O Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), marcará presença em mais uma edição da SwimShow, feira especializada em beachwear que acontece anualmente em Miami, nos Estados Unidos.
Considerada uma das mais tradicionais e relevantes feiras do segmento de moda praia no mundo, a edição de 2025 da SwimShow acontecerá, pelo segundo ano consecutivo, no final de maio — antecipando-se ao calendário tradicional de julho. Esta mudança estratégica tem o objetivo de alinhar a produção e entrega das coleções com o calendário de compras de importantes mercados, como o Caribe e os Estados Unidos, otimizando os prazos de entrega para a temporada Cruise.
A feira acontecerá entre os dias 31 de maio e 2 de junho, no Miami Beach Convention Center, e deve reunir mais de 7,5 mil compradores, designers, formadores de opinião e líderes do setor vindos de mais de 60 países.
Neste ano, o Texbrasil apoiará a participação de 19 marcas brasileiras, que apresentarão ao público internacional suas coleções com foco em excelência, originalidade e identidade nacional. As marcas participantes são: Areia Dourada, By Silvia Schaefer, Constantinopla, Das Meninas Infantil, Falesia Carioca, Guria Beachwear, Jungle Society, Kopsch, Maria Pavan, MOS Beachwear, Moulemar, Naked Swimwear, Nidas, Planet Sea, Rio de Sol, Tip Top, Via Sol Brazil, Zillê Rio e Fíccare. O evento conta, também, com o apoio dos Sebraes do RJ e RN.
A empresária Adriana Dranoff, da Planet Sea, destacou que a mudança da data para final de maio e início de junho, embora desafiante para a produção, trouxe vantagens logísticas para as entregas, especialmente para resorts no Caribe e nas Bahamas que preferem receber todos os pedidos antes do feriado de Thanksgiving. Lilian Kaddissi, superintendente de marketing e negócios, reforçou o papel da moda praia brasileira como destaque constante no evento e ressaltou a excelência e competitividade dos produtos nacionais.
Além do apoio para participar de feiras internacionais, o Texbrasil oferece às marcas suporte técnico, orientação comercial e capacitações específicas, garantindo que as empresas estejam preparadas para maximizar suas oportunidades de negócios e fortalecer sua presença no mercado internacional.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1.900 marcas a entrarem no caminho da exportação, gerando mais de US$9 bilhões em negócios. O programa é uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Representa a força produtiva de aproximadamente 25,3 mil empresas, instaladas em todo o território nacional, de todos os portes, que empregam mais de 1,34 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento em 2024 de R$ 204 bilhões.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.