As importações de couro brasileiro pelo México cresceram 26,3% em valores no último ano. Consagrado fornecedor dos Estados Unidos, altamente industrializado e com números relevantes para a produção de calçados, móveis e automóveis, o México é um mercado importante para o couro brasileiro e é o próximo destino do projeto Brazilian Leather – uma parceria do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Em solo mexicano, os brasileiros irão participar da feira ANPIC, entre os dias 22 e 24 de outubro, em León.
As empresas brasileiras expositoras apoiadas pelo Brazilian Leather na ANPIC são: Couros Bom Retiro, Couro e Arte, Curtume Partner, OCM Best Brasil e Pacific Leather. “O grupo brasileiro tem empresas com diferentes tipos de fornecimento, para vários segmentos e portes de indústrias. Esse perfil mostra que o México tem potencial para todos os nossos produtos”, destaca Letícia Luft, gerente do Brazilian Leather, que acompanhará o grupo na feira. Letícia estará à frente do estande exclusivo do Brazilian Leather na ANPIC, que irá apresentar peles da mais recente coleção Preview do Couro. São artigos de diversos curtumes do Brasil, com desenvolvimentos especiais e antecipando tendências de moda.
Na ANPIC, os expositores brasileiros terão a oportunidade de abrir novos contatos e ampliar relacionamento com clientes tradicionais. A feira é a maior de seu segmento no país, reunindo toda a massa crítica e com poder de decisão em especial na indústria calçadista – e justamente por isso ocorre em León, o principal núcleo de inteligência e produção de pares no México. A ANPIC expõe, além de couros, químicos, máquinas e outros materiais para a produção de calçados, com áreas de tendências e palestras, para visitantes de mais de 30 países. Pegando o recorte da produção calçadista, os mexicanos estão em 10º lugar no ranking mundial, com 214 milhões de pares produzidos anualmente (dados de 2024, do Anuário Mundial do Calçado); desses, 36 milhões são exportados (54% dos quais em couro).
Sobre o Brazilian Leather
Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre o CICB
O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) é a entidade que representa as empresas que produzem couro no país. Desde 1957 – ano de sua fundação – o CICB busca o crescimento, a qualificação, o fortalecimento e a união do setor. O direcionador da organização é a sustentabilidade, por meio da qual a entidade atua em projetos de tecnologia e formação de novos profissionais, diálogo com entes governamentais, fazendo a interface das pautas da indústria com os poderes públicos, promoção comercial do couro e defesa de interesses, construção de reputação e promoção de imagem, qualificação técnica, de design e pesquisa e informação de mercado. Também atua com representação institucional, conexão e diálogo com a cadeia produtiva e realiza grupos de trabalho – Rastreabilidade e Comunicação – com associados em todo o país.