Empresas brasileiras batem recorde na IFFA 2025 e faturam US$ 53,1 milhões

16/05/2025
Notícias da Indústria e Serviços
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Empresas brasileiras batem recorde na IFFA 2025 e faturam US$ 53,1 milhões
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Resultado das fabricantes apoiadas pelo projeto setorial Brazil Machinery Solutions é 136% maior que o obtido na edição anterior

A participação brasileira na IFFA 2025, maior feira do setor de processamento de proteína animal no mundo, que aconteceu entre os dias 3 a 8 de maio em Frankfurt, na Alemanha, gerou US$ 53,1 milhões entre negócios realizados e esperados. O resultado obtido pelas empresas que integram o projeto setorial de fomento à exportação Brazil Machinery Solutions (BMS), resultado de uma parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) é 136% maior que o obtido na última participação no evento, em 2022 (US$ 39 milhões). 

Treze empresas participaram da edição deste ano: Equimatec; Farenzena; Geiger; GRATT; HighTech; Lenke; Montemil; Plasmetal; Rotec; Stared; Tecmaes; Torfresma e Varpe. Ao longo dos seis dias de feira, elas apresentaram suas novidades e lançamentos para mais de 63 mil visitantes, de 144 países, a maioria formada por executivos e profissionais da cadeia de processamento de proteína animal. 

Com 225 m² de área, o Pavilhão Brasil foi uma das grandes atrações do evento, recebendo visitantes de 30 países, entre eles a Argentina, seguida da Colômbia, Espanha, Itália e Rússia. 

A delegação brasileira também contou com o importante apoio do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt, representado pelo Cônsul-Geral, Roberto Abdalla, o Cônsul-Adjunto e Chefe do Setor de Promoção Comercial e Investimentos (SECOM), Elter Nehemias Barbosa, e Maria Flavia Verhoeven. O Brasil é uma potência na produção animal e na tecnologia que gera o produto que é exportado para outros mercados. A IFFA é uma grande oportunidade não apenas para a geração de negócios, mas também para avaliação de tendências na produção da indústria de alimentos” comenta Elter Barbosa, sobre a relevância do evento e da indústria brasileira de máquinas e equipamentos no âmbito do segmento de processamento de proteína animal. 

O desempenho das empresas brasileiras na IFFA 2025 consolida a imagem da nossa indústria de máquinas e equipamentos como competitiva, inovadora e pronta para atender às exigências globais. Participar de uma feira como essa vai muito além da geração de negócios — é uma oportunidade de posicionamento estratégico e visibilidade internacional - avalia Patrícia Gomes, Diretora Executiva de Mercado da ABIMAQ, sobre resultados alcançados na IFFA 2025

Indústria brasileira busca ampliar presença na Europa

A participação brasileira na IFFA é parte importante da estratégia que visa ampliar oportunidades no mercado europeu. As exportações de máquinas e equipamentos para o Velho Continente somaram US$ 895 milhões, em 2024, um crescimento de 12,5% em relação ao ano anterior, o maior volume exportado nos últimos sete anos. No período, os principais destinos das exportações que impulsionaram o desempenho comercial brasileiro foram Coreia do Sul e Singapura, que representaram, respectivamente, 17,2% e 16,6% do total exportado. Em seguida, destacou-se o México (10,7%), seguido dos Estados Unidos (9,5%) e da Argentina (9,1%). Ao todo, as exportações brasileiras dos produtos representados por esse grupo de empresas alcançaram 151 destinos diferentes.

Principal feira da indústria de proteína animal

Realizada a cada três anos desde 1949, a IFFA é a principal feira internacional da indústria de carnes e proteínas. Com área para exposição de 116.000 m² e cerca de 1000 expositores, de 50 países, o evento destaca inovações em equipamentos, tecnologias de automação, sistemas de embalagem, refrigeração, higiene e segurança alimentar, além de ingredientes e soluções para o processamento de carnes e embutidos. 

O tema da edição de 2025 foi: “Repensar Carnes e Proteínas” (em tradução livre). Ela reforça uma tendência seguida pela feira nos últimos anos de ampliar seu foco para abranger o mercado de proteínas alternativas, como as feitas à base de vegetais cultivados em laboratório — um reflexo das mudanças nos hábitos de consumo que atende às demandas por uma indústria alimentícia mais sustentável.

Sobre a ABIMAQ

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br

Sobre o Brazil Machinery Solutions 

Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitiva. O Programa BMS é composto por empresas fabricantes de máquinas e equipamentos de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Mais informações: www.brazilmachinery.com

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. 

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Mais informações: apexbrasil.com.br

Tema: Qualificação Empresarial
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Máquinas e Equipamentos — Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: