Com foco em empresas não exportadoras e exportadoras iniciantes, essa edição do Programa Jornada Exportadora ocorrerá entre os dias 28 de julho a 01 de agosto e terá como destino a Colômbia
A sexta edição do programa Jornada Exportadora está com inscrições abertas para empresários e empresárias que visam ampliar suas empresas para os setores de máquinas e equipamentos agrícolas. Com data marcada para os dias 28 de julho a 01 de agosto, a iniciativa é promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e tem como objetivo capacitar empresas para a atuação no mercado internacional. Para se inscrever, clique aqui.
Cada edição do programa conta com uma programação intensiva, permitindo que as empresas participantes aprofundem seu conhecimento sobre o mercado-alvo e avaliem o posicionamento de seus produtos em cada país visitado. Nessa edição, a trilha da jornada começa antes mesmo da missão, com webinars e materiais informativos sobre o mercado-alvo. Já no destino, seguimos com seminários técnicos, culturais e de negócios, visitas técnicas a empresas locais de excelência e rodadas de negócios com compradores ou potenciais parceiros colombianos.
A jornada ainda oferece atividades de preparação para a missão, consultorias especializadas e conexões internacionais. Essas ações visam fortalecer a competitividade das empresas, preparando-as para iniciar ou ampliar seus negócios internacionais e alcançar novos mercados.
Os participantes selecionados receberão informações preliminares, orientações sobre oportunidades e desafios desses dois mercados e suporte no planejamento para otimizar seus resultados comerciais. E como novidade, neste ano, o Sebrae concederá até 10 passagens e hospedagens para pequenos negócios selecionados que atendam aos critérios do regulamento.
As inscrições para a esta edição do Programa Jornada Exportadora estão abertas até o dia 25 de abril. Entre os critérios classificatórios, destaca-se a participação no Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX) ou no Projeto Brazil Machinery Solutions, ser uma empresa não exportadora ou iniciante, e possuir representatividade regional (empresas localizadas no Norte, Nordeste ou Distrito Federal).
O Programa Jornada Exportadora faz parte também das iniciativas inclusivas do Programa Mulheres e Negócios Internacionais e oferece pontuação extra para empresas com mulheres e/ou pessoas pretas ou pardas em posições de liderança estratégica.
Junte-se à Jornada Exportadora e não perca a oportunidade de explorar novos horizontes de negócios. Contamos com sua participação!
Serviço
Jornada Exportadora - 2025
Edição: Bogotá e Cali, Colômbia
Datas: De 28 de julho a 1 de agosto de 2025
Inscrições: Até 25 de abril
Link de inscrições: Clique aqui.
Regulamento: Clique aqui.
Sobre o Programa Jornada Exportadora
Criado pela ApexBrasil, o programa Jornada Exportadora é uma missão internacional que leva empresários brasileiros para conhecer e realizar negócios em mercados internacionais. Cada edição do Programa Jornada Exportadora inclui visitas técnicas, imersão nos mercados selecionados e rodadas de negócios com compradores locais. As Jornadas são definidas de acordo com mercados potenciais e setores produtivos específicos definidos previamente. Para a escolha, são levados em conta critérios como facilidade de acesso ao mercado, aceitabilidade de produtos brasileiros, facilidades de logística para a exportação, barreiras tarifárias e não tarifárias do mercado alvo, entre outros.
O Programa tem como objetivo atender à demanda por ações de promoção de exportações de empresas exportadoras iniciantes ou não exportadoras, em especial de pequenos negócios. A iniciativa surgiu como uma forma de oferecer uma primeira oportunidade de imersão em um mercado internacional para empresas que estivessem começando sua jornada de exportação. A ideia é que empresas qualificadas por meio de iniciativas da Agência tenham uma oportunidade real de negociação com compradores e de conhecimento de mercado.
A partir dessa experiência a empresa consegue compreender como produtos semelhantes aos seus estão posicionados no mercado, qual a forma de consumo dos produtos e o que os compradores daquele mercado estão buscando em termos de diferencial competitivo.