Lançamento da CGU, a iniciativa tem o apoio da ApexBrasil e visa promover a integridade empresarial no cenário brasileiro
Foi lançado, no dia 6/3, o Pacto Brasil pela Integridade. A iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) foi anunciada previamente no Dia da Integridade Empresarial, quando ocorreu a premiação das empresas Pró-Ética 2022-2023 (relembre aqui), da qual a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) faz parte do Comitê Gestor. O lançamento tem o objetivo de estimular as empresas brasileiras a se comprometerem com a integridade em todo o seu ciclo de negócios. Os empresários interessados podem aderir ao Pacto Brasil por meio da assinatura de um termo de adesão, disponível aqui.
Ao aderir ao Pacto Brasil, a empresa assume, de forma pública, a integridade empresarial como uma de suas prioridades e pode acarretar diversos benefícios, como: melhorar a reputação e transparência; diminuir as chances de fraude e corrupção; potencializar o relacionamento com clientes e parceiros que compartilham da mesma visão; utilizar a marca da iniciativa em seus materiais e divulgações. As empresas que aderirem ao pacto também terão seus nomes divulgados no site da iniciativa.
A integridade empresarial tem sido uma pauta cada vez mais prioritária no ambiente organizacional, agindo como uma força motivadora para a transformação positiva das relações do setor privado com o setor público e a sociedade. Daisy Barreta, Gerente de Integridade da ApexBrasil, acrescenta que a preocupação com a integridade é, também, um fator competitivo para empresas brasileiras no mercado internacional. “A integridade agrega enorme valor às organizações. Não é uma tendência, mas um dever e, cada vez mais, uma imposição nos relacionamentos comerciais e produtivos. Uma empresa com alto nível de integridade, que eleva a transparência, o diálogo e a ética como pilares de sua atuação, congrega vantagens competitivas importantes no mercado tanto internacional como nacional. Um ambiente confiável de negócios é elemento de distinção, em especial, ao atrair profissionais cada vez mais qualificados e parcerias duradouras.”, afirma.
Assim, a ApexBrasil incentiva as empresas exportadoras ou com interesse em exportar a aderirem ao Pacto Brasil. No ato de adesão, que, além de assinarem o termo, as empresas poderão realizar uma autoavaliação, a fim de detectar oportunidades de aprimoramento dos seus programas de integridade. Acesse o site da iniciativa para saber mais informações e para realizar a sua adesão. Todas as empresas com sede, filial ou representação no território brasileiro, independentemente do porte ou setor de atuação, podem participar.