Programa ScaleUp inBrazil inicia quinta edição com imersão de startups estrangeiras em três estados brasileiros

06/05/2025
Investimentos

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Programa ScaleUp inBrazil inicia quinta edição com imersão de startups estrangeiras em três estados brasileiros
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Empresas inovadoras de Israel, Japão e Singapura estão no Brasil para conhecer o ecossistema de inovação brasileiro e iniciar sua internacionalização para o país

Buscar mais tecnologia e inovação para o Brasil para diversos setores de tecnologia, desde soluções sustentáveis para reduzir a pegada de carbono, passando por combate a fraudes até robôs médicos. Esta é a meta do ScaleUp inBrazil, programa de atração de startups internacionais da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), que iniciou nessa segunda-feira (05) a sua quinta edição com 15 startups de três países em São Paulo. O programa tem o apoio das agências parceiras JETRO (Japão), Enterprise Singapore e Missão Econômica de Israel. A Finlândia acaba de aderir e irá participar a partir de 2026. Desde o início do programa, em 2019, foram mais de 130 empresas que contribuíram para o ecossistema de inovação brasileiro.

Na edição de 2025, o programa traz ao Brasil nove empresas israelenses, quatro japonesas e duas singapurenses de alta tecnologia interessadas em iniciar os negócios expandir suas operações para o país.  A missão de imersão ocorrerá entre os dias 5 e 23 de maio, com visitas a São Paulo, São José dos Campos, Campinas, Florianópolis e Curitiba. Está prevista uma série de atividades, desde a abertura oficial no escritório ApexBrasil em São Paulo, passando por um Demoday em Curitiba no formato “Shark Tank” até a cerimônia de encerramento da missão com pitches finais das startups e entrega de certificados na capital paulista.

Além das agendas em São Paulo e Curitiba, as startups irão participar de eventos em São José dos Campos, Florianópolis e Campinas, como visitas a Parques Tecnológicos, encontros de negócios e compromissos institucionais. A abertura no em São Paulo foi marcada pelos treinamentos de “pitches”, quando as empresas receberam insights sobre o mercado brasileiro e as estratégias para se estabelecer no contexto tecnológico brasileiro. Elas tiveram apenas três minutos para apresentar sua solução de forma clara, eficiente e precisa, com o objetivo de atrair mais parceiros, clientes e conexões para viabilizar suas soluções no Brasil.

A gerente de Investimentos da ApexBrasil, Helena Brandão, ressalta a importância do ScaleUp inBrazil para atrair parceiros de países que são referência em novas tecnologias e buscam no Brasil um mercado rentável para suas soluções. 

Recebemos startups estrangeiras, de Japão, Israel e Singapura para passar três semanas no Brasil em cinco cidades diferentes conhecendo nosso ecossistema, o que temos de mais inovador, conhecendo os investidores e possíveis parceiros. O objetivo é que essas empresas abram sua operação no Brasil e invistam no país. A grande novidade é que ano que vem a Finlândia também se juntará ao programa trazendo também startups ao nosso país.
Helena Brandão, gerente de Investimentos da ApexBrasil

Para a superintendente executiva da ABVCAP, Ângela Ximenes, a colaboração com a ApexBrasil no ScaleUp potencializa os efeitos da iniciativa na economia e potencial de inovação do país. 

A ABVCAP tem uma parceria de 15 anos com a ApexBrasil, e essa parceria inclui, além de trazer investimentos internacionais para o país, fomentar a inovação trazendo empresas que podem se estabelecer no Brasil e fazer conexões com as empresas brasileiras. Esperamos que isso traga mais negócios para o país e mais empregos para as empresas brasileiras, que essas empresas se estabeleçam aqui e criem vínculos definitivos com o país.
Ângela Ximenes, superintendente executiva da ABVCAP

A Finlândia é a nova integrante do ScaleUp e iniciará sua participação a partir de 2026, embora já acompanhe a imersão deste ano como observadora por meio da Business Finland, agência responsável por auxiliar na internacionalização de empresas do país. “Temos muitas parcerias de ganhos mútuos entre Brasil e Finlândia. O Brasil é um mercado enorme, uma grande oportunidade para as empresas finlandesas médias e pequenas. Este programa é uma ótima ferramenta para juntar os dois lados. Vemos muito potencial para a Finlândia em temas como saúde digital, tecnologias educacionais e de energia limpa. Temos realmente um match enorme com o Brasil nessas áreas”, afirma Heidi Virta, diretora de América Latina da Business Finland.

Segundo Roberto Leon, CEO Brasil do grupo israelense Ewave, o ScaleUp é uma oportunidade de expandir os negócios no país e buscar parceiros para trazer a inovação para o mercado brasileiro. “A Ewave é um grupo israelense que está trazendo para o Brasil o Commbox, que é uma ferramenta multicanais para clientes, funcionários e fornecedores. O ScaleUp para nós é fundamental porque já atuamos no Brasil, mas esse programa nos ajuda a encontrar clientes para nossa nova plataforma, além de fazer networking na área de inovação. Temos três semanas de uma programação extensa e espero que tenhamos bons resultados para trazer a solução para o Brasil.

 

Soluções

As soluções apresentadas pelas empresas de Israel, Japão e Singapura são voltadas a diferentes setores de tecnologia para tratar de questões variadas. Por exemplo, uma alternativa apresentada por uma startup japonesa promete melhorar o ar das grandes cidades com neutralizadores de carbono, enquanto o projeto israelense tem a meta de usar filtros especiais para reutilização de recursos hídricos. Também de Israel, foi apresentada uma proposta de robôs médicos projetados para aumentar a precisão de cirurgias;

Além disso, as startups apresentaram ideias para otimizar o atendimento de clientes por IA para proporcionar uma melhor experiência ao usuário, além de soluções para garantir mais segurança e prevenir golpes, que são hoje um grande problema enfrentado por brasileiros de todas as idades.

 

Programação

5 de maio

Abertura no escritório ApexBrasil em São Paulo + Treinamento de pitches

6 de maio

Visita ao Cubo Itaú em São Paulo (um dos mais relevantes hubs de inovação da América Latina e uma organização sem fins lucrativos que, desde 2015, conecta as melhores soluções tecnológicas para construir grandes cases de inovação para o mercado).

7 de maio

Visita ao Parque Tecnológico de São José dos Campos

9 de maio

Visita a Japan House - Iniciativa internacional que tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a cultura nipônica da atualidade

12 de maio

Visita ao CPQD em Campinas – Entidade que realiza o maior programa de pesquisa e desenvolvimento da América Latina, gerando soluções em TICs, que são aplicadas em diversos setores

13 de maio

Visita ao CNPEM em Campinas - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Visita à BOSCH

14 de maio

Visita à ACATE em Florianópolis - A Associação Catarinense de Tecnologia é a principal representante do empreendedorismo inovador em Santa Catarina. Sua missão é apoiar o ecossistema local de ponta a ponta, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia no estado.

15 de maio

Visita ao Sapiens Park – Parque de Inovação de Florianópolis

19 de maio

Demoday em Curitiba

O ScaleUp inBrazil Demoday em Curitiba é um dos principais eventos de destaque da imersão, quando as empresas vão apresentar seus pitches para os principais players do capital de risco do sul do Brasil, bem como para executivos de alto escalão corporativo.

20 de maio

Visita às Federação das Indústrias do Paraná (FIEP)

22 de maio

Cerimônia de graduação das startups e encerramento da imersão em São Paulo

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio) — Europa — Oriente Médio
Setor de Exportação: Tecnologia da Informação e Comunicação
Setor de Investimento: Energias renováveis — Serviços de Tecnologia
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: