Presença na FILDA 2025, um dos maiores eventos multissetoriais do continente, é organizada novamente pela ApexBrasil e mira expandir negócios brasileiros na região
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) mais uma vez lidera a participação na brasileira FILDA 2025 (Feira Internacional de Luanda), um dos mais relevantes eventos multissetoriais do continente africano. O evento ocorrerá de 22 a 27 de julho de 2025, na capital angolana, Luanda. O pavilhão brasileiro, com 126 m² e que terá a participação de 11 empresas brasileiras, tem como objetivo apresentar a diversidade da produção nacional e fortalecer as relações comerciais com Angola e outros países africanos.
A FILDA tem se consolidado como um importante polo de negócios na África. A edição de 2024 registrou a assinatura de negócios avaliados em US$ 64,4 milhões, com a participação de 1.771 expositores e um público de 98.635 visitantes. A presença da ApexBrasil na feira reflete o interesse do Brasil em ampliar seu intercâmbio comercial com a África. Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, destacou a relevância estratégica desse movimento.
Ao Brasil interessa ampliar seu comércio com todas as regiões, exercendo o universalismo tradicional de sua política externa, o que reduz riscos e aumenta a resiliência da economia nacional a eventuais choques externos. Com 54 países e 1,4 bilhão de pessoas, a África é o segundo continente mais populoso e tem a maior taxa de crescimento populacional, indicando um mercado consumidor em forte expansão. Tomada em conjunto, a África é o quarto principal destino das exportações brasileiras. Assim, a África não pode estar de fora da estratégia comercial do Brasil.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil
Antes da abertura oficial da feira, uma Rodada de Negócios será realizada em 21 de julho de 2025, das 09h00 às 13h00. A iniciativa visa facilitar o contato entre as 11 empresas brasileiras participantes e potenciais parceiros comerciais angolanos e de outras nações africanas.
Setores-alvo na FILDA 2025:
- Alimentos: Com foco em arroz e laticínios.
- Agronegócios: Serão apresentadas sementes e serviços para o setor.
- Cosméticos: Variedade de produtos para pele e cabelos.
- Casa e Construção: Incluindo ar-condicionado, ventiladores, exaustores, ventilação industrial e comercial, dobradiças, maçanetas e fechaduras.
- Soluções Tecnológicas: Inovações voltadas para serviços de saúde e delivery (entrega de refeições a domicílio).