Inteligência do Texbrasil apoia empresas na escolha de mercados-alvo para exportação

16/07/2025
Notícias da Indústria e Serviços

Por: Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit)

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Inteligência do Texbrasil apoia empresas na escolha de mercados-alvo para exportação

Descrição da imagem: Um homem jovem, de pele clara, barba cheia e cabelos castanho-escuros levemente bagunçados, está sentado em frente a um notebook preto, concentrado. Ele veste uma camisa social branca de manga dobrada e óculos de grau com armação metálica. Usa um relógio de pulso prateado. Sua expressão é séria e pensativa, com a mão direita encostada no queixo, enquanto olha para a tela do notebook. Na mesa à sua frente, há um copo com água, alguns papéis com gráficos coloridos e o notebook. Ao fundo, há uma grande tela com gráficos e dados de mercado financeiro, exibindo valores em colunas e linhas, provavelmente relacionados a ações ou criptomoedas. A iluminação do ambiente é escura, com foco na mesa e no rosto do homem.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

empresas que iniciam sua trajetória internacional. Por isso, o Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), oferece apoio estratégico para ajudar as empresas a identificarem os mercados mais promissores para seus produtos.

A área de Inteligência do programa atua desde os primeiros passos, orientando empresas que ainda não definiram seu mercado-alvo até aquelas que já exportam e buscam expandir sua atuação. Utilizando dados de comércio exterior, perfis de consumo, análise de concorrência e barreiras comerciais, o time do Texbrasil cruza essas informações com as características de cada negócio, produto e segmento.

O suporte é feito por meio de ferramentas como:

  • Snapshots de mercado, que trazem uma visão consolidada sobre consumo, importações, players e oportunidades por país;
  • Estudos personalizados, desenvolvidos com base em códigos NCM e destinos escolhidos pelas empresas;
  • Orientações individuais, para empresas que estão iniciando ou desejam revisar seu posicionamento internacional.

Essa abordagem consultiva garante que cada empresa possa escolher mercados com base em critérios concretos, alinhando suas capacidades à demanda internacional. Trata-se de um diferencial do programa, que busca não só promover a exportação, mas prepará-la com estratégia.

Empresas interessadas em receber esse tipo de apoio podem entrar em contato através do e-mail: oliver@abit.org.br

 

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1.900 marcas a entrarem no caminho da exportação, gerando mais de US$9 bilhões em negócios. O programa é uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br.

 

Sobre a Abit

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Representa a força produtiva de aproximadamente 25,3 mil empresas, instaladas em todo o território nacional, de todos os portes, que empregam mais de 1,34 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento em 2024 de R$ 204 bilhões.

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Tema: Qualificação Empresarial
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Têxtil e Confecções
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: