O país oferece mais de 430 oportunidades para produtos brasileiros. Baixe o Perfil de Comércio e Investimentos e veja como iniciar ou ampliar seus negócios no país.
O México é a segunda maior economia da América Latina, atrás apenas do Brasil e um mercado estratégico para os produtos brasileiros. Para acessar informações sobre o país e conhecer mais sobre suas oportunidades de negócio, basta acessar a nova publicação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Perfil de Comércio e Investimentos: México. O estudo é o decimo quinto lançamento deste ano da série da Inteligência de Mercado da Agência, que já conta com edições sobre mercados como Alemanha, China, Portugal e os Brics.
Em 2024, o intercâmbio comercial entre Brasil e México totalizou cerca de US$ 15 bilhões. As exportações brasileiras somaram US$ 7,8 bilhões, uma pauta diversificada que inclui desde commodities, como soja, carne de frango e café, até produtos de maior valor agregado, como veículos, motores e equipamentos de engenharia civil. Ademais, os dez principais grupos de produtos exportados pelo para o país apresentaram crescimento médio positivo entre 2019 e 2024.
Um marco importante para os bons resultados foi a abertura do mercado mexicano para a carne bovina brasileira em 2023. Em apenas um ano, as exportações do item saltaram de US$ 23 milhões para US$ 214,3 milhões, um crescimento expressivo de 820,8%. Além disso, o governo brasileiro conseguiu abrir o mercado mexicano para outras 19 categorias de produtos, sendo mais de dez apenas em 2024. Outro destaque foi o café não torrado, que teve um crescimento de 323,5% nas exportações, impulsionado pela quebra de safra em Honduras e Guatemala.
Oportunidades de exportação
O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou 434 oportunidades comerciais no México. Os principais setores incluem:
- Máquinas e equipamentos de transporte, com destaque para veículos rodoviários e equipamentos de geração de energia.
- Produtos químicos, especialmente farmacêuticos, medicinais e plásticos.
- Artigos manufaturados, como produtos de borracha, papel, celulose e produtos metálicos.
Como parte de medidas para conter a inflação e impulsionar o poder de compra da população, o governo mexicano isentou, até o fim de 2025, o pagamento de impostos de importação de diversos itens da cesta básica. Essa política pode abrir novas oportunidades para produtos brasileiros, especialmente nos setores de alimentos e bebidas, higiene pessoal, rações para animais e produtos hortícolas.
Investimentos mexicanos
Em 2023, o estoque de Investimento Estrangeiro Direto (IED) do México no Brasil alcançou US$ 15,5 bilhões, um crescimento de 21,3% em relação ao ano anterior e o maior volume desde 2015. Com isso, o México passou a ocupar a 17ª posição no ranking de investidores no Brasil, tornando-se o maior investidor latino-americano no país, superando Chile e Uruguai.
Entre os destaques de investimento greenfield, está o Grupo América Móvil, que anunciou um investimento de cerca de US$ 7,1 bilhões na expansão de infraestrutura e na abertura de novas lojas. Também se destacam as operações da rede de conveniência OXXO, parte do Grupo FEMSA, que inaugurou 600 lojas no estado de São Paulo entre 2019 e 2024, com investimento estimado em US$ 20 milhões.
Quer saber mais sobre as oportunidades e as relações econômicas entre o Brasil e o México? Acesse o estudo completo neste link.