A programação do Pavilhão da ApexBrasil no Web Summit vai de 28 a 30 de abril e inclui debates sobre inovação e encontros com investidores
O Web Summit Rio 2025 começou oficialmente neste domingo (27), no Riocentro, trazendo ao público debates sobre inovação, internacionalização e novas oportunidades para startups brasileiras. No centro dessa movimentação, a ApexBrasil, em parceria com o Sebrae, inaugurou nesta segunda-feira (28) o Pavilhão Brasil.
A programação é extensa e se estende nos próximos três dias, incluindo debates sobre inovação e apresentações de instituições que fomentam o ecossistema de inovação para destacar suas principais iniciativas.
“Teremos três dias com muitas palestras, uma atividade super intensa. Ao todo, 123 empresas brasileiras estão participando das ações. Dessas, 20 foram selecionadas para participar de rodadas de negócios, no âmbito do programa Exporta Mais Inovação”, destaca Clarissa Franco, Coordenadora de Indústrias e Serviços I da ApexBrasil, explicando que a iniciativa tem como objetivo conectar empresas brasileiras a potenciais investidores e aceleradoras estrangeiros.
O primeiro painel, "Go Global: A Jornada Internacional das Startups", abriu a programação trazendo as principais iniciativas que o Sebrae possui para startups que buscam expandir suas fronteiras. Na sequência, a instituição apresentou o "Radar da Inovação: Insights do Observatório Sebrae Startups", trazendo uma análise de tendências e dados sobre o comportamento das startups brasileiras. O crescimento do setor e a necessidade de estratégias sólidas para acessar mercados mais maduros também foram temas de destaque.
O Pavilhão Brasil contou ainda com a palestra “Brazil 360° – Opportunities and Challenges in the Startup Ecosystem", que debateu os desafios que as startups enfrentam ao buscar crescimento fora do Brasil. A importância de ter tecnologias que realmente solucionem problemas no dia a dia do usuário e apresentem diferenciais disruptivos foi um dos principais aspectos destacados.
Em seguida, o painel "The Future of Startups: Global Trends, Challenges, and Strategies for Sustainable Growth", conduzido com os investidores e aceleradoras que vieram ao Brasil para participar do Exporta Mais Inovação, destacou a necessidade de startups escalarem seus negócios com base em execução consistente, entendimento real do mercado e foco em modelos de negócios que sejam tanto sustentáveis quanto globalmente competitivos.
“Mais do que boas ideias, eles destacaram a importância de conhecimento profundo sobre o mercado-alvo, com dados concretos e segmentação clara do público. Soluções genéricas têm menos apelo; o que os investidores buscam são propostas desenhadas para atender demandas específicas e reais, com diferencial competitivo”, disse Clarissa Franco.
Outro ponto de atenção é a formação do time. Companhias que combinam competências de tecnologia e negócios, e que reúnem pessoas comprometidas, com capacidade de aprendizado contínuo, se destacam. A execução — a capacidade de transformar a ideia em resultados consistentes — é vista como fator decisivo. Para quem mira o mercado internacional, sobretudo o americano, é fundamental apresentar tração comprovada, com modelos de negócios escaláveis e validados ao longo do tempo.
Os painéis também exploraram características específicas de diferentes ecossistemas globais. Israel, terceiro maior hub de inovação do mundo, valoriza times que conhecem suas habilidades e apostam em tecnologias de ponta. A Finlândia reforçou a importância da diversidade cultural e da comunidade internacional como fatores de desenvolvimento do ecossistema local. Já na Rússia, a recomendação foi construir parcerias locais sólidas e apostar em centros de desenvolvimento para viabilizar a expansão internacional. No Oriente Médio, destacou-se que o sucesso passa pela adaptação cultural e pela construção de relações de confiança pessoal — condição essencial para vencer no mercado árabe.
O último painel "Ao redor do mundo com Brasil IT+: Do estágio inicial ao nível mundial” trouxe uma perspectiva prática de como as startups brasileiras podem construir trajetórias internacionais de sucesso, a partir de parcerias estratégicas, adaptação cultural e presença consistente nos principais ecossistemas globais.
A programação encerrou com um coquetel de networking, onde empresários e investidores puderam aprofundar contatos e novas parcerias.
Exporta Mais Inovação
Durante os três dias de Web Summit, a ApexBrasil também realiza a ação Exporta Mais Inovação, um projeto estratégico que conecta startups a investidores internacionais e promove capacitações para preparar as empresas brasileiras para os desafios da expansão global.
Com foco em setores como tecnologia, saúde, sustentabilidade e comércio eletrônico, a ação busca promover o contato entre empresas nacionais e investidores internacionais, ajudando-as a expandir suas operações para novos mercados. Durante os três dias de evento, o Exporta Mais Inovação proporciona
encontros direcionados, capacitações e uma série de atividades com o objetivo de aumentar a visibilidade das startups brasileiras no cenário global.
Juan Polilla, da empresa Dreambook, ressalta a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido por meio da iniciativa. “Tivemos todo um treinamento do pitch, como que a gente conversa com o investidor ou com o cliente e com possíveis parceiros”, contou. Ele destaca ainda que o evento promete uma série de conexões importantes para o seu negócio: “Minha expectativa para o Web Summit são parcerias e conseguir fazer muita conexão. Acredito que vai ser bom também para clientes, mas o principal motivo aí, realmente, é a conexão.