Pavilhão Brasil recebe mais de 100 mil visitantes

06/05/2025
Expo Osaka 2025
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Pavilhão Brasil recebe mais de 100 mil visitantes
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O espaço brasileiro na Expo 2025 Osaka alcança essa marca em duas semanas

Osaka, 29 de abril - O Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), na Expo 2025 Osaka, teve um marco importante no dia 29 de abril: mais de 100 mil visitantes. Em menos de duas semanas de inauguração, o espaço brasileiro alcançou esse alto número de visitantes.

Japoneses, brasileiros e estrangeiros de diversas nacionalidades têm visitado o Pavilhão Brasil para conhecer mais sobre a vida do povo brasileiro.

O Diretor do Pavilhão Brasil, Ademar Skalinkski Junior, enfatiza que “a ApexBrasil agradece os mais de 100 mil visitantes alcançados”. O resultado, segundo ele, reflete o esforço de toda equipe da ApexBrasil, da curadora Bia Lessa e equipe e de muitos colaboradores envolvidos na organização do pavilhão.

A curadora Bia Lessa criou cinco atos que representam `Existir`, `Diferir`, Confluir`, `Extinguir` e `Reexistir`. No primeiro edifício, o público participa de cenas que mudam cinco vezes ao longo de 15 a 20 minutos. Há infláveis no teto e no chão que representam a natureza, o ser humano e os animais. No segundo edifícios fica a Sala dos Parangoromos, onde está sendo distribuída uma fusão da vestimenta `parangolé`, criada pelo artista Hélio Oiticica, com `hagoromos`, vestimenta tradicional japonesa associada à leveza e espiritualidade. Há ainda tinta branca que os visitantes podem se pintar no rosto ou nas mãos.

Ao lado da Sala dos Parangoromos, o visitante pode assistir a uma apresentação com fotos e vídeos do Brasil. Numa dessas fotos está um dos principais líderes do povo Yanomami, Davi Kopenawa. As raízes brasileiras estão sendo exibidas para o melhor entendimento do povo brasileiro. Kopenawa é conhecido pela defesa do povo indígena e da floresta amazônica. Ele já ganhou inúmeros prêmios e é membro da Academia Brasileira de Ciências.

A seguir alguns depoimentos dos visitantes.

“Eu moro na Suíça e estou de férias no Japão. Estou gostei de ver a cultura brasileira no Japão. Estou muito contente com a ideia do pavilhão. Tenho muita saudade da comida brasileira”. (Celia Correa de Sampaio, mora há 15 anos longe do Brasil)

“Achei o pavilhão muito bonito e fiquei impressionada”. (Mariko Ijitsu, da Malásia)

“Senti muita saudade do Brasil. O pavilhão é bonito e gostei do vídeo com a Turma da Mônica”. (Leonardo Sakai da Silva, não volta ao Brasil há dez anos)

“Gostei muito da primeira parte da exibição do pavilhão. Os meus filhos também se divertiram com a pintura no rosto”. (Tie Nakashima veio de Gifu com a família)

Tema: Não se aplica
Mercado: América do Sul — Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: