Publicação identifica 5.642 oportunidades de exportação em 122 setores e aponta caminhos estratégicos para atrair investimentos estrangeiros no estado.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou o estudo “Oportunidades de Exportação e Investimentos – Minas Gerais”, destacando o papel estratégico do estado no comércio internacional e sua diversidade produtiva. Minas Gerais se consolida como o terceiro maior exportador do Sudeste e do Brasil, com US$ 42,1 bilhões em vendas externas em 2024.
Entre os principais setores exportadores, sobressaem produtos característicos da cultura mineira, como o café não torrado, reconhecido mundialmente e com participação significativa em mercados como Alemanha, Japão, Bélgica e Itália. Outros destaques são ferro-gusa, minério de ferro, ouro, soja, açúcares e melaços e carne bovina.
Para saber mais sobre as oportunidades de diversificação de mercado, acesse nosso estudo completo de diversificação por Unidade Federativa (UF), disponível no portal da ApexBrasil. O conteúdo reúne análises sobre o panorama econômico de cada estado, informações de comércio exterior, setores com potencial exportador, panorama de investimentos e oportunidades de atração de IED, sendo estratégico para governos estaduais, entidades empresariais e empresas locais que desejam expandir seus negócios internacionalmente.
Oportunidades para produtos mineiros
O estudo identificou 5.642 oportunidades tradicionais de exportação para Minas Gerais, distribuídas em 122 setores e 309 produtos, abrangendo 200 mercados. Entre as oportunidades de diversificação de mercado, destacam-se setores como barras de ferro e aço, obras de metais comuns, tubos e perfis metálicos, elementos químicos inorgânicos, motores de pistão, celulose, partes e acessórios automotivos, além de carnes salgadas e defumadas, instrumentos de medição e controle, materiais de borracha, aparelhos elétricos para ligação e proteção de circuitos e equipamentos de telecomunicações. Esses produtos encontram demanda em mercados da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África, evidenciando o potencial de diversificação e consolidação das exportações mineiras em setores de diferentes níveis de complexidade produtiva e tecnológica.
Além dos setores tradicionais, o estudo aponta oportunidades potenciais em segmentos com estrutura produtiva local, mas baixa inserção internacional, como fabricação de estruturas metálicas e obras de caldeiraria pesada, artefatos de concreto, cimento, fibrocimento e gesso, malharia e tricotagem, artigos para viagem e artefatos de couro. Esses setores apresentam capacidade de oferta e potencial de geração de emprego e renda, reforçando o papel de Minas Gerais como polo de inovação e diversificação industrial.
Investimentos estrangeiros
No campo dos investimentos, Minas Gerais registrou anúncios de investimentos na ordem de US$ 3,9 bilhões entre 2019 e 2024, com destaque para setores como serviços públicos, máquinas industriais e setor químico, de petróleo, de borracha e de plástico. Os principais países investidores foram Estados Unidos, Espanha, Itália, Alemanha e Coreia do Sul. Vale destacar também os segmentos com potencial para receber investimentos estrangeiros em Minas Gerais. O estudo aponta vários setores qualificados, como: construção, transporte, carga e armazenamento, agricultura, serviços empresariais, comércio atacadista, metais e produtos metálicos e têxteis e vestuário.
Saiba Mais
Os Estudos Estaduais reúnem análises sobre o panorama econômico de cada Unidade da Federação, informações de comércio exterior, setores com potencial de exportação, panorama de investimentos e oportunidades de atração de IED. São conteúdos estratégicos para governos estaduais, entidades empresariais e empresas locais que desejam expandir seus negócios no mercado internacional.
Em 2025 já foram lançados os estudos com foco no Ceará, Maranhão, Alagoas, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Amapá e agora em Minas Gerais. Tendo os três últimos foco na diversificação de mercado.
Para saber mais sobre as oportunidades de diversificação de mercado, acesse nosso estudo completo de diversificação de mercados por estados brasileiros disponível no portal da ApexBrasil. O conteúdo reúne análises sobre o panorama econômico de cada estado, informações de comércio exterior, setores com potencial exportador, panorama de investimentos e oportunidades de atração de IED, sendo estratégico para governos estaduais, entidades empresariais e empresas locais que desejam expandir seus negócios internacionalmente.
O estudo estadual completo está disponível no site da ApexBrasil