Ação leva alimentos e bebidas brasileiros às prateleiras de grandes varejistas na Índia
Empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas têm uma oportunidade estratégica de adentrar na Índia, um dos maiores mercados consumidores deste setor do mundo. A partir de outubro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizará, em parceria com a consultoria AMPRO Marketing, especializada no mercado indiano, a ação “India Retail – Taste of Brazil 2025”, iniciativa do projeto Brasil na Vitrine. Para se inscrever e levar seus produtos para a Índia, clique aqui.
A ação será realizada nas cidades de Nova Delhi e Mumbai, com o objetivo de aproximar empresas brasileiras de potenciais compradores indianos e promover produtos nacionais diretamente nas prateleiras do varejo local. Além disso, as mercadorias selecionadas poderão participar de campanhas promocionais com chefs renomados, nutricionistas e influenciadores de mídia social, além de degustações para atrair a atenção do consumidor indiano.
Empresas brasileiras exportadoras dos seguintes segmentos podem se candidatar:
Castanhas
Açaí e derivados
Chocolates artesanais
Condimentos e temperos
Petiscos saudáveis
Frutas frescas (como limão Taiti, abacate, figo e caqui)
Pescados (especialmente peixes amazônicos)
Sementes e feijões
Bebidas não-alcoólicas (como sucos e polpas)
Cafés especiais
Bebidas alcoólicas (como cachaça, espumantes e gim)
E outros produtos premium voltados ao varejo de alimentos e bebidas
A parceria com a consultoria AMPRO Marketing, especializada no mercado indiano, proporcionará a organização das rodadas de negócios (matchmaking) entre as empresas brasileiras selecionadas e importadores da Índia. Os exportadores brasileiros cujos produtos forem adquiridos durante as reuniões comerciais serão contemplados com uma robusta agenda de promoção de imagem e posicionamento de marca no varejo indiano, fortalecendo sua presença internacional.
Participe e leve o sabor do Brasil ao mundo! Esta é uma oportunidade de projetar sua marca em um mercado em franca expansão e alta demanda por alimentos saudáveis, autênticos e inovadores. Para saber mais sobre a ação, critérios de participação e benefícios envolvidos, confira o regulamento.
Destino estratégico
Em junho, a ApexBrasil divulgou o Perfil de Comércio e Investimentos da Índia. Atualmente, o país asiático representa a quinta maior economia do mundo, atrás apenas dos EUA, China, Alemanha e Japão. O crescimento da Índia deve ser de 6,2% até o final de 2025, com uma leve desaceleração em razão dos riscos geopolíticos com o Paquistão e das tarifas dos EUA. Atualmente, a Agência tem dez projetos setoriais com foco na Índia, nos segmentos de alimentos e bebidas, casa e construção, máquinas e equipamentos, tecnologia e saúde.
Serviço
Evento: India Retail – Taste of Brazil 2025
Data: A partir de outubro de 2025
Local: Nova Delhi e Mumbai, Índia
Setores elegíveis: Alimentos e bebidas – incluindo castanhas, açaí, chocolates artesanais, condimentos, petiscos saudáveis, frutas frescas, pescados, sementes, bebidas (alcoólicas e não alcoólicas), cafés especiais e outros produtos premium do varejo.
Inscrições: Neste link
Regulamento e detalhes completos da ação: Acesse aqui
Assista ao webinar de apresentação do projeto: Clique aqui