O Brasil está em posição de destaque como país parceiro na Gitex Expand North Star 2025, um dos maiores encontros mundiais de tecnologia e inovação, que acontece de 12 a 15 de outubro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O país está presente com dois pavilhões organizados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao todo, 48 startups e 2 hubs de inovação compartilham o espaço e expõem suas soluções no evento.
A abertura da Gitex Expand North Star aconteceu no dia 12/10 e contou com apresentações culturais do Brasil e discurso da gerente do escritório da Agência em Dubai para Oriente Médio, Norte da África e Índia, Tatiana Riera, sobre o cenário de inovação e tecnologia do país. “Hoje, o Brasil abriga um dos ecossistemas de startups mais vibrantes e dinâmicos do mundo, com mais de 20 mil startups, dezenas de unicórnios, e uma nova geração construindo na interseção entre sustentabilidade, inteligência artificial, deep tech, criatividade e inclusão. O Brasil está transformando desafios em soluções globais e essa transformação conta com forte apoio do governo brasileiro que tem colocado a inovação, a sustentabilidade e parcerias internacionais no centro de sua agenda estratégica”, afirmou.
Sobre a presença recorde e o destaque como país parceiro do evento, Tatiana disse que não se trata apenas de apresentar startups, mas de construir pontes globais. “Trata-se de co-criar o futuro com parceiros que compartilham nossa visão de crescimento sustentável e inovador”, destacou. A abertura oficial do evento contou com a presença do Sheikh Mansoor bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, presidente do Conselho de Segurança de Portos e Fronteiras de Dubai e de outras autoridades emirates.
O Brasil também esteve presente no espaço Spotlight, onde Tatiana Riera moderou painel ao lado de quatro startups brasileiras participantes: Jade Autism, Hubee Design, Biosolvit e Neokhom. Na ocasião, elas apresentaram soluções, tecnologias utilizadas e a forma como costuram tecnologia e criatividade humana.
Por sua vez, a cerimônia de abertura do estande brasileiro contou com a presença do embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Sidney Leon Romeiro, que destacou a importância da participação brasileira na Gitex. “É importante porque primeiro ela está conectada ao futuro, e segundo porque ela tem tudo a ver com o Brasil, que tem muita criatividade e muito empreendedorismo”. O diplomata destacou também a diversidade das empresas brasileiras participantes. “A gente vê que os hubs não estão concentrados em Rio e São Paulo, pois temos empresas do Mato Grosso do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, de todas as regiões do país”, reforçou.
Ao longo do evento, as 50 empresas que compõe a delegação brasileira estão tendo a oportunidade de apresentar para investidores, parceiros locais e potenciais clientes do mundo todo suas soluções de ponta em setores estratégicos como saúde digital, agritech, fintech, mobilidade e cidades inteligentes. A ApexBrasil vem participando do evento com delegações menores desde 2017, e desde o ano passado aposta em delegações maiores, com o objetivo de trazer cada vez mais empresas brasileiras com soluções inovadoras para o mercado do Oriente Médio. O evento é uma oportunidade para elevar o posicionamento brasileiro no ecossistema global de inovação e tecnologia, ampliar a visibilidade das empresas nacionais, atrair investimentos e impulsionar a inserção dessas empresas em mercados estratégicos como o Oriente Médio, Norte da África e Ásia.
Uma delas é a Gled Global Education, que participa pela terceira vez do evento - a primeira foi em 2022, já com o apoio da ApexBrasil. Mário Aguilar, CEO da Global Education, fala sobre a experiência adquirida com essas oportunidades: “Foi a partir da participação no estande da Apex aqui no ano passado que se tornou possível a gente ofertar nossos produtos e serviços para países que fazem parte do Middle East e North África (Oriente Médio e Norte da África). Hoje já são três países desses blocos que se tornaram nossos clientes”.
Além de participar da Gitex, a agenda da delegação brasileira foi composta por visitas técnicas e treinamentos de pitch, que aconteceram nos dia 9 e 10/10. As startups participam ainda rodadas de negócios e ações de network que acontecem no âmbito da Gitex North Star.
O catálogo de startups participantes está disponível na plataforma BuyBrazil, criada pela ApexBrasil para facilitar a conexão entre fornecedores brasileiros apoiados pela Agência e compradores estrangeiros: https://buybrazil.com/catalog/gitex2025
Sobre a Gitex
Realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a Expand North Star, parte da Gitex Global, é um dos maiores encontros mundiais entre startups e investidores. Em sua edição de 2024, o evento registrou a participação de 1.800 startups de mais de 100 países, atraiu 1.200 investidores globais com ativos sob gestão superiores a US$ 1 trilhão, reuniu mais de 65 unicórnios com valor de mercado combinado de aproximadamente US$ 400 bilhões e recebeu 200 mil visitantes de 180 países.
O evento conecta startups em estágio inicial e grandes corporações de tecnologia, promovendo networking, rodadas de negócios, premiações, sessões de pitch e palestras sobre temas estratégicos como inteligência artificial, cidades inteligentes, mobilidade, fintechs, agritech, saúde digital e sustentabilidade.