“A carne na estrada”: Brasil lança nova estratégia de promoção da carne bovina na China

16/05/2025
Outras
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
“A carne na estrada”: Brasil lança nova estratégia de promoção da carne bovina na China
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Rodadas de negócios, seminário e jantar premium em Nanjing marcam início de projeto de interiorização da carne brasileira no mercado chinês

Em mais um passo estratégico para consolidar a presença da carne bovina brasileira no mercado chinês, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) realizaram, nesta quinta-feira (15/5), a primeira etapa do projeto The Beef and Road: Bridging the Brazil-China Beef Routes, na cidade de Nanjing. O evento marcou o início de uma nova fase nas ações promocionais do setor, que visa a interiorização das iniciativas comerciais com foco em cidades fora dos grandes centros como Pequim e Xangai.

A China é o mais importante parceiro comercial do Brasil. Nós realizamos o maior encontro empresarial entre China e Brasil, com a presença do presidente Lula, e agora estamos aqui em Nanjing, uma cidade muito importante, promovendo um seminário e uma rodada de negócios, fundamentais para ampliarmos significativamente a presença dos produtos brasileiros neste mercado, — afirmou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, que vem participando de diversas ações que compõem missão à China desde o início da semana. 

Viana destacou ainda a importância do contato direto entre compradores chineses e empresas brasileiras. “Aqui, por exemplo, temos mais de 30 compradores chineses e mais de 25 empresas brasileiras oferecendo proteína animal, no caso a carne bovina, de ótima qualidade. Os chineses estão conhecendo com mais detalhes o sabor dos produtos brasileiros. Estamos eliminando os intermediários, os atravessadores. Promovemos um encontro direto entre quem compra e quem vende. E mais: as pessoas não precisam percorrer cidade por cidade. Esse trabalho da Apex, em parceria com a Abiec, evita tudo isso. Reúne compradores e vendedores no mesmo espaço, e os negócios acontecem. Por isso, estou muito contente por estarmos ajudando quem trabalha e produz no Brasil a vender seus produtos na China”, ressaltou.

A China é o principal destino da carne bovina do Brasil. As exportações para o país representam 62% do total embarcado pelo setor, segundo dados da Abiec. Com o avanço do projeto The Beef and Road, a expectativa é ampliar esse alcance, diversificando os canais de distribuição e consolidando a imagem da carne brasileira como segura, saborosa e sustentável.

“A gente está com uma nova estratégia de posicionamento da carne brasileira na China. Queremos que o consumidor chinês conheça e saiba que a carne que está consumindo é do Brasil. Por isso, estamos com essa nova parceria com o setor, com um escritório específico da carne brasileira na China, em Pequim - que inauguramos ontem -, realizando rodadas de negócios e ações na gastronomia. Na sequência, vamos participar de uma feira importante em Xangai, a Sial China, na semana que vem. É uma estratégia integrada para levar a carne brasileira ainda mais para o interior do país”, explicou Laudemir Müller, gerente de Agronegócios da ApexBrasil.

A programação de hoje incluiu rodadas de negócios, apresentações culturais e o tradicional Brazilian Beef Dinner, promovido com a participação de autoridades locais, empresários e representantes da cadeia de proteína animal. Durante o jantar, os convidados puderam degustar cortes premium preparados pelo renomado chef Zhu Yinfeng, detentor de uma estrela Michelin, ao som da tradicional dança chinesa Jialing Pinjia. A iniciativa contou com a presença de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

“É um momento de muita alegria ver que o projeto que idealizamos lá atrás, junto com a Apex, está se concretizando aqui no interior da China”, afirmou o presidente da ABIEC, Roberto Perosa. Outras ações do projeto serão realizadas em Hangzhou, capital da província chinesa de Zhejiang, nesta sexta-feira (16/5). A ApexBrasil é parceira da ABIEC na realização do projeto Brazilian Beef, uma iniciativa estratégica que, desde 2001, já investiu mais de R$ 60 milhões na promoção comercial da carne bovina brasileira no exterior. O projeto tem como principal objetivo fortalecer a imagem do produto nacional, destacando sua qualidade, segurança e confiabilidade junto aos mercados importadores.

Escritório da Carne Brasileira na China

Ontem, quarta-feira (14), foi inaugurado o Escritório da Carne Brasileira na China, uma iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e da ABIEC, com o apoio da ApexBrasil. Localizado no Prosper Center, no distrito de Chaoyang – centro diplomático e comercial de Pequim –, o novo espaço funcionará como um hub institucional e operacional para as ações das entidades brasileiras em toda a Ásia, fortalecendo o relacionamento com parceiros locais e ampliando a presença do Brasil nos principais mercados do continente.

Missão à China

Na oportunidade da visita oficial do presidente Lula à China, a ApexBrasil vem realizando uma série de inciativas de promoção comercial no país asiático que começaram na última segunda-feira (12). A missão começou com o Seminário Empresarial China-Brasil, que reuniu mais de 700 empresários de ambos os países, e resultou em anúncio de R$ 27 bilhões em investimentos chineses no Brasil em setores como indústria automotiva, energia renovável, tecnologia, mineração, saúde, logística e alimentos.

Na quarta-feira (14), o foco das iniciativas foi na promoção do agro brasileiro. A Agência realizou o seminário Diálogos Brasil-China para Segurança Alimentar, reunindo entidades setoriais do agro nacional e chinesas, inaugurou o novo escritório da carne brasileira na China, em parceria com ABIEC e ABPA, e assinou mais uma parceria com a Luckin Coffee, que agora terá 34 novas lojas temáticas do Brasil na China.

A missão será encerrada com a participação do Brasil na Sial China, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo, que acontece entre 19 e 21 de maio, em Xangai. A delegação brasileira será composta por empresas expositoras e contará com um pavilhão nacional organizado pela ApexBrasil.

 


 

Tema: Expansão Internacional
Mercado: Outros
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Carnes de Frangos, Suínos e Patos, Ovos e Material Genético
Setor de Investimento: Não se aplica

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: