O Pavilhão do Brasil, concebido e operado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) foi reconhecido internacionalmente na Expo Osaka 2025 ao receber o prêmio Silver (Prata) na categoria “Conceito”, com seu pavilhão oficial. O reconhecimento foi concedido entre 180 países participantes.
Concebido pela diretora artística Bia Lessa, o prêmio celebra não apenas o talento criativo envolvido, mas também a forma como o Brasil comunica sua identidade, cultura e visão de futuro ao mundo.
“Mais do que um troféu, é um reconhecimento ao Brasil. Ele reflete não apenas a criatividade e o talento brasileiros, mas também o momento extraordinário que o Brasil vive, sob a liderança do presidente Lula, de confiança e diálogo com o mundo”, destaca o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. Segundo ele, a premiação é resultado de um esforço coletivo de profissionais que sonharam, planejaram e executaram o projeto com dedicação e excelência.
O Pavilhão do Brasil se destacou pela proposta conceitual, que une inovação, sustentabilidade e expressão cultural. A conquista reforça o papel do Brasil como um país soberano, que é parte da solução para os desafios globais, e protagonista em grandes eventos internacionais e referência em comunicação institucional e cultural.
A Expo Osaka termina oficialmente nesta segunda-feira, dia 13, e nestes seis meses o Pavilhão Brasil recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes e promoveu uma série de ações e atividades com mais de 700 autoridades, parceiros e convidados. Com o tema “Designing Future Society for Our Lives” (“Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas”), a Expo Osaka, que reuniu mais de 30 milhões de visitantes e contou com a presença de 180 países.