Realizada em Brasília-DF, edição do programa Exporta Mais Brasil promoveu 93 rodadas de negócios entre seis compradores internacionais e 27 empresas nacionais do setor
Entre os dias 9 e 11 de abril, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizou, em Brasília-DF, edição do programa Exporta Mais Brasil dedicado ao setor de tecnologia da informação e comunicação. No período, a Agência colocou frente e a frente seis compradores internacionais oriundos dos Estados Unidos, Chile, Colômbia, Estônia e Rússia e representantes de 27 empresas nacionais do setor, sendo a maioria delas de micro e pequeno porte e startups. O resultado, após 93 reuniões, foi de US$ 75 mil (aproximadamente R$ 439,5 mil) em negócios imediatos e expectativa de US$ 1,175 milhão (aproximadamente R$ 6,9 milhões) para os próximos 12 meses. Essa foi a segunda edição do programa em 2025.
“O programa conecta empresas brasileiras com compradores internacionais por intermédio de rodadas de negócios. Muitas dessas empresas estão na sua primeira experiência de exportação. Nosso objetivo é trabalhar com vários setores da economia brasileira e em diversas regiões”, explica o gerente Regional da ApexBrasil, Igor Celeste. “Nesta edição, focamos no setor de tecnologia da informação e comunicação, em Brasília, com 27 empresas do setor, para que elas tenham a oportunidade de acessar novos clientes em mercados internacionais”, afirma.
“O setor da tecnologia da informação em Brasília é muito forte, temos aqui seis empresas locais, mas também trouxemos, com o apoio do Sebrae, empresas de 12 estados, para se reunir com compradores de cinco países e fazer negócios”, complementa a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado. “É um momento importante, de grande oportunidade para as empresas brasileiras conversarem e realizarem negócios com compradores de diversas partes do mundo”, reforça Cintia Marques Faleiro, representante Regional Centro-Oeste da ApexBrasil.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é um dos apoiadores do programa Exporta Mais Brasil. Em cada edição, a entidade oferece passagens aéreas para as micro e pequenas empresas de fora do local onde ocorrem as rodadas. “O Sebrae é parceiro da ApexBrasil em diversas ações para apoiar o pequeno negócio a exportar mais e a ganhar o mundo, como essa rodada do Exporta Mais Brasil. Apoiamos a vinda de empresa de todo o Brasil para participarem das reuniões de negócios do programa”, explica Coordenadora de Negócios do Sebrae Nacional, Roberta Aviz.
A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e o Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF) também apoiaram a edição. Na cerimônia de abertura da edição, que ocorreu no Parque Tecnológico de Brasília (BIOTIC), o presidente da Softex, Ruben Delgado, falou sobre a importância da realização do programa dedicado ao setor: “Se a gente não produzir tecnologia, se a gente não se posicionar como produtor e exportador de tecnologia, nós vamos ficar mais longe dos países mais fortes. O Brasil hoje exporta tecnologia para todos os países do mundo e temos mão de obra maravilhosa, muito preparada. O Brasil é o líder na América Latina e temos que aproveitar isso. Agradeço e parabenizo a ApexBrasil pela iniciativa, pelo Sebrae, e todos os envolvidos nessa ação que é muito importante para o Brasil, para o setor e para Distrito Federal”.
Esta edição do Exporta Mais Brasil contou também com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), do Sebrae-DF, da FECOMERCIO/DF, da FIBRA, e do BIOTIC (Parque Tecnológico de Brasília).
Capacitação que faz a diferença
Além das rodadas de negócio, o programa promoveu ainda, por meio do projeto setorial Brasil It +, realizado em parceria com Softex, uma capacitação para as empresas participantes. O objetivo foi prepará-las para as reuniões com os compradores, para que praticassem o seu pitch – curta apresentação da empresa que ressalta os pontos que interessam ao negócio -, precificação e informações gerais sobre como negociar com os importadores.
“Preparamos essas empresas durante duas semanas intensas, em grupos e individualmente, para a apresentação comercial com os potenciais compradores internacionais. Elas tiveram uma evolução bem grande nesse tempo, conseguiram equalizar o seu discurso, desenvolver uma apresentação atrativa, com diferenciais competitivos, e os resultados mostram que funcionou bem, pois muitas delas estão saindo daqui com boas perspectivas de negócios”, disse Naiara Bonifácio, diretora executiva da 360 Nexus, consultoria responsável pela capacitação das empresas pelo setorial Brasil it plus.
Para Gabriel Guimarães, CTO da Strategi, empresa de tecnologia da informação e outsourcing de TI de Natal (RN), uma das participantes, toda a experiência valeu a pena. “Estamos no processo de internacionalização. Tivemos aqui toda a capacitação da ApexBrasil para esse momento, tivemos boas reuniões com compradores dispostos a fazer negociações reais, e estamos com muito boas expectativas para fechar negócios nas próximas semanas”, afirmou.
“Para nossa empresa tem sido uma experiência muito bacana participar dos programas da ApexBrasil. É sempre uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre o mercado internacional, sobre boas práticas de internacionalização, e também como a gente pode melhorar o nosso pitch para apresentar para empresas estrangeiras”, afirmou Flávio Alves, fundador e sócio-diretor da NovaTics, empresa de design e desenvolvimento de sistemas do DF. “Aqui no Exporta Mais Brasil eu tive ótimas reuniões de negócios, é sempre bom estar frente a frente com o cliente apresentando nossos produtos, principalmente quando você é apaixonado pelo que faz, pelo que vende. Tive ótimos feedbacks e acredito que vamos fechar negócios”, concluiu.
Inovação brasileira em alta
Além das reuniões de negócio, que ocorreu dentro do evento Sebrae Inova, os compradores internacionais tiveram a oportunidade de conhecer o Parque Tecnológico de Brasília (BIOTIC). Com foco na inovação em Biotecnologia e Tecnologia da Informação e Comunicação, o BIOTIC será o principal polo de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Distrito Federal. O projeto visa viabilizar a instalação de diversas empresas, além de instituições de pesquisa e centros de inovação. Além do BIOTIC, os compradores visitaram também a empresa brasiliense Global Web, fábrica de softwares que já desenvolveu projetos de ponta para empresas como a VIVO e instituições como a Polícia Militar do Estado de São Paulo - uma oportunidade de ver de perto o que o Brasil é capaz de fazer.
Carlos Iván Montoya Morales, gerente Geral da SC2, empresa chilena de cybersegurança e defesa digital, ficou encantado com tudo o que viu. “Estou impressionado de ver como o Brasil é realmente um hub tecnológico na América Latina. Na BIOTIC, pudemos ver como esse hub tecnológico está crescendo e como isso impacta no cone Sul, na América Latina, e em nós, chilenos. Sem isso não podemos crescer como América Latina”, disse.
O chileno também ficou maravilhado com o potencial das empresas participantes. “Foi uma maratona de reuniões com muitas empresas, várias que me chamaram a atenção, empresas muito inovadoras que, inclusive, ainda não temos no Chile”, disse. “Me dei conta de que as empresas tecnológicas aqui no Brasil estão acima do que estava esperando. Minha experiência em Brasília foi muito gratificante e enriquecedora. Vou levar várias empresas para apresentar aos meus diretores, para possivelmente fazermos negócios com elas. Agradeço muito a ApexBrasil pelo convite”, concluiu.
Segundo estudo da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), em 2024, o Brasil manteve a 10ª posição no ranking global de investimentos em tecnologia da informação, com aportes de quase US$ 59 bilhões. Em 2025, o mercado brasileiro de software deve crescer 9,5%, superando a média global de 8,9%.
Nos últimos 19 anos, o Projeto Setorial Brasil IT+ já envolveu mais de 1.000 empresas interessadas em expandir suas operações internacionalmente. O volume de negócios gerado pelas empresas participantes do Projeto atingiu US$ 793 milhões em 2023 e o número de empresas participantes cresceu de 175, em 2022, para 230. Já o número de empresas exportadoras no Projeto aumentou 67%, passando de 59 para 88.
Sobre o Exporta Mais Brasil
Realizado pela ApexBrasil, o programa Exporta Mais Brasil tem o objetivo de conectar o comércio exterior a empreendedores de todo o país, buscando uma aproximação ativa com todas as regiões brasileiras para potencializar suas exportações. Por meio do programa, empresas de diferentes setores produtivos realizam reuniões com compradores internacionais, que vêm ao Brasil em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos.
Desde o seu início, em agosto de 2023, o Exporta Mais Brasil realizou 28 edições e movimentou mais de R$553 milhões em expectativa de negócios. Até agora, o programa promoveu mais de seis mil reuniões de negócios, conectando 875 empresas brasileiras a 305 compradores internacionais de 65 países. Somente em 2024, foram R$277,6 milhões em expectativa de negócios, resultado de quase três mil reuniões entre 388 empresas brasileiras e 162 compradores internacionais de 50 países.
Para 2025, estão previstas 13 edições do programa, com foco em diferentes setores e em diferentes estados.