Das empresas premiadas, 33 são, ou já foram, clientes da ApexBrasil
O Dia da Integridade Empresarial, organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), este ano, ocorreu em 30/11, no teatro das Artes, em São Paulo. Na ocasião, que acontece a cada dois anos, também foi realizada a premiação “Empresa Pró-Ética 2022-2023", do qual a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) é parte do Comitê Gestor. Ao todo, foram 84 empresas premiadas, um aumento de mais de 26% em comparação à última edição.
O evento, que contou com a presença do ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, teve como objetivo trazer conscientização sobre como identificar e combater atos de fraude e corrupção nos setores privados, além de reconhecer e ações de integridade nas empresas. Na ocasião, também foram reconhecidas 84 instituições empenhadas nessas práticas. Entre as premiadas, 33 são, ou já foram, clientes da ApexBrasil. Veja o resultado da premiação.
O prêmio Pró-Ética, instituído pela CGU, reconhece empresas por medidas voluntárias de integridade, transparência e combate a corrupção, independente do porte da organização.
A cerimônia deste ano ainda contou com o lançamento, feito pelo ministro Vinicius de Carvalho, do Pacto Brasil Pela Integridade Empresarial e do Programa Nacional de Promoção da Integridade Privada. Ele destacou em seu discurso que "um setor íntegro tem um impacto enorme na confiança da sociedade e essa é uma agenda da sociedade, das empresas e do Estado."
Em concordância, o diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro, em seu discurso, relatou que ao apoiar eventos como esses, a Agência estimula a melhoria da competitividade das empresas que pretendem atuar no mercado internacional, seja exportando ou atraindo investimentos estrangeiros. “Uma boa governança, pautada na conformidade, na integridade, na ética e na transparência e na conduta empresarial responsável, é um ponto relevante no processo decisório de um investidor, de um parceiro comercial ou de um consumidor”, complementou.