Beautycare Brazil destaca participação feminina na exportação de beleza e cuidados pessoais

16/07/2025
Notícias da Indústria e Serviços

Por: Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC)

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Beautycare Brazil destaca participação feminina na exportação de beleza e cuidados pessoais

Descrição da imagem: Portrait Beauty Product Shop Manager Smiling To Camera.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Empresas participantes apontaram em pesquisa que 50% das empresas possuem mulheres no cargo de ceo e 80% indicaram que comex é formado por maioria feminina

Empresas brasileiras participantes do Beautycare Brazil (Projeto de Internacionalização da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e seus correlatos), criado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), destacaram a participação feminina nos cargos de gestão e de comércio internacional dentro de suas empresas.

O tema da equidade de gênero é uma das diretrizes apontadas pela ApexBrasil como base para o desenvolvimento, a partir do compromisso assumido pela Agência em 2023, por meio do Programa Mulheres e Negócios Internacionais (http://apexbrasil.com.br/mulheresenegociosinternacionais).  O levantamento mostrou que 50% das empresas possuem mulheres no cargo de CEO e 80% indicaram que Comex é formado por maioria feminina.

Entre as empresas ouvidas pelo Beautycare Brazil está a Nanoscoping, comandada por Letícia Mazzarino (Diretora Técnica-CEO) e com a totalidade do setor de comércio exterior formado por mulheres. Segundo Mazzarino “as ações específicas do Beautycare Brazil para promover a equidade de gênero são fundamentais para fortalecer a representatividade e a diversidade na indústria cosmética. Trata-se de um setor historicamente associado ao público feminino, mas que ainda enfrenta desafios em garantir a igualdade de oportunidades em cargos de liderança, inovação e tomada de decisão. Ao desenvolver iniciativas voltadas à equidade de gênero, o Beautycare Brazil contribui para um mercado mais justo, inclusivo e alinhado com as expectativas da sociedade, além de estimular a competitividade e a sustentabilidade do setor”.

Letícia Philippi, CEO da Philozon, compartilha da visão de Mazzarino: “Em nossa empresa a equidade de gênero é promovida por meio de políticas internas de igualdade, com regras claras que garantem oportunidades iguais para todos os gêneros em seleção, promoção e remuneração”, destaca. Para ela as atividades neste sentido por parte dos projetos setoriais “são essenciais para promover a equidade de gênero na indústria da beleza, pois corrigem desigualdades históricas, ampliando a presença feminina em cargos estratégicos; estimulam inovação, ao trazer diversidade de ideias e perspectivas; geram impacto sistêmico, influenciando boas práticas e políticas públicas no setor”.

À frente da ProSalon Cosméticos, Vanessa Holmo utiliza na coordenação de seus negócios “estratégias de inclusão com metodologia que permite tanto um trabalho estruturado e de longo prazo quanto ações pontuais de marketing”. Essa ação busca superar um dos desafios apontados por ela: a resistência e a ausência de respeito por parte de diversos fornecedores e parceiros homens. “Com a ação promovida pela ApexBrasil e apoiada pelo Beautycare Brazil conseguimos nos conectar com outras mulheres e empresas mundo afora. Essa união e parceria é necessária para impactarmos mais e mais vidas”, disse.

Semelhante visão tem Mariana Cyrillo, da Bielus Ingredientes: “É preciso levar essas mulheres para falar - dar voz a elas. A maioria dos eventos do setor é composta por homens falando da demanda das clientes por produtos que visam melhorar problemas em sua maioria femininos, como estrias, acne, pele seca e frizz de cabelo...”, destacou. Em sua carreira profissional ela lembra que em determinados momentos teve que passar o contato para sócios homens quando fornecedores não a atendiam pelo preconceito de gênero.

Já a coordenadora de exportações da Mundial SA, Carolina Essayag, e a COO da Granatum, Leia Bretzke, apontaram que o gênero não é um empecilho específico no desenvolvimento profissional, mas que a equidade de gênero deve ser valorizada tendo em vista as capacidades profissionais, independente de quaisquer diferenciações.

 

Sobre o Beautycare Brazil

O Beautycare Brazil é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Criado nos anos 2000, o projeto setorial tem a finalidade de promover, facilitar e acelerar o processo de internacionalização das empresas do setor de HPPC e seus correlatos, sendo seu objetivo principal alavancar o crescimento das exportações de produtos e serviços que envolvem a cadeia de valor do setor de HPPC (produtos acabados, ingredientes, embalagens, serviços e acessórios em geral). Mais informações: www.beautycarebrazil.org.br. 

 

Sobre a ABIHPEC

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias desse setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Mais informações: www.abihpec.org.br.

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

Informações para a imprensa

Gabriel  Rajão

gabriel@pontotxt.com.br

+551194529-5783

 

Tema: Qualificação Empresarial
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: