágico feito de barro
Já a ceramista Aline Angeli levará ao FuoriSalone sua coleção Costa dos Corais, composta por esculturas inspiradas em espécies marinhas, como Gaiúba, Cioba e Paru, encontradas na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, no litoral de Alagoas. As peças traduzem sua interpretação lúdica desse ecossistema ameaçado pelas mudanças climáticas. "Representar algumas de suas espécies – ainda que numa interpretação lúdica – é uma forma de chamar a atenção para esse universo mágico ameaçado", afirma Aline.
Para a artista, expor em um dos maiores eventos do design mundial é a realização de um sonho. "Ver meu trabalho selecionado para representar a produção contemporânea do Brasil em Milão, ao lado de outras empresas e designers que tanto admiro, é algo que me emociona e empolga muito", conta.
Nascida em Porto Alegre, Aline mudou-se para Maceió aos 11 anos. Sua trajetória na arte e cultura nordestinas passou pelo jornalismo, onde entrevistou grandes nomes como Ariano Suassuna e pela cerâmica, aprendendo com mestres como João Carlos, filho de João das Alagoas. "Minha ideia é trazer um Nordeste muito além da temática regional típica à qual estamos acostumados. Gosto de explorar a nobreza do barro orgânico em suas infinitas texturas, transformando-o com uma linguagem de personagens e formas lúdicas, meio mágicas", explica.
A ceramista já recebeu importantes reconhecimentos no Brasil, como o Prêmio Mitsubishi Motors Made de Design na categoria Revelação e o 9º Prêmio Objeto Brasileiro como finalista. Esta é sua primeira participação no FuoriSalone e primeira experiência com o apoio da ApexBrasil. "Nunca exportei meus trabalhos, mas já estou me preparando para participar dos treinamentos oferecidos pela Apex sobre isso", afirma.
A experiência em Milão também simboliza, para Aline, a crescente presença feminina no mercado internacional. "Durante muito tempo talvez tenha acreditado que 'colocar os pés para fora' do mercado local era algo que exigiria uma 'energia masculina' para encarar as negociações e toda a estrutura necessária – e que tudo isso fugia um pouco da minha alma de artista, que só queria criar. Mas encontrar outras mulheres artistas maravilhosas e empreendedoras me deu confiança de que poderia trilhar esse caminho", finaliza.
SERVIÇO:
Salão do Móvel de Milão – iSaloni | Salone del Mobile.Milano Salone
Data: De 7 a 13 de abril de 2025
Local: “Espaço Brasil” - Pavilhão 3 - Rho Fiera Milano
FuoriSalone [CF4] - www.fuorisalone.it
Data: De 7 a 13 de abril de 2025
Local da mostra brasileira: Universitá degli Studi di Milano
Confira aqui o catálogo da delegação brasileira no Fuorisalone 2025.
Assessoria de Imprensa da ApexBrasil: imprensa@apexbrasil.com.br