Reciclagem animal do Brasil avança para expandir sua presença no mercado
Com foco na ampliação de mercados na América Central, o Business Connection Guatemala conectou empresas brasileiras a compradores estratégicos da região, no evento realizado em 8 de maio, na Cidade da Guatemala. A iniciativa integra o projeto Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e contou com o apoio institucional da Embaixada do Brasil na Guatemala.
Conduzido de forma híbrida, o encontro teve a presença da equipe da ABRA/Brazilian Renderers na Guatemala, liderando a programação e assessorando os associados que participaram diretamente do Brasil. O evento contou ainda com o engajamento de autoridades brasileiras, incluindo o Conselheiro Ruy de Freitas Ciarlini e Manuel Hurtado, do Setor de Promoção Comercial (SECOM) da Embaixada, cujos apoios foram fundamentais para o fortalecimento das relações comerciais.
Ao todo, dez empresas brasileiras participantes do projeto Brazilian Renderers apresentaram suas indústrias e produtos durante o evento, destacando sua estrutura produtiva, qualidade e potencial exportador, ampliando a visibilidade do setor e fomentando conexões com o mercado centro-americano.
Em seguida, rodadas de negócios aproximaram empresas brasileiras de potenciais compradores: encontro recebeu representantes das cinco principais empresas guatemaltecas, interessadas em estreitar relações com os fornecedores do Brasil.
Além da rodada de negócios, a principal solicitação discutida foi a colaboração dos importadores locais junto à Diretora de Sanidad Animal, Krista Polanco, do VISAR-MAGA, para dar início ao processo de habilitação de estabelecimentos brasileiros e à finalização do acordo sanitário entre o Brasil e a Guatemala, a ser firmado entre o MAPA (Brasil) e o MAGA (Guatemala).
O evento foi encerrado com um almoço promovido pela REAM, em um ambiente de networking e relacionamento internacional que reforça o compromisso do setor com a expansão global.
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.