ApexBrasil e Consórcio Nordeste realizam missão no Oriente Médio para atrair investimentos para região

19/05/2025
Investimentos

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil e Consórcio Nordeste realizam missão  no Oriente Médio para atrair investimentos para região
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Missão passará pela Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos com agenda focada em setores estratégicos como transição energética, infraestrutura e turismo

Entre os dias 23 e 30 de maio, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)  e o Consórcio Nordeste realizam missão oficial ao Oriente Médio com o objetivo de atrair investimentos estrangeiros para a região, em setores como transição energética, infraestrutura e turismo. A missão contará com a presença da diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, do presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, e de vários governadores e representantes de estados nordestinos. A delegação cumprirá compromissos em Riad, na Arábia Saudita, Doha no Catar, e Abu Dhabi e Dubai nos Emirados Árabes Unidos. Além de atrair investimentos, a missão visa buscar parcerias público-privadas (PPP).

Nos encontros, serão apresentados os potenciais do Nordeste como polo de atração de investimentos e de desenvolvimento do Brasil. Os estados estão preparando portfólios de projetos que serão apresentados em conjunto durante a viagem. 

A ApexBrasil tem um papel estratégico na articulação para atrair investimentos estrangeiros para o país, identificar as melhores oportunidades de negócios e apoiar investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil. O Nordeste tem sido um dos nossos principais focos. São estados que, juntos, têm um Produto Interno Bruto de cerca de R$ 898,1 bilhões, equivalente a 14% do PIB brasileiro. É um enorme potencial para receber investimentos externos.
Ana Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil

O Nordeste é a terceira região do Brasil com maior extensão territorial e um mercado consumidor de aproximadamente 57 milhões de pessoas.  Para o presidente do Consórcio Nordeste, governador do Piauí, Rafael Fonteles, a missão faz parte dos esforços para a internacionalização das economias nordestinas e inserção das empresas da região nas cadeias produtivas globais. A missão faz parte da estratégia do atual governo federal para reduzir desigualdades regionais e promover um país mais homogêneo do ponto de vista de oportunidades e desenvolvimento.

É um momento importante em que poderemos apresentar nossas oportunidades para investidores. Vamos mostrar o potencial competitivo da nossa região. Será uma importante articulação para atrair capital estrangeiro e fortalecer políticas públicas. 
Rafael Fonteles, presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí

Integram a delegação o governador de Alagoas, Paulo Dantas; os vice-governadores de Sergipe, Zezinho Sobral; Ceará, Jade Romero; Rio Grande do Norte, Walter Alves; e Paraíba, Lucas Ribeiro, além de equipe técnica de Pernambuco. Participam ainda representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil e do Banco do Nordeste e o presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira William Adib Dib Junior. Estarão presentes os embaixadores do Brasil no Catar, Marcelo Otávio Dantas Loureiro; nos Emirados Árabes Unidos, Sidney Leon Romeiro; e na Arábia Saudita, Sérgio Bath.

 

Serviço:

Datas

Dias 24 e 25 de maio – Doha - Catar

Dias 26 e 27 de maio – Riad - Arábia Saudita

Dia 28 de maio - Abu Dhabi - Emirados Árabes Unidos

 

Para saber mais sobre o Consórcio Nordeste, clique aqui.

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: Oriente Médio
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Energias renováveis — Infraestrutura
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: