Iniciativa do projeto Brazil Machinery Solutions contou com a participação de 71 empresas durante feira agropecuária.
A Rodada Internacional de Negócios na Agrishow 2025, iniciativa do projeto setorial de fomento à exportação Brazil Machinery Solutions (BMS), resultado de uma parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), resultou em US$ 6,3 milhões em negócios já realizados e projetou uma expectativa adicional de US$ 26,8 milhões a serem concretizados nos próximos meses.
As rodadas de negociação envolveram representantes de 71 empresas do setor de máquinas e equipamentos agrícolas apoiadas pelo programa: Agrimec; Agritech; Albuz; Almeida Equipamentos; Balanças Açores; Baldan; Becker; Botimetal; Brasélio Tratores; Bristol; Bulktech TMSA; Carvalho Indústria e Máquinas; Casp; Cemag; Cimisa Máquinas; Coimma; Combine Máquinas Agrícolas; Engecer; F.M. Copling; Fido; Fundição BB ; Geomaq; Germek Equipamentos; Grupo Farenzena; Himev Máquinas e Trituradores; Industrial Bussi; Incomagri; Indústrias Colombo; Indutar; ING Guindastes; Inroda; Irrigabrás; J. Fernandes; JF Máquinas; JLS Máquinas; Jumil; Kepler Weber; KO Máquinas; Kuhn do Brasil; Luma Implementos; MAC LUB; Magnojet; Mecmaq; MEC-RUL; Megatec; Menta; Mepel; Metalquip; MFW Máquinas; MGA Peças Agrícolas; Moldemaq; Nogueira; Pabovi; Piccin; Prensso Máquinas; Rothobrás; RSC Máquinas (Maxxforte); São José Industrial; Savefarm; SC Máquinas e Implementos Agrícolas; Agrícolas; Siatec Brasil; Stara; Tatu Marchesan; Tigre; TKA Cranes; Toledo do Brasil; T.T. do Brasil; Vence Tudo; e ZM Bombas.
Eles apresentaram seus produtos para 15 compradores estrangeiros vindos da África do Sul, Angola, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, México, Moçambique, Nicarágua, Panamá, Peru, previamente selecionados por um sistema de identificação de potenciais compradores internacionais. Ao todo, foram realizadas 530 reuniões entre os dias 29 de abril e 01 de maio.
A Rodada Internacional de Negócios realizada na Agrishow 2025 é parte importante da estratégia do programa BMS de ampliar a projeção internacional da indústria brasileira de máquinas e equipamentos agrícolas, setor que atualmente representa 22% das vendas do setor e que deve registrar neste ano um aumento de 8% no faturamento, movimentando R$ 65 bilhões de reais, segundo a ABIMAQ.
Patrícia Gomes, Diretora Executiva de Mercado Externo da ABIMAQ, avalia a importância dos resultados obtidos durante a iniciativa.
Os resultados da Rodada de Negócios na Agrishow 2025 reafirmam o protagonismo do agronegócio brasileiro no cenário global. Convidamos compradores de mercados estratégicos para criar conexões qualificadas entre a indústria nacional e parceiros internacionais. A Agrishow, o maior hub da América Latina para o setor, oferece o ambiente perfeito para evidenciar a competitividade e a excelência das soluções brasileiras. O Brasil dispõe de tecnologias de ponta, capazes de atender às exigências dos mercados mais desafiadores. Nosso compromisso é expandir esse alcance e consolidar a presença global das empresas brasileiras.
Patrícia Gomes, Diretora Executiva de Mercado Externo da ABIMAQ
Agrishow 2025 mostrou “O Futuro do Agro de A a Z”
Há três décadas moldando o setor agrícola no Brasil, a Agrishow é a maior exposição agropecuária da América Latina. Realizada anualmente em Ribeirão Preto, cidade a 314 km de São Paulo, é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag (Associação Brasileira do Agronegócio); ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos); Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos); Faesp (Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo); e SRB (Sociedade Rural Brasileira).
A edição de 2025 teve como tema: “O Futuro do Agro de A a Z”, reunindo mais de 800 marcas expositoras que apresentaram soluções eficientes, automatizadas e com tecnologia adaptada à inteligência artificial (IA), Internet das Coisas, sensores e drones.
520 mil m² de área receberam uma série de melhorias estruturais, como a reestruturação do estacionamento, o asfaltamento de ruas e a ampliação das bilheterias, além de melhorias na sinalização.
Outros destaques ficaram para o espaço Agrishow Labs, área dedicada a startups que apresentam soluções inovadoras a diversas necessidades dos produtores rurais; além do espaço Agrishow Pra Elas que promoveu uma maior interação, troca de conhecimento e oportunidades dentro do agronegócio para as mulheres, que já lideram 30% dos estabelecimentos rurais do Brasil, segundo o Censo Agropecuário.
Segundo os organizadores, a Agrishow 2025 recebeu 197 mil visitantes e o volume de negócios realizados e intenções de compra gerou o total de R$ 14,6 bilhões, um aumento de 7% em relação a 2024.
Sobre o Brazil Machinery Solutions
Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitiva. O Programa BMS é composto por empresas fabricantes de máquinas e equipamentos de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Mais informações: www.brazilmachinery.com
Sobre a ABIMAQ
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Mais informações: apexbrasil.com.br
Informações para a Imprensa
Gabriel Rajão
+55 11 970 240 325
Vitor Lillo
+55 11 998 270 808