Café especial: Brasil pode fechar US$ 114,3 milhões em evento nos EUA

16/05/2025
Notícias do Agro
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Café especial: Brasil pode fechar US$ 114,3 milhões em evento nos EUA
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Empresários e produtores do setor realizaram US$ 14,654 milhões em negócios durante a Specialty Coffee Expo e projetam mais US$ 99,660 milhões nos próximos 12 meses 

Empresários e produtores do setor de cafés especiais do Brasil realizaram US$ 14,654 milhões em negócios presenciais e projetam mais US$ 99,660 milhões para os próximos 12 meses com a participação na Specialty Coffee Expo, entre 25 e 27 de abril, em Houston (TX), nos Estados Unidos. Se confirmados, a delegação nacional, que participou da feira como ação do projeto "Brazil. The Coffee Nation", realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), obterá US$ 114,314 milhões com os contatos comerciais realizados no maior evento de café especial B2B da América do Norte. 

O Brasil teve um estande estrategicamente localizado na exposição, que contou com bancada para exposição de produtos dos associados e um brew bar, onde foram servidos os "Destaque BSCA", que são cafés filtrados de diferentes regiões produtoras e perfis, com pontuação superior a 87 pontos (escala de qualidade de zero a 100 pontos), e cafés expressos também especiais, com blends das origens Sul de Minas, Mogiana, Chapada Diamantina, Mantiqueira, Cerrado Mineiro e Matas de Minas. O espaço também disponibilizou uma sala de reuniões, que proporcionou aos 39 participantes brasileiros a realização de 924 contatos de negócios, sendo 454 interações com novos clientes.

Os Estados Unidos são os principais parceiros comerciais dos cafés especiais do Brasil e por isso temos atuação proativa e assertiva nesse mercado e na Specialty Coffee Expo, que é um evento referência global em networking, inovação, cultura e sustentabilidade do café e contou com público superior a 17 mil pessoas, de 85 países, e cerca de 650 expositores. Esse é um ambiente ideal para que nossos atores da comunidade dos cafés especiais se aproximem dos principais players do mercado mundial, atentem-se às principais novidades do setor e, claro, realizem negócios vultosos - destaca o diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela

BSCA FARMERS VILLAGE

Na edição deste ano, além do estande, a Associação também estruturou um espaço exclusivo para seus associados produtores na feira, a "BSCA Farmers Village", que foi desenvolvida em parceria com a Specialty Coffee Association (SCA), realizadora do evento.

Essa é uma iniciativa pensada especialmente para dar protagonismo aos produtores de cafés especiais do Brasil, incentivar uma participação ativa e dar mais visibilidade aos cafeicultores membros da BSCA em nossas ações e eventos internacionais - revela Estrela.

Nesta edição da Specialty Coffee Expo, a "BSCA Farmers Village" contou com a participação de cinco propriedades associadas, com bancadas individuais ou em consórcio: Sítio Capadócia – São Gonçalo do Sapucaí (MG), região da Mantiqueira de Minas –; Fazenda Bom Sucesso – Manhumirim, região das Matas de Minas e finalista do Cup of Excellence 2024 –; Fazenda Samambaia – Santo Antônio do Amparo (MG), região do Campo das Vertentes –; Fazenda Divino Espírito Santo / Mumbuca – Santo Antônio do Amparo (MG), região do Campo das Vertentes –; e Fazenda Santa Clara – Oliveira (MG), região do Campo das Vertentes.

NOVO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO SENSORIAL

Também durante o evento, a BSCA e a SCA assinaram um Memorando de Entendimento (MoU, em inglês) que formaliza a adoção do sistema Coffee Value Assessment (CVA) como protocolo oficial de avaliação dos cafés especiais do Brasil (saiba mais aqui - https://bsca.com.br/news/parceria-bsca-sca-cva-cafes-especiais-brasil), consolidando a posição do país como líder global em inovação no setor e estabelecendo um novo padrão nacional para análise da qualidade. Essa parceria estratégica foi firmada com olhos na crescente mudança global em direção a uma abordagem mais holística e equitativa da qualidade.

Não se trata de trazer mais rigor à avaliação, mas sim da ampliação dos critérios analisados, incluindo pontos mais subjetivos e pessoais, levando em conta as preferências dos consumidores e diferentes contextos de consumo, como avaliações física, descritiva, afetiva e extrínseca. É a ampliação da análise do café para além da qualidade - conclui o diretor executivo da BSCA

BRAZIL. THE COFFEE NATION

O projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, tem como foco a promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem o objetivo de apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.

Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.

SOBRE A APEXBRASIL

A Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

SOBRE A BSCA

Fundada em 1991, a Associação Brasileira de Cafés Especiais congrega pessoas físicas e jurídicas nos mercados interno e externo de cafés especiais, e busca difundir e estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização desses produtos, além de promover, principalmente nas áreas cafeeiras, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento ambiental sustentável através de programas, projetos e parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.

A BSCA, como promotora e gestora da comunidade de cafés especiais no Brasil, em constante conexão com a comunidade global, tem a finalidade, por meio de parcerias para pesquisas, difusão de técnicas de controle de qualidade e com as promoções de produtos, de elevar os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos nos mercados interno e externo. A Associação foi pioneira na certificação e rastreabilidade dos cafés especiais brasileiros, por meio de selos de controle de qualidade, numerados individualmente e disponibilizados aos consumidores, e é a principal referência para os padrões que norteiam a certificação e o monitoramento de lotes de cafés especiais no Brasil.

Por todas as ações, iniciativas e cases de sucesso, a BSCA é reconhecida internacionalmente como a vanguarda da produção de cafés especiais no Brasil e sua atuação é contínua na promoção dos produtores e cafés brasileiros.

Tema: Expansão Internacional
Mercado: América do Norte — América do Sul
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: