ApexBrasil promoverá pela primeira vez rodadas de negócios para conectar clientes estrangeiros a empresários do Brasil e impulsionar setor de embarcações
Com um litoral de mais de 7 mil km de extensão, milhares de empregos gerados e um grande potencial de exportações no setor náutico, o Brasil é um destino cada vez mais procurado para negócios por compradores internacionais. Para aproveitar essa vocação marítima, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o Marina Itajaí Boat Show e a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), e com o apoio da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), promove, de 3 a 6 de julho, a edição Náutica do programa Exporta Mais Brasil. O palco escolhido é Itajaí, Santa Catarina, durante o Marina Itajaí Boat Show, um dos principais eventos de náuticos do país.
O evento representa uma grande vitrine para as empresas brasileiras na atração de potenciais compradores estrangeiros. No ano passado, mais de 20 mil pessoas visitaram, com cerca de 70 marcas e embarcações em exposição. A edição Náutica do Programa Exporta Mais Brasil reunirá seis convidados internacionais de China (2), Chile, Rússia, Moçambique e Emirados Árabes Unidos. Além disso, 15 empresas brasileiras arregimentadas pela ApexBrasil irão negociar seus produtos em uma oportunidade única para negócios.
As empresas participantes terão acesso a serviços como agendamento de reuniões presenciais com compradores internacionais (matchmaking), trilha de capacitação exportadora, em formato virtual, acesso à plataforma Buy Brazil, apoio de tradutores, e acompanhamento técnico da equipe da ApexBrasil durante o evento. Cada empresa contará com até dois representantes que terão ingresso garantido. Serão dias intensos de conexões, negócios e oportunidades para fortalecer o setor náutico brasileiro no mercado internacional.
Os compradores internacionais terão uma agenda extensa de atividades, como apresentações sobre o ambiente de negócios no setor náutico, rodadas de negócios no Marina Itajaí Boat Show, visita técnica na Fibrafort, maior fabricante de embarcações da América do Sul em unidades produzidas, e passeio de barco. Tudo pensado para alavancar negócios e ampliar as conexões com empresas brasileiras.
Esta edição também integra o escopo do Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI), da ApexBrasil, que adota mecanismos adicionais de inclusão, como pontuação extra ou reserva de vagas, com o objetivo de ampliar a participação de empresas lideradas por mulheres na base exportadora brasileira.
Sobre o Exporta Mais Brasil
Liderado pela ApexBrasil, o programa Exporta Mais Brasil tem o objetivo de conectar o comércio exterior a empreendedores de todo o país, buscando uma aproximação ativa com todas as regiões brasileiras para potencializar suas exportações. Por meio do programa, empresas de diferentes setores produtivos realizam reuniões com compradores internacionais, que vêm ao Brasil em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos. Desde o lançamento, em 2023, o Exporta Mais Brasil completou 28 rodadas pelo país dedicadas a diferentes setores produtivos. Foram cerca de seis mil reuniões de negócios entre mais de 878 empresas brasileiras e mais de 305 compradores internacionais de 65 países com uma expectativa de geração de negócios que ultrapassou a marca de meio milhão de reais – totalizando R$ 553 milhões em negócios gerados entre 2023 e 2024.