Pavilhão Brasil na principal feira multissetorial de Angola destaca oportunidades de negócios e reforça laços históricos e comerciais entre os dois países
Na semana passada, a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) organizou a participação brasileira na FILDA 2025 (Feira Internacional de Luanda), o principal evento multissetorial do país e um dos maiores do continente africano.
A 40ª edição da feira ocorreu entre os dias 22 e 27 de julho, com o Pavilhão Brasil ocupando uma área de 126 m² e apoiando 11 empresas de diversos setores como alimentos, agronegócios, embalagens, cosméticos, ventilação, aplicativos de serviços, componentes para esquadrias, entre outros.
As atividades tiveram início com a inauguração do Pavilhão Brasil pela Embaixadora Eugênia Barthelmess, pelo Adido Agrícola José Leal e pelo Especialista da ApexBrasil Emerson Raiol, em cerimônia prestigiada pelos expositores brasileiros, representantes de entidades públicas e privadas locais, a comunidade brasileira radicada em Angola e visitantes angolanos.
Durante o evento, a Embaixadora destacou o simbolismo da participação brasileira na FILDA, especialmente no ano em que Angola celebra seus 50 anos de independência. Ela ressaltou a importância da reaproximação econômica entre os dois países e a atuação estratégica da ApexBrasil na promoção comercial. A Embaixadora enfatizou que Angola oferece oportunidades expressivas, tanto por seu mercado interno quanto por seu potencial como porta de entrada para outras regiões do continente. Segundo ela, o Brasil tem condições de ampliar sua presença, e o setor privado brasileiro deve aproveitar esse cenário dinâmico para expandir seus negócios na África.
A FILDA tem se consolidado como um importante polo de negócios no continente africano. A edição de 2024 registrou a assinatura de negócios avaliados em US$ 64,4 milhões, com a participação de 1.771 expositores e um público de 98.635 visitantes. A presença da ApexBrasil na feira reflete o interesse do Brasil em ampliar seu intercâmbio comercial com a África. Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, destacou a relevância estratégica desse movimento.
Ao Brasil interessa ampliar seu comércio com todas as regiões, exercendo o universalismo tradicional de sua política externa, o que reduz riscos e aumenta a resiliência da economia nacional a eventuais choques externos. Com 54 países e 1,4 bilhão de pessoas, a África é o segundo continente mais populoso e tem a maior taxa de crescimento populacional, indicando um mercado consumidor em forte expansão. Tomada em conjunto, a África é o quarto principal destino das exportações brasileiras. Assim, a África não pode estar de fora da estratégia comercial do Brasil.
Este ano foi especial pelas celebrações da 40ª edição da feira e também dos 50 anos de independência de Angola, tendo o Brasil como o primeiro país a reconhecer Angola como Estado soberano perante a comunidade internacional. Hoje, Angola é o 4º destino das exportações brasileiras para a África, com cerca de meio bilhão de dólares enviados apenas em 2024.
Foram dias intensos para os expositores, com diversas reuniões e visitas técnicas. Algumas empresas já conseguiram identificar potenciais parceiros locais e até fechar negócios. A expectativa é superar os resultados do ano passado, que somaram US$ 3,8 milhões em novos negócios.