Mapa de Oportunidades de Exportações Brasileiras tem dados atualizados de exportações, tarifas e acesso a mercados
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (ApexBrasil) publicou uma atualização do Mapa de Oportunidades de Exportações Brasileiras para o Mundo, ferramenta de inteligência comercial que reúne dados sobre exportações, tarifas e acesso a mercados, permitindo assim que o empresário possa identificar mercados potenciais para o seu produto.
Criado em 2015, o mapa possui visual interativo e filtros inteligentes, permitindo uma análise aprofundada das oportunidades comerciais, facilitando a identificação de mercados promissores e o planejamento de ações voltadas à internacionalização e atração de investimentos.
A atualização apresenta 45 mil oportunidades de exportação para produtos brasileiros em 175 países. Entre os destaques, está a região da América do Sul com cerca de 14 mil oportunidades, com importações totais de aproximadamente US$ 231 bilhões em 2024, principalmente a Argentina (respectivamente 1960 e US$ 44,6 bilhões), Paraguai (2056 e US$ 13 bilhões) e Chile (1731 e US$ 49,8 bilhões).
Para a União Europeia, foram identificadas 6.700 oportunidades (US$ 771 bilhões), especialmente na Espanha (respectivamente, 416 e US$ 77,2 bilhões), Alemanha (384 e US$ 151,8 bilhões) e França (374 e US$ 107,3 bilhões). Já a China reúne 385 oportunidades, cujas importações totais alcançaram US$ 811,7 bilhões em 2024.
Em termos de produtos, os maiores destaques são Máquinas e equipamentos de transporte (9.931 e US$ 735,6 bilhões) e Produtos alimentícios e animais vivos (7.133 e US$ 439,5 bilhões).
Como funciona
O Mapa permite o usuário analisar o desempenho das exportações brasileiras ao redor do mundo e identificar os mercados existentes que já importam certos produtos, incluindo valores importados, principais fornecedores. A partir do cruzamento de dados de competitividade do Brasil e das demandas internacionais, é possível identificar novas oportunidades de mercado e apoiar as empresas a elaborar a melhor estratégia de inserção internacional para seus produtos.
A ferramenta classifica os mercados em abertura, consolidação, manutenção e recuperação, conforme o histórico de importações do produto. Esse status ajuda também o usuário a entender o posicionamento do Brasil no mercado. O Mapa mostra ainda os principais concorrentes, ou seja, os países do mundo que são fornecedores daquele produto para o mercado-alvo, e a participação do Brasil nas importações para aquele país.
Diversificação de Mercados: Estratégia para Crescimento Sustentável
A diversificação de mercados é uma das estratégias mais relevantes para o fortalecimento da competitividade das empresas brasileiras. Em um cenário global marcado por instabilidades geopolíticas, variações cambiais e mudanças nos padrões de consumo, depender de poucos mercados pode representar um risco significativo.
Reconhecendo essa importância, a ApexBrasil, por meio da Gerência de Inteligência de Mercado, tem se dedicado à produção de estudos e ferramentas que apoiem essa estratégia. Nesse sentido, o Mapa de Oportunidades pode auxiliar o exportador a identificar novos mercados com uma visão estratégica e atualizada do comércio exterior brasileiro, focando em exportações por grupo de produtos e países. A plataforma é acessível, dinâmica e está disponível no portal da ApexBrasil.
Outra ferramenta de destaque lançada em 2025 foi o Estudo de Diversificação por Estados, publicação que analisa o grau de concentração das exportações estaduais para os Estados Unidos e aponta caminhos para ampliar a presença internacional dos setores produtivos locais. Esse estudo complementa o Mapa de Oportunidades, oferecendo uma visão territorial da diversificação e permitindo que instituições de desenvolvimento econômico atuem de forma mais direcionada.