Iniciativa reuniu 16 empresas brasileiras e consolidou o país como player estratégico no setor de construção civil, ferreteria e acabamentos
A Expo Nacional Ferretera, realizada entre os dias 4 a 6 de setembro em Guadalajara, no México, alcançou resultados expressivos para as 16 empresas brasileiras que embarcaram junto ao Think Plastic Brazil, portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de internacionalização para os mercados-alvo, realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o INP (Instituto Nacional do Plástico). Foram US$ 135 mil em negócios imediatos e a projeção de US$ 2.390 milhões ao longo dos próximos 12 meses.
Além dos números, os três dias de evento reuniu mais de 58.000 visitantes e reforçou tendências no setor de plásticos transformados voltados à construção civil, ferreteria e acabamentos, ampliando a visibilidade das empresas brasileiras e fortalecendo sua posição em mercados estratégicos na América Latina e América do Norte. Também recebemos a visita do escritor Luis Arévalo, autor do livro “Inovação contra o Polvo Burocrático”, e um grande parceiro do portfólio. Esta foi a quarta participação consecutiva do Think Plastic Brazil na feira.
“Os resultados demonstram a força das empresas brasileiras quando se unem em torno de uma estratégia conjunta de internacionalização. Este evento mostra que o Brasil não apenas acompanha as tendências globais, como também pode liderá-las em determinados segmentos”, afirma Carlos Moreira, Diretor-Executivo do INP e de projetos do Think Plastic Brazil.
As empresas participantes também celebraram os resultados. Para Ive Silvestre Sforsin, CFO da Sforplast, empresa que levou soluções de fixação (buchas, pregos, parafusos, etc), a Expo Ferretera abriu portas para negócios no país: “Foi a primeira vez que a Sforplast participou da Expo Ferretera e já iniciamos nossa trajetória com oportunidades incríveis. Sem perceber, conquistamos realizações que antes costumávamos dizer: ‘quem sabe, um dia’. Quando unimos competência, propósito e fé, construímos uma trajetória sólida, geramos impacto positivo e inspiramos todos que caminham ao nosso lado. A atuação da Think Plastic Brazil, em parceria com a ApexBrasil, foi essencial para o nosso sucesso nesta feira. Agora, é hora de aguardar com confiança: as sementes foram plantadas e, em breve, os frutos virão”.
Para Rafael Porto, CEO do Grupo Force, indústria desenvolvedora de tecnologias sustentáveis como os pneus para carrinho de mão, pisos de academia e tapetes a partir de aparas das borrachas de chinelos Havaianas, o evento foi decisivo: “A Expo Ferreteira, foi algo fantástico. O Think Plastic Brazil pensa na inovação, no avanço das empresas nacionais e internacionalização. Foi uma semana muito produtiva, de muitos contatos feitos, muitos prospects, muitos leads e estar junto com o Think Plastic Brazil nessa feira foi o grande segredo para que essas conexões acontecessem.”
Sobre o Think Plastic Brazil
O Think Plastic Brazil começou suas atividades com 38 empresas e, ao longo dos últimos 20 anos, expandiu sua participação para mais de 250 empresas. Nesse período, o Portfólio promoveu 4.773 participações de empresas do setor em 240 projetos especificamente de Promoção Comercial, resultando em 64.366 reuniões. O impacto econômico foi significativo, com mais de US$ 1,247 bilhão em negócios gerados e um investimento total de US$ 12,338 milhões, alcançando um ROI impressionante de US$ 101,04 para cada dólar investido.
Sobre o INP
Fundado em 1989, o Instituto Nacional do Plástico (INP) surge em meio ao processo de globalização e da necessidade de tornar o mercado plástico mais competitivo internacionalmente. Sua força e representatividade se dão devido à união da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e do Sindicato das Indústrias de Resinas Sintéticas no Estado de São Paulo (SIRESP).
O objetivo do INP, como entidade tecnológica setorial, é ser a vertente de toda a cadeia produtiva do plástico no Brasil. Para isso, a entidade mantém um extenso programa de qualificação da mão de obra, promove o acesso às mais modernas tecnologias, em especial às pequenas e médias empresas, e desenvolve Normas Técnicas para a fabricação de produtos com melhor qualidade.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.